JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Aprovado
O PSB peixeiro marcou presença no encontro estadual da sigla, que rolou na Terrinha do Pirão, Barra Velha, neste sábado. Na imagem, o tesoureiro do PSB/Itajaí, Alexandre dos Santos, o padre, ops!, presidente da sigla e superintendente do porto, Antônio Ayres, o ex-senador e presidente estadual, Geraldo Althoff, e Rafael Martins, que é secretario do PSB peixeiro, no rega-bofe de pirão
O vereador e pré-candidato do PT ao paço da Vila Operária logrou aprovar a sua tese de que não iria para o sacrifício sozinho, caso não sacramentassem uma coligação com outras siglas. O grupo do Níkolas levou por 19 votos favoráveis contra oito contra. O cenário é de um PT rachado, onde tudo parece bem. Mas os do contra vão lavar as mãos...
A tese do menino de ouro do PT, Níkolas Reis, de ameaçar abandonar a pré-candidatura ao paço se a sigla não aprovasse uma ampla aliança, foi vencedora na tarde de sábado. Foram cerca de 19 votos favoráveis contra oito contrários. Agora, o PT pode se abraçar com o PSDB de Deodato Casas que, assim como Níkolas, deseja ser a cabeça de chapa. Deodato, provavelmente, cede e vem de vice.
Água e óleo
Aliás, será interessante ver no mesmo palanque o Níkolas Reis, o presidente dos vermelhinhos Davi Coelho, que tanto faz discurso contra o acasalamento com os inimigos, ao ponto de já ter declarado que não consegue entrar na mesma sala de determinadas figuras, num palanque em que esteja o líder mor dos emplumados, o tucano atucanado Leonel Pavan. De mãos dadas e de braços erguidos.
Rachado
A decisão também leva para a eleição um PT rachado. O ex-vereador Manoel Jesus da Conceição é um do contra e avisa que terão que arcar com as consequências. Quem era contra vai lavar as mãos. Ou desiste do pleito, ou não vai pedir voto. E ontem escutei petista que disse que prefere pedir voto para o Jandir Bellini, do que ter que carregar nas cotas o Níkolas com o PSDB de Deodato e Pavan. Qui coisa, meu povo!
Dois em um
E o pior foi ter que escutar que já era soda aguentar o pai do Níkolas, o Amauri Moraes, que se mete em tudo quanto é coisa, sem nem ser filiado. Imagina o Níkolas com o Amauri e o Deodato e o Pavan, tudinho no mesmo palanque!
Num passa
Por outro lado, o grupo que almeja ver o Thiago Morastoni ocupando o lugar do Níkolas e sua candidatura a prefeito, na próxima, ficou exultante. O Níkolas vem, se ferra, e fica fora do processo, morrendo na casca, e, com isso, Thiago e seu pai Volnei Morastoni avançam no cenário, debulhou outro petista nos zovidos do articulista.
Passa boi, passa boiada...
Outro que já tinha dito que não concorda com o acasalamento dos petistas é o presidente do PT estadual, José Fritz. Isso num telefonema, que teria sido pelo presidente Davi Coelho. É que a decisão local tem que ser referendada pela estadual e nacional. Lógico que o Fritz não apita nada e não se acredita que a nacional vai brecar.
Níkolas afirma: estamos no jogo
O pré-candidato do partido dos Trabalhadores, Níkolas Reis, declarou ontem à coluna que foi autorizado a conversar de pertinho com o DEM e o PSDB, entre outras siglas e, que está no jogo. Ele vinha balançando com o fato de não poder formalizar uma coligação com partidos considerados de direita.
Socorro! Socorro!
O Café Expresso da rodoviária de Itajaí foi arrombado na noite de sexta-feira. No sábado, foi a vez da banca de revistas sofrer um assalto a mão armada. Isso num terminal louvado como internacional. Foi até matéria no Jornal Nacional da Vênus Platinada como um dos melhores do país. Tem um local pra PM, mas cadê a polícia? Cadê o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD)?
Só manda bandido!
