Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Acordem!


Quem visitou a choupana do escriba foi a candidata a vereadora Elizabete Laurindo, mais conhecida como professora Bete (PP), que tava acompanhada da Claudia Monteiro do Nascimento, que é, além de professora, uma baita atleta premiada do handebol

Os candidatos ao paço da Vila Operária Níkolas Reis (PT) e Sara Ternes (PCdoB), com candidatos a vereador e apoiadores, em caminhadas pelas ruas da city peixeira

O socadinho não deixa de escutar que tá difícil para o Anjoletti se reeleger no Balneário, nem com a ameça dele arrancar a dentadas a zorelha do escriba

Foi curioso ver a prefeita da City da Pedrada e do Tiro ao Vereador, Camboriú, a loirosa Luzia Coppi, do PSDB, afirmar no debate da RIC Record, na semana passada, que o problema da saúde é uma questão nacional. Alguém duvidava disso? Aparentemente, apenas os tucanos da Maravilha do Atlântico.

Disse tudo

Para uma city como a Terra da Pedrada, Camboriú, que não tem nem um mísero pronto-socorro pra atender o povão, a prefeita diz que a saúde está ruim, na TV, para todo mundo ver e escutar, afirmando que o problema é nacional. E mais: que tem como referência de saúde Balneário Camboriú e Itajaí. Qui coisa, meu povo!

Pela hora da morte...

Com uma média de mais de dois homicídios por mês, a Capital da Pedra e do Tiro ao Vereador mostrou que necessita de medidas urgentes de segurança. Levantamento divulgado pelo núcleo de Prevenção às Drogas e Pedofilia revelou as características de cada assassinato: 22 adultos (11 tinham entre 20 e 30 anos), três adolescentes de 16 anos e uma criança de apenas 10 anos. Dezenove dos assassinatos ocorreram à noite.

Monstro Alegre

O bairro Monstro Alegre, ops!, Monte Alegre foi o local onde ocorreu o maior número de assassinatos este ano em Camboriú. Foram 11 até agora! Os demais 15 homicídios se dividem: cinco no bairro Taboleiro, dois no Rio Pequeno, três no Santa Regina, um na Várzea do Ranchinho, dois no Cedro e mais dois no centro de Camboriú.

Violência sem limites

Das 26 vítimas que foram pro beleléu, 20 foram mortas por disparo de arma de fogo, duas por asfixia, duas por arma branca e outras duas por acidente de trânsito ocasionado por motoristas chapadões, embriagados. A maior parte das vítimas, 16, tinha passagem pela polícia, ligada ao tráfico de drogas. É importante que os candidatos apresentem propostas pra conter essa violência desmedida.

Claudir

Claudir Maciel, como o escriba já dedilhou na coluna, na semana passada, é o alvo dos adversários. Sua eleição implica na disputa pelo poder dentro do PSD, hoje sob intervenção na Maravilha do Atlântico. Caso reeleito vereador, Claudir se fortalece junto à alta cúpula partidária, somando ponto para o deputado federal João Rodrigues, contra interesse de Dão Koeddermann, que tem como aliado maior Paulinho Bornhausen.

Salvação

Enfim, uma derrota de Claudir seria a salvação de Dão e Anjoletti. Os dois passam por momento difíceis. O primeiro, a partir de 2013, ficará sem caneta, e para pleitear algum posto precisa contar com a vitória do homem-pássaro, Edson Periquito (PMDB), além de tentar retomar o partido das mãos de Claudir Maciel, principal liderança oposicionista na praia mais desejada do sul do mundo.

Difícil

Como a reeleição de Anjoletti tá difícil, a retomada do PSD por Koeddermann pode significar sua salvação na vida política, mesmo ainda em outra sigla. No caso do DEM, Anjoletti, sem dúvida, seria bem recebido por Paulinho Bornhausen. Afinal, os dois (Dão e Anjoletti) trabalharam para Paulinho nas eleições de 2010. Embora o número de votos tenha sido um fiasco, nas urnas da Maravilha, selou uma parceria.

PSD

Talvez seja esta a dificuldade enfrentada nos últimos dias por Maciel, com a pressão em cima de seus cabo-eleitorais. Sua derrota, para os adversários, seria o ponto final para solucionar a vida de muita gente. A casa do povo ficaria sem uma forte liderança e Dão teria nas mãos a sigla do governador com cara de padreco para pleitear cargos junto ao futuro alcaide. Caso contrário, dificilmente conseguirá o comando de uma Emasa, por exemplo.

