JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nomes nas ruas
Espia só os nomes de possíveis postulantes que tão sendo comentados nas ruas por terem chance de chegar na casa do povo peixeiro: Susi Bellini, Zé Ferreira, Osvaldo Gern, Vanderlei Dalmolin, Dedé da Murta, Israel Bombeiro, Maurilio Moraes, Renato Ribas, Douglas Cristino, Laudelino Lamim, Elói Camilo da Costa, Afonso Arruda, Neusa Giraldi, Luis Carlos Pissetti, Paulinho Amandio, Fabricio dos Santos, Nina Crispim, Clayton Batschauer, Marcelo Werner, Davi Teixeira, Anna Carolina, professor Acácio.
Acabou o tapetão
O ministro relator do Tribunal Superior Eleitoral, Arnaldo Versani, negou o seguimento dos recursos especiais que tinham sido protocolados pelo bacharel em direito, Rodrigo Truppel, e pela coligação Itajaí de Cara Nova, do candidato a prefeito Deodato Casas, que pretendiam reverter a decisão do TRE catarina que foi favorável ao registro da candidatura à reeleição do atual prefeito Jandir Bellini (PP).
Ilegitimos
O ministro Arnaldo Versani considerou o eleitor Rodrigo Truppel parte ilegítima pra recorrer contra o acórdão do Tribunal que deferiu à candidatura de JB. Quem pode recorrer são candidatos, partidos políticos não coligados e as coligações participantes do pleito e o Ministério Público Eleitoral. E só! O cidadão, no caso de Rodrigo, não pode recorrer pra indeferir ou deferir candidatura.
No voto!
Já a coligação Itajaí de Cara Nova, do sem fraturas, só poderia recorrer se lá atrás (e a coluna citou essa situação há algum tempo), tivessem tentado impugnar a candidatura do JB. Como não o fizeram e não se trata de matéria constitucional e sim causa de inelegibilidade, não tem legitimidade nenhuma pra recorrer. Ou seja, deveriam focar no pedinchar de votos, e não querer ganhar no tapetão. Leia a decisão no Blog do JC.
Bagrões na berlinda
Os linguarudos de plantão lascam que o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), recebeu uma lista de detentores de cargos do primeiro e segundo escalão do governo que não aderiram a sua campanha. Comentários dão conta que, pelo menos 10 figurões da prefa, entre secretários, superintendentes e afins, não tem a foto do JB no seu carango.
Será
Os puxas contam que, ao bizolhar a lista, Jandir não teria mostrado nenhuma reação, até porque os mesmos, segundo comentários de bocas de tarrafas da city peixeira, já estariam sem seus cargos em um eventual novo governo. Ai, ai, ai que dor!
Vota lá e ali
Enquanto cargos comissionados não colocam a fotinho do Jandir na caranga e nem na sua baiuca, alguns cabos eleitorais que fazem campanha para candidatos a vereadores de oposição, colocam adesivos do 11, mostrando que, muitas vezes, o voto de vereador não está associado com o de prefeito.
Vota num e no outro...
Tem placas e carros do PT e do PSDB com indicação que votam no Jandir e não espirram voto no vermelhinho Nikolas Reis e nem no sem fraturas, Deodato Casas. Espia as fotos lá no Blog do JC, no site pra lá de impiçado do DIARINHO www.diarinho.com.br
Vermelhinho empacado
O cavalinho que o Nikolas usou em seu programa eleitoral, para citar obras paralisadas do atual governo, teria virado de lado. Ontem, nas redes sociais, apareceram santinhos virtuais dizendo que o Nikolas estaria empacado nas pesquisas, já que na comparação entre os dois levantamentos, o candidato além de aumentar sua rejeição, também andou para trás na intenção de votos. Que coisa, meu povo!
Viagem
Segundo os linguarudos de plantão (arreda, raça de bocudos!), o candidato à reeleição ao ex-aquário peixeiro, Osvaldo Topetudo Gern (PP), em reuniões, estaria dizendo que é o pai da lei do microempreendedor individual que, na verdade, é de origem federal. Não se sabe, dizem os linguarudos, como Gern lasca tal absurdo...
Carcou
O Partido da República da Barra Velha carcou fora inteirinho da coligação que apoia Valter Zimmermann (PSD). Isso a 13 dias da votação na capital do pirão. E o pior: os bagrões do PR deixaram sozinho o candidato à reeleição, o peixeiro Douglas Elias da Costa, que tá grudadinho no Valter e na Eliana Bittencourt (PMDB).
Pularam o tambor
O Salvio Sedrez, Bira Araujo Silva, o vereador Carlos Tinho Crente da Silva e o presidente Marcos Mayerle fizeram uma reuniãozinha básica na sexta-feira, e decidiram que vão deixas os cargos à disposição e ainda apoiar Claudemir Matias (PSB) e Fábio Brugnago (PP).
Lá atrás...
Segundo o PR, os republicanos, desde o comecinho, tavam de zoio em apoiar o PSB, mas Douglas e uma fatia do PR teriam puxado a brasa pro Zimmermann. Tinho destacou que não haverá punição ou sanções a Douglas, que terá liberdade pra continuar pedinchando seu votinho, mas os chefões não querem o Várti nem pintado com uma goma de pirão. Eitcha!