Aliás, o Raimundão anda foda. Invés de encher a city de policiais pra garantir a segurança da população, não, o triste mandou desativar o cadeião da Maravilha do Atlântico e socar a bandidagem alvissareira no cadeião do Matadouro e da Canhanduba. O que deixou puto dos cornos até o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Pô, Raimundo!!!
Esquema?
Os linguarudos de plantão questionam a ausência de Eduardo Krewinkel na CPI do Dona Ruth. As informações que chegam são de que o depoimento de Krewinkel não é de interesse de ambas as partes, ou seja, pode incomodar muita gente. Enquanto isso ele continua usufruindo as benesses deixadas pelo galego Spernau (PSDB) e com aval do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB).
São José
Aliás, pode haver o dedo de Krewinkel também no hospital municipal de São José, em construção pela WFO. Tem gente daqui dando assessoria para a dona Deise. Por causa desses interesses todos é que, desde o início, há quem coce o cocuruto imaginando que a CPI Dona Ruth é mais uma que vai acabar em pizza. Não se sabe ao certo qual o tamanho, fatias e sabores...
Tem que ter fé
No entanto, tem-se que botar fé no trabalho desenvolvido pelo Ministério Público, e até acreditar que não vai rolar surpresa de que alguém vá ver o sol nascer quadrado lá na Canhanduba. Nos últimos dias, é grande o falatório sobre as ações de José Roberto Spósito (PMDB), Luiz Fernando Brito e até mesmo do veinho, o vice Cláudio Dalvesco (PR). O que o colega Bola Teixeira contou no finde é de arrupiar os cabelos.
Na Zoropa
A dupla Dalvesco e Brito, coincidência ou não, está na Zoropa. É aguardar o retorno. Será que não vão solicitar a quebra do sigilo bancário dessa turma??? Afinal, são milhões de reales que muito bem poderiam estar contribuindo pra tirar da UTI a saúde pública da Maravilha do Atlântico e do governo dos altos da Dinamarca, para quem não se alembra, do prefeito da saúde.
Endoidou
O invocadinho Denísio Dolásio Baixo, do DEM peixeiro, depois de bater o bago do zoio na coluna no sabadão, da visita do presidente da sigla, Luiz Carlos Pissetti ao alcaide Jandir Bellini, devotando apoio à sua reeleição, despirocou e mandou e-mail pros seus companheiros de partido, pedinchando uma reunião de emergência.
Jogo de cena?
O bocudo do Denísio, na missiva eletrônica, diz que não concorda com o encaminhamento que vem sendo dado à questão e defende, com braços e pernas, unhas e dentes, uma candidatura própria ao paço da Vila Operária. Pra uns é apenas um jogo de cena, pra outros, o baixinho deveria sequer lançar-se candidato, então...
Fio de novelo...
Ontem, o papo que rolou era que o vereador barbudão Douglas Cristino (PSD) tinha batido o bago dos zoios no jornal, passou mal e não deu as caras na sessão do ex-aquário peixeiro. Teve gente que desceu o porrete nessa questão escabrosa do seu cunhado, que tinha portaria pra dirigir as carangas oficiais da fundação de Meio Ambiente de Itajaí (Famai).
Trampava lá?
E tem quem vai mais além, lascando que o Ilson Braz Dognini teria entre aspas trampado durante sete meses na Famai, inclusive, em uma função de mando de campo, no administrativo. E que, se for bispar mais a fundo, existe a possibilidade de que se encontre a assinatura de Dognini em documentos da autarquia. Pelamordosantopadre!!!
Escandaloso
O que, se for verdadeiro, é escabroso e dá eco aos que alardeiam que o chunhadão de Douglas estaria por lá, enfiado na Famai, pra cuidar de assuntos particulares da excelência excelentíssima da nossa amada câmara de vereadores. E, como o nobre vereador, tinha e tem interesses em loteamentos, entre outros empreendimentos lá praquela região de Cordeiros...
E os zotros?
Além do pessoal da Famai, entre outras entidades de Itajaí, dois vereadores, o Níkolas Reis e o Renato Ribas (PSD), além do suplente do PP, Tonho da Grade, e a vice-prefeita Dalva Rhenius (PSD) ajudaram no plantio de árvores lá no bairro Santa Regina. E os outros vereadores? Ninguém sabe, ninguém viu...
