JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Só no rango
O deputado Dado Cherem (PSDB), com o Gui, que é filho do candidato ao paço da Vila Operária, o sem fraturas Deodato Casas (PSDB)
Na semana que passou, aconteceu o lançamento oficial da campanha a vereador de Thiago Morastoni (PT). Presenças importantes como as do deputado Federal Décio Lima, estadual Volnei Morastoni demonstrando uma articulação importante para Itajaí dos mandatos entre a Leleia e a Câmara Federal. Também estiveram presentes outras lideranças políticas, militantes, familiares e simpatizantes
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), bateu pé em Navegantes, em apoio ao candidato à prefeito Luiz Duarte, o Luizinho (PT). O mesmo deveria ter acontecido em terras peixeiras. Acontece que Ideli atrasou e, chegando ao meio-dia, como não havia agenda de campanha para aquele horário, acabou batendo um rango com o candidato a prefeito Nikolas Reis (PT), a sua vice, Sara Ternes (PCdoB) e apoiadores.
Pau pegando
Tem uma raça de progressistas alardeando que quem não trampar para candidatos do PP peixeiro, ficará em maus lençóis. Possivelmente, os petardos são dirigidos a candidata Dulce (PSD), que estaria promovendo o terror na Educação, lascando que quem não votar nela tá fora. Credo!
Engomando
O Dude, que trabalha no Semasa, já teria avisado que o seu único candidato é o engomadinho (pedinchou pra não ter o nome citado na coluna), e que o resto que se dane. Aliás, o papo que rola é que o engomado estaria dizendo aos quatro cantos pra que o apoiem, que ele será o próximo prefeito de Itajaí. Devidicê a tonteira da campanha.
Presidente
Outro que tá viajando na maionese é o barbudão Douglas Cristino (PSD), que já andou batendo um lero com candidatos sobre a possibilidade de se eleger pedinchando apoio pra ser presidente da casa do povo, a partir de janeiro próximo. O galego Paulo Mannes (DEM) também teria dito ao Calinho Canela (PP) que precisam se unir em prol de um projeto comum no legislativo. Nem se elegeram e já andam fazendo planos de comando?
Pesquisas
Eleitor deve estar atento às pesquisas de intenção de votos. É gritante que o resultado de algumas pesquisas não apresentem nada do quadro real. Assim, por exemplo, na Capital do Ultraleve, onde o tucano Rodrigo Bolinha lidera com ampla margem, o candidato do prefeito Sabino Busanello (PT), o Dr. João Emmel (PR) está nas últimas colocações.
Pesquisa fajuta?
Um instituto de pesquisas desconhecido divulgou pesquisa em que o Dr. João aparece em segundo. Logo o tal instituto vai apresentar Dr. João Luis Emmel (PR) na liderança, mas tudo será desmascarado na abertura das urnas. E depois, passado o pleito, o instituto vai impirulitar. É caso de polícia.
Empirulitou
Petista desde 1981, o prefeito da capital do Ultraleve, Sabino Bussanello, não está mais filiado ao PT. Seu pedincho de desfiliação foi protocolado na sede do partido por volta das 15h30 de segunda-feira. Na última quarta-feira (12/09), a Comissão Executiva do PT de Itapema havia aprovado a instauração de processo ético-disciplinar para a expulsão do burgomestre.
Tá feia a coisa!
Em meio a uma baita crise política, desde que Sabino manifestou apoio à candidatura de João Emmel, dando um nem te ligo ao candidato do PT, professor Vieira, Bussanello vinha sendo alvo de pesadas críticas. O apoio do burgomestre, até então do PT, ao candidato do PR, foi inclusive, alvo de representação no TRE. A juíza em 1ª instância proibiu a citação do apoio do prefeito nos programas de rádio da coligação.
Num brinca!
Há quem diga que o galego Paulo Mannes (DEM) teria mandado recado ao também postulante, Calinho Canela (PDT), dizendo que era preciso se unir em prol de um projeto comum e montar uma bancada forte na casa do povo peixeiro. Nem se elegeu e já tá mandando?
Abuso e engano...
Recebo semanalmente via e-mail a pauta das sessões da casa do povo da Maravilha do Atlântico e fiquei dicara com a quantidade de requerimentos encaminhados no mesmo dia, na sessão de ontem, pelo dublê de novela mexicana, vereador Claudir Maciel (PSD).
Orra, meu!
Foram 86 requerimentos para cumprimentos de professores como o Sr. Carlos J. Koelln, mestre do Colégio Maria da Glória Pereira, pela obtenção, pelo educandário, da melhor média regional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB e pelo trabalho desenvolvido junto à alunada. O professor mencionado é assessor parlamentar do vereador José Carlos Hannibal (PP).
Aí não pega bem!
Logo Claudir que desmerece toda e qualquer iniciativa vinda do governo Periquito, elogiando os profissionais da secretaria de Educação pela obtenção dos índices apontados no IDEB? O nobre edil descasca na tribuna pública que a atual administração não construiu uma escola, mas cumprimenta e envia parabéns aí aos profissionais da educação no desempenho apontado pelo MEC.
Pés de pato...
Na semana passada, o vereador Nilson Probst (PMDB) também utilizou do expediente da casa do povo para cumprimentar todos os guardas municipais e familiares pelo resgate de uma pessoa que estava se afogando na praia Central. Depois o Zé Galinha, ops, Zé Hannibal, ainda prigunta porque o projeto para estruturação da GM tinha até pés de pato como itens indispensáveis de segurança pública. Pato, eu?...
Antena dobrada
A coligação Unidos Pelo Futuro de Itajaí, do candidato à reeleição ao paço da Vila Operária, Jandir Bellini (PP), acionou a dona justa contra a rádio Jovem Pan, por ter atrasado a veiculação da propaganda eleitoral em 12 minutos, o que teria quebrado o princípio de igualdade. A dona justa penalizou a emissora. Vai ficar fora do ar durante 24 horas ou sofrer uma multa de 200 mil reales. A emissora alegou problema nos equipamentos.
Capotou
A dona justa eleitoral cassou o registro da candidata à vereadora Fátima Nair Gervásio (PSDB) pelo crime de compra de votos. Ela está inelegível durante os próximos oito anos. Isso porque a candidata teria participado de um bingo na escola municipal Andronico Pereira de Camboriú.
Na espinha
A bronca foi proposta pela coligação do PDT e PTC da capital da pedrada e do tiro ao vereador, que afirmou que ocorreu um bingo com o apoio de Fátima no educandário com o oferecimento de rango, bebidas e brindes. A candidata teria pedido voto no evento. Além de ter ficado caracterizado pelas faixas e carros adesivados, além do convite citando a distribuição da comilança.
Portonave:bonita na foto
Na sexta-feira, a Portonave receberá o troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia pelo projeto Gestão Ambiental: Compromisso com desenvolvimento sustentável, na categoria Gestão Ambiental. A premiação será realizada durante o Fórum de Gestão Sustentável, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). É a segunda vez que a empresa recebe este baita reconhecimento.
Barulheira
Carreata do finde do candidato a vereador Sadi (PMDB), lá nos Cordeiros, em Itajaí, ainda repercute negativamente. Tudo porque teve uns abobados que tavam montados em algumas carangas e motocas que passaram fazendo a maior barulheira, no domingo à tarde. Tem que ter bom senso e respeito.
