JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Deu eco
Como este escriba já vinha anunciando, o processo de escolha do reitor e as relações da Univali com Itajaí precisam ser esclarecidas. A Univali, nos últimos anos, se fechou e olhou exclusivamente para o próprio umbigo.
Tomou as rédeas
Qualquer coisa que a city peixeira precisa custa caro, se for feito pela Univali. Até parecia que alguns tinham medo de falar e quem falava temia ser punido. Um clima ruim assombrou a Univali. Agora a piramidal casa do povo tomou as rédeas.
É preciso explicar
Na última sessão da câmara, os vereadores Fernando Pegorini (PP), Fernando do Ônibus (PDT) e o presidente do legislativo, Paulinho Amândio (PDT), fizeram um requerimento para que o presidente da Fundação Univali se explique.
Se não for...
É preciso que o reitor, Mário César dos Santos, esclareça como é que tudo funciona. Se não for vai ficar devendo explicações. Indo, terá muitas perguntas pra responder.
Eleição
A primeira coisa é saber quantos votam pra reitor e quem são estes privilegiados? Depois deixar claro quem escolhe os eleitores. Tem muita gente que é escolhida pelo reitor e depois vota para reitor. É como se os eleitores para prefeito fossem os secretários escolhidos por ele. Não cheira bem...
Só filé
A maior universidade estadual, a Univali, tem muitos benefícios fiscais, isenções e uma porrada de vantagens. E ainda recebe um montão de dinheiro federal e estadual.
O quê?
A Univali é pública para não pagar impostos e para receber dinheiro público e privada para ter seus serviços contratados. Fica só com o bem bom. Não é pública, não é privada. É o que entender melhor a cada momento...
Encontrei
Este socadinho encontrou por acaso, na manhã de ontem, Fernando Marchiori, secretário de Compras de BC. E aproveitou para saber sobre os seis primeiros meses do governo do pop star Fabricio Oliveira (PSB).
Ordem na casa
O abobrão comentou que os primeiros seis meses não serviram apenas para colocar ordem na casa, rever os procedimentos e implementar uma nova forma de trabalho em conjunto com seus colaboradores.
CIAD
Segundo Marchiori, serviu também para lançar licitações importantes, como é o caso do Centro Integrado de Armazenamento e Distribuição para as compras da prefa de Balneário Camboriú.
Semana que vem
Está marcada para a próxima semana a abertura dos envelopes para escolha da empresa que deve fazer o serviço de logística na entrega das mercadorias. Nos estudos realizados em conjunto com ex-secretário de Administração, Edson Bertelli, a redução no custo anual deve ultrapassar um milhão de reais.
Asfalto
Sem fugir das perguntas, o secretário Marchiori respondeu sobre a buraqueira nas ruas da Maravilha do Atlântico, informando que por decisão do governo, não foi comprado asfalto da empresa que foi denunciada pela Operação Trato Feito da GAECO, ocorrida em 2014, e que ainda fornecia para a prefa.
Pracabá!
E que os buracos estão sendo tapados com asfalto frio. Três anos depois do estouro e ainda fornecia asfalto para a prefa até o ano passado? Sem nenhuma punição, ficando na buena? Assim não dá! Assim não phode!
Abertura
Marchiori disse que o prefeito lhe cobra diariamente a resolução desta situação. Ele informou que a nova licitação de asfalto quente tem a abertura das propostas na próxima quarta-feira.
Buraqueira medonha
Com a licitação e a escolha de uma nova empresa, deve ser amenizada a situação que se encontram as ruas da Maravilha. A demanda é muito grande, os barnabés da secretaria de Obras tapam em média 40 buracos por dia. Haja buraco. Oh dor.
Pra ontem
Este socadinho escriba, coça o cocuruto, imaginando que esta buraqueira não surgiu nos últimos seis meses, e agora querem que o prefeito pop star resolva todos ao mesmo tempo. Numé por aí...
Memória
Só pra refrescar a memória dos faladores, o homem pássaro, ex-prefeito Edson Periquito (PMDB), passou os dois primeiros anos do primeiro mandato, tentando se livrar do fantasma Waldemar. Alguém se alembra?
Saúde pública
O prefeito cirurgião da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Elcio Kuhnen (PMDB), recebeu na prefa, ontem, a reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). O tema mais debatido foi a Saúde. Especialmente mais recursos para esta área.
Desabafo
Elcio, que entende muito do riscado (foi o médico que mais operou pelo o Estado), pediu atenção especial de todos os municípios ao atendimento pelo SUS. Se este não funciona direito, a população é sempre prejudicada.
