JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sem tinta
A semana em que o vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, tocou a prefa peixeira, praticamente nada aconteceu. Dessa vez o prefeito barbudinho não deixou nem uma gotinha de tinta na caneta dourada. Será que foi por causa do IPTU? Tem apenas mais dois dias com a buzanfa na cadeira estofada.
Paternidade
Da primeira vez que assumiu, Sodré teve o desprazer de ter que enviar o projeto que aumentou o IPTU para a piramidal, mas vaselina que só ele, tratou logo de negar a paternidade para não se queimar com os peixeiros que ficaram tiriricas da vida, deixando o barbudinho com a bronca.
Renovação no Municípios
Na eleição das associações de moradores de cinco bairros da Maravilha ocorrida no final de semana, o destaque foi a do bairro dos Municípios que elegeu a chapa de Thiago Prazeres, com o apoio da juventude do PSB.
Comeram o Vampiro e o Pirica
Thiago derrotou a chapa que tinha apoio declarado dos peemedebistas, o ex-prefeito Piriquito, o vampiro Nilson Probst e do vereador Arlindo Cruz. O povão não tomou conhecimento dos bagrões e votou na renovação.
Correndo atrás
O governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PMDB) tá correndo atrás do 14ª voto na piramidal casa do povo. A prefa necessita de 14 votos para a aprovação de emendas à lei Orgânica, entre outras demandas importantes.
Oferecendo...
Linguarudos de plantão lascam nos sensíveis zovidos do socadinho escriba que estariam oferecendo horrores para algumas excelências excelentíssimas, pularem do G8, o grupo de vereadores que firmaram Bloco de Oposição ao governo do paço da Vila Operária.
De chorar
A raça da língua solta (arreda, seus bocudos, infelizes!), caceteia que a pressão e o oferecimento de regalias ao vereador Tristonho, ops, Tonho da Grade (PP), é grande.
Intermediando
A raça alardeia, também, que quem estaria intermediando a conversa inicial é o vereador Fabrício Marinho (PPS). Será que o vereador Tristonho voltará atrás daquilo que prometeu em frente ao diretório dos progressistas?
Anular
Os oitos vereadores do G8 da piramidal casa do povo pretendem promover uma ação para tentar anular o aumento do IPTU que foi aprovado no primaveril mês de setembro.
Laudos
Os parlamentares alegam que há vários locais na city peixeira em que o valor apresentado pela prefa é maior do que o praticado pelo mercado. Dizem que tem laudos que comprovam e tal situação se configura ilegal.
Mais transparência
O vereador de Itajaí Robison Coelho (PSDB) solicitou à mesa diretora da piramidal que as sessões sejam transmitidas ao vivo pela rede social Feicibuque. A medida é di grátis, já foi testada e aprovada, mas não foi pra frente.
Medo do povo
Os linguarudos de plantão dizem que a presidência do legislativo peixeiro cortou as transmissões no Face por medo do que o povão ia escrever nos comentários.
Pelum dá
Hoje, as sessões são transmitidas pelo Youtube e por um canal de tevê a cabo, que só pega nas televisões que não têm o aparelho digital. Se for pro “Face” o ibope das sessões deve aumentar consideravelmente. E os vereadores estarão ainda mais na mira do povão.
Não foi o único
O tucano não foi o único a fazer o pedido. No início do ano o vereador Nikolas Reis já havia solicitado que as sessões fossem transmitidas ao vivo pela rede social.
Vai ou num vai?
O que nos resta é aguardar se a mesa diretora irá ampliar a comunicação social da casa do povo, ou vai retroceder por medo dos comentários afiados dos internautas.
Diabo a quatro
Um punhado de exonerados anda pelos bastidores ameaçando revelar situações feiosas na city peixeira. Alguns mais ácidos divulgam áudios onde narram certas situações. Outros mais comedidos espalham que tem fotos, vídeos, documentos que podem melecar e envolver gente boa. Credo em cruz!
A exonerada de Navega
Depois de incendiar Navegantes, o prefeito Emílio Vieira exonera, sem pena e sem dó, a professora Regina Célia Correa da secretaria de Educação. Motivos: perda de verba, medidas antipáticas com os pais e a categoria dos professores e demais funcionários da Educação.
Impopularidade
A impopularidade da mulher do rosário era tanta que, na sexta-feira, a alegria da população era imensa. O prefeito Emílio foi parabenizado até pela oposição e ganhou fôlego com a exoneração de Regina, lascaram linguarudos dengo-dengo.
Agradar
No seu lugar ficará a professora Graziela Côrrea que deixou a fundação de Cultura para assumir a Educação. Para a Cultura foi a vez de agradar o partido vice-prefeito Donizete da Silva do PSB, a suplente de vereadora Lú Bittencourt.
Ombro amigo
Dizem que o presidente da câmara, Samuel Paganelli (PSDB)- que ainda tem o seu fiel escudeiro Rômulo Pereira de secretário adjunto na Educação - foi consolar Regina que, provavelmente, vai se tornar a inimiga número 1 do governo. Será que vai tentar destruir o trabalho da futura secretária Grazi?
Consolar
Os linguarudos dizem que não faltou ombro amigo e lenços de papel para consolar a ex-chefona da Educação, afinal Samuel é conhecido por ser um cavalheiro - o lorde dos olhos azuis, elogiam as mais afoitas.
Será que chama?
Os metidos analistas políticos do outro lado da vala, em Navega-City, fazem algumas previsões e traçam hipóteses: se Paganelli tiver sucesso e se eleger a prefeito nas próximas eleições será que chamará Regina para ser secretária?
Se...
...os funcionários da educação e a população desconfiarem dessa possível intenção, talvez Samuel tenha de deixar para depois o confecção do terno da posse.
