JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Coletivo
Os motoristas e cobradores da Coletivo Itajaí, que tão recebendo salário parcelado, pararam dinovo ontem. A prefa agiu rápido e já colocou na rua o plano emergencial do transporte coletivo, que já tinha funcionado bem na primeira cruzada de braços.
Impacto
Com mais de 50 veículos cadastrados pra fazer o leva e traz do povão, os impactos aos usuários devem ser pequenos, até porque o trampo da Coletivo não é lá essas coisas. Tudo indica que essa intervenção da prefa peixeira será por pouco tempo.
Nova empresa?
Não significa que a Coletivo Itajaí pagará a segunda parcela do salário no dia 10, conforme pede o sindicato dos motoras. Assopraram nos ouvidos deste socadinho que a prefa de Itajaí está em fase final de negociação com uma empresa que deve assumir os serviços.
Sacaneada
Isso, enquanto se elabora o edital pra contratar a nova concessionária do serviço de transporte. É o que o povão mais quer ouvir. Tanto os funcionários da empresa, quanto a comunidade, não merecem ser sacaneados desse jeito por quem praticamente largou o serviço.
Mutirão de exames
O povão peixeiro que tava sofrendo há anos na fila de espera pra conseguir um exame tem conseguido agendar o procedimento rapidinho em Itajaí. Isso porque o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), fez com que a secretaria de Saúde se coçasse e iniciasse um mutirão de exames e consultas.
Zerar a fila
Em pouco mais de 40 dias, foram feitos mais de 3600 exames de uma galera que esperava há muito tempo. A intenção é zerar a fila em setembro, já que tinha gente esperando desde 2013.
Tem gente que falta
Os números do mutirão podiam ser maiores, se o povão não faltasse tanto. Foram mais de mil faltas, a maioria pra exames como ultrassonografia, que tinha uma demanda reprimida de mais de 12 mil procedimentos.
Fazer a sua parte
Não dá só pra ficar reclamando do município e não fazer a sua parte. Se não for aparecer, avise e dê o lugar pra outro paciente. Quem cobra também precisa fazer sua parte.
Voltar a sorrir
O secretário Celso Dellagiustina tinha que se atentar para a fila de pessoas que querem voltar a sorrir em Itajaí e não conseguem. Tudo porque tem apenas um dentista especialista na área de próteses e uma fila quilométrica de espera.
Luz no fim do túnel
Mesmo num período em que só se ouve falar em cortes, o prefeito Volnei Morastoni conseguiu garantir os R$ 18 milhões necessários para o início das obras de reforma, reforço e alinhamento dos berços 3 e 4 do porto peixeiro.
Voltando
A ordem de serviço será assinada na próxima terça-feira. Além disso, o município terá de volta a linha Ásia, que deve garantir um crescimento de 20% na movimentação de cargas. Parece que temos uma luz no fim do túnel.
Ui!
Dezenas de ex-cargos comissionados do governo anterior peixeiro estão entrando com processos pra receber o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), tudo porque decisão da dona justa concedeu esse direito, retroativo. Ai, ai, ai, coitado do combalido cofre da Viúva Municipal!
Licitação própria
A tropa de choque dos baba-ovos dos Altos da Dinamarca falam que línguas maldosas falam demais sobre a jornalista Renata Furlanetto, responsável pelo departamento que cuida dos meninos e meninas da imprensa.
Gente maldosa
Maldosos avisaram à coluna que Renata sentou na licitação e demorou a despachar a papelada e, por isso, a prefa não teria campanha do níver da city. Mas a tropa de choque diz que não foi bem assim, pelo contrário, a prefa teve que adequar pedidos do SINAPRO, sindicato das agências, para deixar a licitação redondinha.
Transparência
Diferente de outros anos, a tchurma do Compras e a Renatinha da imprensa inovaram. Pela primeira vez, houve chamamento público para que profissionais de imprensa se cadastrassem, para participar da escolha da nova agência.
Tranca pauta
Já sobre a questão de centralizar - e essa reclamação é de muita gente do governo - os defensores da bonitona dos altos da Dinamarca são bem claros: ordens superiores. Tudo que sai da comunicação tem que passar pelo crivo da poderosa da imprensa da Maravilha. Então tá, né...
PTB
O médico e presidente do PTB, Eriberto Luchtenberg, e seu vice-presidente, Paulo Rebello, afirmam que a sigla não é oposição e nem situação. Questionado sobre estar em cima do muro, Eriberto diz que querem discutir o que é melhor para a cidade.
Crescer
Eriberto, que é médico cardiologista, acentua que o objetivo do partido é trazer bons nomes para o crescimento da sigla. Diz que tem pretensões de apresentar nomes para deputado federal e estadual em 2018.
