JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Cabo de guerra
O PP peixeiro não caga e nem desocupa a moita. Assim tem sido a pauta interna. Ir ou não para o governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PMDB)? Enquanto alguns vereadores querem de novo o gostinho de um governo para chamar de seu, outros acham melhor não se entregar de corpo e alma.
Justo
Acredito que o PP tem tido coerência em não se abraçar com VM. Primeiro, porque Jandir e Volnei sempre foram água e vinho, não só em disputa eleitoral, mas também em métodos políticos.
Capital
O ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini, tem um legado difícil de ser superado em Itajaí. E, querendo ou não, o PP faz parte deste legado.
Reduzir
Colocar o partido que governou a city peixeira por 16 anos embaixo de um guarda chuva político remendado é, no mínimo, reduzir o que o PP escreveu até aqui em termos de protagonismo político.
Composição
Os mais afoitos do PP, talvez ainda não tenham se atentado que o projeto do partido deve continuar. Entrar em um governo que combateu em disputa eleitoral ocuparia espaços de possíveis aliados ano que vem. O que com certeza traria prejuízos nas composições.
Ressurreição
Perdigueiros afirmam que a questão da entrada dão será consenso por conta do medo de alguns líderes em ressuscitar figuras ao cenário político, tirando os holofotes de quem hoje tem a liberdade de negociar sem o dedo pesado do controle partidário.
PSB motivado
Lideranças do PSB do litoral norte se reuniram na Penha para falar sobre o crescimento do partido e os planos para 2018. A ideia é azeitar a máquina partidária para cumprir a meta estabelecida para o ano que vem que é eleger cinco deputados estaduais e dois federais.
Nomes
Entre as lideranças que prestigiaram o encontro, o prefeito pop star, Fabrício Oliveira, o prefeito em exercício de Navega City, Donizete José da Silva, o deputado Patrício Destro, o vereador Rodrigo Coelho, de Joinville, e o presidente estadual da sigla Ronaldo Freire.
Cancelado
O Congresso do PPS peixeiro, que elegeria o novo comando da sigla no sábado, foi cancelado pela estadual. E a coisa não para por aí, deve rolar intervenção nos próximos dias, segundo fontes estaduais.
Manter
Tudo por conta do atual presidente, Jorge Andrade, que estaria manobrando pra colocar um chegado no comando. Teria sido conversado e acordado com Jorge, em três oportunidades, pra compor, mas ele quis tratorar o vereador e ganhar na porrada. Não é por aí.
Descontente
Querem preservar o vereador Fabrício Marinho, que tem 17 anos de partido. O PPS estadual não quer de jeito e maneira perder o vereador, que andaria descontente com o comando local. A toda poderosa deputada federal, Carmem Zanotto, esteve na sexta-feira no gabinete de Marinho, tratando da situação.
Areia quente...
A história do secretário de Obras da região que teria mandado uma máquina retirar areia em outra city e trazer para o munícipio de origem pra pagar dívida de campanha, ainda rende. Tudo estaria fartamente documentado e pode pipocar no Ministério Público. Ui!
Pode ser
O ex-secretário de Obras peixeiro, o narigudo Tarcísio Zanelatto, segundo a raça de linguarudos de plantão (oh, raça!), pode vir a ser candidato a deputado estadual pelo PP ou outro partido. Hummmm...
Cheiro de pizza
Anunciei aqui nessa coluna, dia desses, que a vereadora da capital da pedrada, ex-do tiro ao vereador, a galega Jane Stefenn (Rede), tinha requerido a CPI da Água para investigar a concessão do serviço de abastecimento em Camboriú.
Comprou briga
Jane foi contrária e comprou briga desde que o projeto entrou na câmara, em 2014. Agora, um monte de vereadores que na época apoiaram a privatização da água por mais de 30 anos na cidade, lhe dão razão.
Não se mistura
A raça de linguarudos de Camboriú (oh, raça!) lasca que não se pode misturar terra e água, porque acaba tudo em muita lama. Meu Pai eterno, vocês não vão para o céu!
Carona
Essas excelências excelentíssimas, inclusive, eram base aliada da ex-chefona loirosa, estão por aí dizendo que a ideia da CPI é deles. Não sei se estão pegando carona na chance de fazer justiça, de aparecer ou de melar a coisa toda. Já sinto cheiro de pizza.
Credo em cruz!
Aparentemente, a operação Terra Prometida, que prendeu a ex-prefeita de Camboriú e o ex-prefeito de Ilhota, além de vereadores e empresários, pode render em outras citys da região. E a concessão de água, também, pode dar dor de cabeça em outros municípios. A bruxa tá solta e doidinha pra abraçar mais gente...
A favor
O vereador Bonzinho, Edson Lapa (PR), é a favor da fiscalização. No entendimento dele, o requerimento sobre obras de manutenção no Ginásio Gabriel João Collares do seu colega de parlamento, Fabrício Marinho (PPS), poderia ter sido retirado.
Desperdício de tempo
Até porque a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) já respondeu. Lapa entende que é desperdício de tempo debater e votar matéria já respondida. Fabrício alega não ter recebido a resposta, então por que não sobrestou o requerimento?
Perseguir
O vereador Lapa também não entende por que Fabrício, sendo da base aliada, expõe o governo a responder matéria já vencida. Até dias atrás Fabrício era o vice-líder do governo Morastoni e agora quer perseguir superintendente?
Gaeco na FMEL
Lapa é tão favorável a fiscalizar que está juntando documentos para anexar ao requerimento que está desenvolvendo e pretende dirigir ao Gaeco para que o órgão faça auditoria na FMEL de 2012 até julho de 2017. Não quer e nem vai proteger ninguém.
Inspiração
A inspiração está na vereadora cocuda, Jane Stefenn (Rede), de Camboriú, que foi ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e conseguiu botar vereadores, ex-vereadores, empresários e até a ex-prefeita na cadeia. Eitcha!
Sim ou não?
Resta saber se Fabrício votará favorável ao requerimento de Lapa, visto que na justificativa, Marinho diz buscar transparência. Fabrício Marinho esteve à frente da FMEL e não deve ter nada a esconder.
Ego das tucanas
Em Piçarras, tá rolando uma briguinha de egos, segundo os olheiros, entre as vereadoras Ziza Santana e Lucimir Bittencourt, ambas do ninho tucano emplumado do prefeito Leonel Martins.
Vota contra
Ziza já adiantou que vota contra o projeto do próprio PSDB que pretende reverter proibição de que excelências excelentíssimas ocupem cargões de primeiro escalão na viúva.
Num quer
Isso, segundo os olheiros da terra da canjica, porque Ziza não estaria querendo que Lucimir voltasse a ser a chefona da saúde local, e ocupar importante espaço na política, ajeitando remedinho, cirurgias e exames para o pueblo.
Neutraliza
Ziza, impedindo Lucimir de voltar a ser secretária de Saúde, com aval do prefeito Leonel (detalhe: o prefeitão e construtor é parente da Lucimir), neutralizaria o poder de fogo da principal concorrente.
Bufando
Já Lucimir estaria bufando pelos cantos, já que a proposta dos vereadores João Bento e Maurino Cunha, também tucanos, não teria votos suficientes. Lucimir não admite publicamente que tem interesse no projeto. Ela garante que ainda tá indecisa.
Vem aí a 11ª Gororoba do JC. Aguardem!!!
