Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Papo forte


Odeputado federal Esperidião Amin (PP) e o ex-deputado e pré-candidato à prefa de Jaraguá do Sul, Dionei Walter da Silva (PDT), estiveram com o comandante dos bombeiros Voluntários de Penha, Jhonny Coelho, que comemorou seu níver na última sexta-feira e recebeu a visita de uma pá de personalidades empresarias, políticas, amigos e puxas da região da Amfri.

A inauguração da sede do PT dengo-dengo do outro lado da vala, Navegantes, foi prestigiada. Além da presença do deputado estadual Volnei Morastoni e do federal Décio Lima, representantes do PDT, PTC, PMDB, PTdoB, entre outros, deram o ar de suas graças. Na imagem, fica claro que, tanto o ex-vereador Luizinho, do PT, quanto o atual vereador Lino Bento, PMDB, tão doidinhos pra sentar no banco juntos. Ou não?

Na inauguração da sede do PT dengo-dengo, o comentário que aflorou foi que o grupo que deseja a coligação com o PSDB do prefeito Bob Carlos (Mamaco, Joel Couto, Deba e Nolo) está defendendo agora uma chapa pura com o Lino na cabeça. Entretanto, vários pré-candidatos ao legislativo acreditam que seria uma jogada pra isolar PT, PDT, PTC, PTdoB e PHS.

Com um e não outro

O discurso dos que defendem o acasalamento do PMDB com o PSDB é de que o enfrentamento deve ocorrer com o PT e não com os tucanos. E vários candidatos peemedebistas que passaram pela sede dos vermelhinhos afirmaram que só disputam a eleição se o agarramento ocorrer com o PT. Se tal fato ocorrer, dois nomes podem compor a majoritária: Lino Bento e a professora Chica do Caic.

De cima...

Em Blumenau, o DEM irá apoiar o PSDB de Napoleão Bernardes rumo ao paço da galega cidade. Em Joinville, tem tudo pra que a sigla também se acasale ao PSDB de Marco Tebaldi, na tentativa de retomar a prefa, hoje nas mãos do PT. Na capital manezinha, o DEM, apesar de ameaçar sair em chapa pura, ainda flerta com o PPS e PSDB.

Pra baixo

Em terras peixeiras, é muito complicado uma coligação, já que o presidente do DEM e virtual candidato não aceitaria ser vice do Deodato Casas do PSDB e muito menos do PT. E a barreira vem dos dois lados. Tanto os vermelhinhos, quanto os democratas proíbem casamentos entre as siglas. As diferenças programáticas e ideológicas são extremamente latentes.

Vendendo por cima

Isso não impossibilita que os caciques lá de cima, em seus acordos e interesses, oficializem uma “venda” da sigla, tudo em nome de acertos e acordos estaduais. Ou seja, os abobrões do PSDB e DEM fecham lá em cima e mandam que o pacote seja embrulhado do jeito que eles querem aqui embaixo. Não se sabe se Pi7, que acredito será candidato a vereador, apoiando a reeleição do atual prefeito Jandir Bellini (PP), aceitaria tal imposição.

Incomodados

O que se sabe é que existe certo desconforto com essa indefinição em candidatos do DEM ao ex-aquário peixeiro, que sabem que a sigla necessita definir um acasalamento viável para as eleições. E a tendência é que continuem abraçados com o atual governo. Mas se a coisa vier armada lá de cima...

Só cinco

O que a coluna explanou na semana passada, do vereador Marcelo Werner (PCdoB) ter trazido só pra si o resultado da comissão Parlamentar Especial (CPE) do transporte público, fez com que apenas cinco vereadores dos 12 aparecessem na audiência pública pra discutir a problemática dos busões. Só deram a cara a Susi Bellini (PP), Níkolas Reis (PP), Laudelino Lamim (PMDB), Maurílio Moraes (PSD) e o parlamentar comunista.

Não andam de busão

Lógico que a insatisfação de alguns de nossos amados edis pode servir de desculpa pra que não dessem a cara na audiência dos busões. Assim como a empresa dos busos, a Coletivo Itajaí, que fugiu do papo de pertinho, enquanto as reclamações dos usuários entopem suas catracas.

Ai, ui, ai, ui, ai, ui!

O pré-candidato a vereador do outro lado da vala, em Navegantes, o carecão Evandro Argenton (PSDB) publicou em seu blog (argenton.wordepress.com) uma série de petardos dirigidos a sei lá quem, onde ele dispara que “estão aparecendo os bonzinhos, santinhos do pau oco; o recém-convertido que até chora, e o marido exemplar que nunca traiu a mulher...” Além de lascar que a “galhuda” (ui!) tá juntinho na foto. Eu, hein!!!

Esculhambação

Uma verdadeira zona é o que virou o comércio de quiosques na Maravilha do Atlântico. Pois é, até nisso a administração do homem-pássaro não teve habilidade ou competência para resolver. A coisa é séria e parece que se tornou caso de cartel, com procedência pra lá de duvidosa de dindim e quem sabe até de comercialização direta ao povão de bebida mais falsa que nota de três pilas.

