JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tás tolo?
Uma dispensa de licitação para aquisição de método educacional por “um milhão e duzentos mil reales” pelo governo do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (PMDB), através da secretaria de Educação, provocou o maior furdunço no meio político peixeiro.
Dinheirama
O volume de recursos públicos sem licitação assustou. Um exemplo muito citado por professores é que estamos quase no fim de março, começou o outono e nada de sair o edital para a compra dos uniformes da criançada.
Chique
O método é desenvolvido pelo consagrado escritor Augusto Cury, e segundo quem entende da coisa, tenta implantar uma espécie de auto-ajuda, preparando as crianças para enfrentarem o mundo com inteligência emocional. Seria uma forma de prevenir a depressão no desenvolvimento dos pequerruchos.
Sonho
Especialistas sabichões afirmam, contudo, que não adianta comprar um motor de Ferrari pra instalar no chassis de um Fuscão caindo aos pedaços. Na nossa casa, se não podemos encher a pança com filé mignon, trocamos por carne moída, ovo frito, charutinho. Né?
Realidade
Nossa realidade é outra, meu povo, temos escolas sem gás, sem água, sem material didático, sem professores. As crianças não têm uniforme, há crianças que vão pra aula com fome, enfim, são centenas de problemas de toda ordem.
Mais pau
Dizem que não é coerente, depois de uma votação para um plano nacional de educação; milhões de reais gastos em capacitação dos quadros de educação, programas gigantescos com a distribuição de uma porrada de livros didáticos, pois há referência que o Brasil é fodão em prover conteúdo de qualidade educacional, simplesmente se mudar o modelo por uma mera proposta comercial. Pelamordedeus!
Discussão apurada
Seria preciso uma discussão mais apurada, séria, verdadeira sobre isso, já que o plano nacional de educação foi matéria veiculada e votada nos legislativos desse nosso brasilzão de meu Deus, inclusive, na piramidal casa do povo.
Multas mais baratas
O diretor do departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Coelho Vicenzi, esteve ontem em Itajaí, reunido com o prefeito Volnei Morastoni (PMDB), anunciando a inserção da city peixeira no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Na prática, isso significa que os motoras cadastrados no aplicativo deixarão de receber as multas pelos Correios. Eles serão notificados em até 72 horas das infrações cometidas dentro do município e ainda terão descontos de até 40% no pagamento.
Primeiro da região
Pro município, que é o primeiro da região e um dos cinco da Santa & Bela na adesão, o sistema só traz benefícios. Um deles é receber os valores mais rapidamente e diminuir o número de recursos. O diretor do Denatran ainda se prontificou a ajudar a city peixeira a receber verbas retidas no Registro Nacional de Infrações (Renainf) e participar da gestão de trânsito local.
Busos em pauta
Foi a primeira vez que chefões nacionais do trânsito estiveram em Itajaí. Volnei aproveitou e solicitou a Vicenzi que o Denatran acompanhe a implantação de vias preferenciais pros busões na city. A ideia é que o órgão oriente a elaboração de um projeto técnico pra garantir a eficiência do transporte público em Itajaí.
Dedé em Obras?
Circula nos bastidores informação de que o vereador Dedé da Murta (PSDB) pode vir à ser o futuro secetário de Obras, no lugar do engenheiro Amarildo Madeira que iria para um cargo no porto de Itajaí. Será que Dedé vai sair do ninho tucano?
Voou
O ex-candidato a vereador pelo PSDB peixeiro, Adir Santos, pediu sua desfiliação ontem. Adir visitou a choupana do escriba na tarde de ontem. Adir estaria descontente com a sigla, que não o levou para a executiva.
PTN
Adir, antes de ser candidato, trabalhou e muito pela sigla na city peixeira. Agora, deve se encaminhar para ser o secretário estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN). Adir pretende trabalhar em prol do crescimento do partido.