Interessante...

...as entrevistas com os postulantes à principal cadeira do paço da Vila Operária. O sem fraturas Deodato Casas (PSDB) reconhece que o problema na city não é relacionado com a estrutura física, como a grande quantidade de postos de saúde. Mas, sim, à falta de profissionais em várias especialidades. Toca em um ponto nevrálgico, quando diz que a city conta com uma secretaria de Habitação que não serve pra nada.

Já...

...o candidato vermelhinho Níkolas Reis diz que seu modo de fazer política é bem diferente do seu ‘companheiro’ de sigla, o ex-prefeito e atual deputado da leleia Volnei Morastoni. Reconhece que ele cometeu erros crassos, mas fez uma excelente administração. E que VM é um osso duro de roer. Níkolas lembra que um dos grandes desafios em Itajaí é o Plano Diretor, quando se coloca os desmatamentos e a ocupação.

E...

...o atual prefeito, o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), reconhece e diz que não vai fazer promessas impossíveis, quanto à grande demanda de crianças necessitando de creches. E que, se reeleito, às hoje 3500 crianças na fila única devem ser atendidas. Contudo, lembra que é um problema contínuo, que advém do desenvolvimento e crescimento da city. Ou seja, um desafio constante, com o nascimento de 2500 crianças/ano.

Na lida

Os protetores de animais não sabem mais o que fazer, pois o candidato a vereador peixeiro Roberto da Aipra (PDT) não consegue tempo pra cair na campanha. Uma hora, Roberto tá no Ministério Público defendendo os animais. Em outra tá no Sinergia, debatendo o código de Defesa Animal com os estudantes de Direito.

Prioridade, os animais

Em outro momento, tá na balsa que atravessa o nosso valão maior, brigando em defesa dos cavalos. Quando arruma um tempo pra pedinchar voto, já na primeira casa tem que socorrer um cachorro. Esses dias, era 1h30 da madruga e tiraram uma foto dele fazendo campanha. Enfim, para o Roberto a prioridade é salvar os animais.

Vai divulgar

O candidato ao ex-aquário peixeiro, professor Nahor Lopes (PT), pretende divulgar nesta segunda-feira o que taxa de compromisso “bomba” na sua campanha, relacionado ao subsídio do vereador. O que será que Nahor vai divulgar relacionado aos mais de 10 mil reales que um parlamentar vai receber na próxima legislatura?

PRB foi o único

O presidente do PRB, Beto Pacheco, ao ler a entrevista do Níkolas Reis no DIARINHO, ligou para o socadinho escriba e lascou que o candidato estava querendo ludibriar os leitores, quando afirma que todos os partidos assinaram documento concordando com o aumento de cadeiras que foi de 12 para 21. Beto lembra, e realmente é fato, que na época o seu partido e, diga-se de passagem, foi o único, tornou público um manifesto contrário ao aumento.

Nova Esperança

As ruas Isaías Serrão, José H. da Silva, Osvaldo D. da Silva e Doralise L. Bernardes, em Balneário Camboriú, receberam no último sábado uma multidão verde, vísivel até pela BR-101. Mesmo depois de passar por algumas quadras, ainda se via militantes com bandeiras saindo do local que deu início à caminhada. Edson Periquito chegou a subir no segundo andar de uma casa, onde um grupo de pessoas o aguardava com muitas bandeiras verdes, e foi ovacionado.

Vovó verde

A avó do homem-passaro, Edson Periquito, no alto de seus 95 anos de idade, também participou da caminhada e bateu perna adoidado, melhor que muito cabo eleitoral jovem que não consegue nem empunhar direito a bandeira que carrega do seu candidato...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Reunião de Entisicados

JotaCê

Reunião de Entisicados

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Charge do Dia

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Itajaí em suspensão

Clique diário

Itajaí em suspensão

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

Mundo Corporativo

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas

Artigos

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas




Blogs

O passado bate à porta

Blog do JC

O passado bate à porta

 Quando a ansiedade anda ao lado

VersoLuz

Quando a ansiedade anda ao lado

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Blog do Magru

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.