Em família

Uma modesta família de comerciantes de milho verde virou, da noite para o dia, dona de nove ou 10 quiosques na beira da praia mais desejada do sul do mundo, onde hoje se encontra um dos metros quadrados mais caros deste nosso Brasilzão de meu Deus! E há quem ouse a afirmar que ao todo são mais de 10 quiosques.

É sério, Manoel?!

O cabeça, de acordo com os linguarudos de plantão (ô raça! Arredem, seus bocudos!) seria Edésio Manoel, junto com a sua muié Isaura Maria Alves Manoel, a cunhada Margareth Manoel Machado, o irmão Idalécio Manoel, o filho Anderson Manoel e outros laranjas, ops!, figuras como Genésio da Silva, que responde pelo quiosque de número 21.

Dinheirama

O grupo teria supostamente investido uma dinheirama sem tamanho na compra dos quiosques de números 1, 7, 11, 14, 21, 25, 26, 29, 18 e 43, no valor de quase R$ 1 milhão de reales. É bom que se saiba que o pagório, de acordo com a legislação, tem que ser efetuado na tampa, à vista.

Esperteza danada?

O mesmo grupo também apresentou propostas para a compra de outros quiosques, com o objetivo de espantar outros interessados. No entanto, não concretizou a compra, o que fez com que os quiosques dispensados permanecessem abandonados, sofrendo depredações da vadiagem que por aqui campeia. Isso significa que a concorrência foi afastada e o grupo ficou livre para operar.

O tempo é o senhor da razão...

O estranho de tudo isso é que nem a prefa se interessou pelo assunto. Uns tentam explicar chamando a atenção para amizade de Edésio com o homem-pássaro. Acontece que os áulicos dos altos da Dinamarca anunciaram que iriam reparar os quiosques abandonados e que haveria nova licitação. O tempo passou e ninguém se coçou pra dar uma garibada nos quiosques e a nova licitação virou lenda.

Rabo de galo fajuto?

O burburinho corre solto entre os antigos ocupantes dos quiosques e até mesmo de alguns frequentadores, que costumam bebericar uma ou outra bebida destilada. São quase que taxativas as afirmações de que, desde a tradicional pinga rabo de galo até a vodca e o uísque, é tudo made Vila Real ou coisa assim parecida. Bem, o espaço tá de zoio e vai continuar com a atenção voltada para os quiosqueiros.

Turco bispa sobre a Maravilha

O turco careca Esperidião Amin foi curto e direto ao responder a pergunta sobre a participação do PP nas eleições municipais na Maravilha do Atlântico, quando da sua passagem pela Capital do Marisco. Afirmou que tem muita amizade com Fábio Flor, mas que conversou recentemente com o secretário da Fazenda, que se encontra afastado.

Ficar esperto

Espeludão Amin lembrou para o Fábio que hoje o fundamental é o partido, que precisa crescer. E lascou que na Maravilha o PP já tem convite para ser vice, ou seja, Fábio Flor precisa apresentar alguma coisa mais para que a sigla continue atrelada na base de apoio ao prefeito psitacídeo. Hummmm...

Mistério

O ex-prefeito galego Rubens Spernau (PSDB) virou notícia, mas todos juram que ele não foi visto e muito menos participou de alguma reunião. Os seus puxas afirmam que o galego também não participou de nenhuma festa milionária na Áustria ou coisa assim para comemorar o aniversário do amigo Vilmar Schurmann. Há quem diga que o galego tá preocupadão com a situação do filho e tá se dedicando à família.

Acasalados

A corrente política que acredita que PSD e PSDB vão estar juntos na eleição da praia mais desejada do sul do mundo deixou os bastidores da política da Maravilha em polvorosa. Acontece que, com o apoio do PSD, partido do governador do estado, o PSDB tá de zoinho em uma condição mais tranquila para retornar ao poder, como se diz no jargão político: “eleição de morro abaixo”.

Uma montoeira

Apesar que na Maravilha do Atlântico os partidos que quiserem enfrentar a reeleição do homem-pássaro, Edson Periquito (PMDB), precisam ter na cachola que o orçamento dirigido pelo burgomestre neste amado ano eleitoral é coisa de mais de 430 milhões. Grana pra dar nó em pingo d’água! Se os áulicos dos altos da Dinamarca trabalharem, é claro!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Reunião de Entisicados

JotaCê

Reunião de Entisicados

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Charge do Dia

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Itajaí em suspensão

Clique diário

Itajaí em suspensão

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

Mundo Corporativo

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas

Artigos

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas




Blogs

Não convidem

Blog do JC

Não convidem

 Quando a ansiedade anda ao lado

VersoLuz

Quando a ansiedade anda ao lado

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Blog do Magru

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.