JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Não tem voto?
Encontro no paço da Vila Operária em Itajaí reuniu o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), e o do outro lado da vala, Navegantes Bob Carlos (PSDB), com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulinho Bornhausen (PSD), e representantes dos portos de Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Itapoá, além de empresários do setor, pra discutirem o que pode ser feito pra mudar os efeitos da resolução 72, aprovada no Senado, que uniformiza as tarifas de importação entre os estados em 4%. Ficou acordado que várias comissões serão montadas e, no próximo dia 7 de maio, vão levar as sugestões ao governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), pra modi de ver o que pode ser feito pra segurar o repuxo.
Neste final de semana quem deu as caras no Mercado de Peixe foi o Amauri dos Santos, pai do vereador Nikolas Reis (PT), que é considerado por alguns como um dos problemas do menino de ouro do PT. Amauri se juntou à mesa cativa do presidente dos seguidores brizolistas, Marcelo Saldré e Camilo Santiago. E, o papo, entrelaçado entre uma cervejinha emocionalmente gelada e um camarãozinho, foi política, é lógico.
Se for conversar, não beba!
Pois o Amauri, papo vem, papo vai, junto com o habilidoso Saldré - que sabe como ninguém permanecer em todos os governos que passam-, chegaram à conclusão que o deputado da leleia, o barbudinho Volnei Morastoni (PT), tá ralando coco adoidado, estado afora, não pra ser candidato a federal, mas pra continuar estadual, porque não tem mais votos em Itajaí. É por isso que faz anos que eu não bebo!
Nos píncaros da lua!
Amauri disse que não tem como Nikolas não vir pra prefeito. Além disso, a roda dos três santos, admitiu a dificuldade da disputa ao ex-aquário peixeiro de Nikolas, tendo como candidato o filhão do VM, o Thiago Morastoni, que anda abraçando esquerdistas e direitistas por toda Itajaí. Depois, que o bigodudo coordenador da Volvo Ocean Race, Amilcar Gazaniga, elogiou o moço de público, na TV, então...
Só um tiquinho
Como o camarão tava descendo redondo, impulsionado pela cerva da hora, o trio pra lá de animado, chegou a debulhar que se o Volnei tivesse 10 por cento da humildade que tem a sua cria, o Thiago, ele não teria tido metade dos problemas que enfrentou quando foi prefeito. Qui, coisa, meu povo!
Chove chuva
A semana chuvosa alagou a Fundação de Meio Ambiente de Itajaí (Famai). O povo foi mandado pra casa, inclusive, quando a coisa engrossou. Chovia mais dentro que fora. Teve até iluminado que pensou em sugerir que o Semasa, fosse transferido pra lá, porque lá tem água de montão quando chove. Isso é falta de manutenção ou tem outro nome?
Escuta aqui, te conheço?!
Por uma situação embaraçosa passou dias desses, na Casa do Povo da Maravilha do Atlântico, o vereador Moacir Schmidt (PSDB), ao estender a mão para a também tucana e ex-vereadora Délia Pavan, com a intenção de cumprimentá-la. A muié virou as costas e deixou o cumpanheiro bicudo falando sozinho.
Alegria...
No entanto, nos corredores do legislativo da praia mais desejada do sul do mundo, nem tudo é tristeza e confusão. Há quem ande feliz da vida, cantarolando o tema de Lara. Hummmm...
Método
Uma das características de administrar do homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), é invadir o recinto ou secretaria em que julga que as coisas estão viradas num alho. Assim ocorreu na secretaria de Educação e mais recentemente no hospital Ruth Cardoso. Essas atitudes, até certo ponto, não deixam de significar violência e podem resultar em dor de cabeça na dona justa.
Pau pega e não alivia
De um momento para o outro não será novidade que ocorra uma nova invasão, e todo mundo vai dar razão (ou não?). A bola da vez seria a milionária Emasa, atualmente sob o comando do poderoso Niênio Gontijo, apontado pelos conhecedores da política da Maravilha do Atlântico, como o homem que dá as cartas na administração de Pirica.
Ausência
Mais uma vez o homem pássaro não gostou nem um pouquinho das notas escrevinhadas pelo barrigudo escriba relacionadas à gestão da saúde, sobre o fato de receber mais de 3 milhões de reales para atender os municípios vizinhos, enquanto costuma chorar e bradar que faz tudo sem receber um puto tostão.
Puxa nº 2?
Talvez este seja o motivo pelo qual o atual secretário de saúde não deu as caras em reunião com os secretários de saúde da Amfri. Dá para entender, o assunto era sério, não para tratar de lorotas e promoção pessoal. O que deixa muita gente de cara é que ele, no Entrevistão do DIARINHO, lascou que era mentira da mídia, que o Pirica nunca rejeitou os dois milhões do governo do Estado.
Todo mundo escutou
O problema é que tem muita gente que escuta bem, e bota bem nisso. E muitos zovidos escutaram o secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, dizer para o governador com cara de padreco Raimundo Colombo (PSD), que o alcaide psitacídeo não queria a grana, pois achava pouco. Agora, sem alarde eles foram lá e aceitaram... O Pirica tinha o puxa número 1, que é o Bolinha, agora tem o número 2, o Rafael Schroeder.
Oposição, donde?
Como a coluna já explanou, a oposição na Maravilha é muito fraca. Parece até que o PSDB não possui três vereadores abrigados em suas trincheiras (o quarto já se bandeou faz tempo). Por qual motivo não solicitam explicações sobre a empresa que ganhou a licitação para explorar o estacionamento público?
Confusão
Se alguém interessado em fazer uma oposição séria, para fiscalizar os atos do executivo, a fim de zelar pelos interesses do município e até pelo bolso do cidadão e, enfim, evitar que caso semelhante com o da Cruz Vermelha (vergonheira!) se repita, deve procurar saber como ocorreu a licitação e os critérios adotados na escolha da empresa vencedora.
Ah, para né!
Por mera coincidência, a empresa vencedora é lá da city das bailarinas, a mesma do poderoso Gontijo. Pois as informações que chegam ao escriba são de que usando outra razão social os proprietários da Estapar deixaram um rombo de quase dois milhões e saíram praticamente expulsos de Joinville. Antes disso, teriam aplicado outras em Foz do Iguaçu. Será?
Táx tolo?
Na Maravilha do Atlântico tem bocudos espalhando que pode haver irregularidades na licitação e que duas exigências não foram cumpridas. Vamos lá: a Estapar não teria a experiência exigida pelo edital de licitação em estacionamento público. Outra anormalidade apontada é quanto ao capital social, que também não estaria de acordo com o exigido.
Cara de paisagem
Outras informações que deveriam ser checadas estão relacionadas a uma provável alteração do capital social. O que, caso comprovado, resultaria em crime. Está na hora da oposição, que vive quase parando, trabalhar...
Criem juízo, pô!
Um movimento tenta aumentar o número de vereadores na Casa do Povo da Maravilha do Atlântico Sul. Um jogo de interesse que vem sendo tratado praticamente na surdina, em gabinetes às portas fechadas, e que a qualquer momento pode resultar em novidades. Ai, meu Jisus Cristinho!
Fedendo adoidado
Os vereadores da terra do mergulho, Bombinhas, aprovaram por unanimidade a CPI da Coleta Seletiva do Lixo, da empresa do filho e da patroa do secretário de Administração, que foi para o exterior (Holanda e Bélgica), quando deveria ter ido o pessoal do Meio Ambiente. E na volta criou a empresa, com endereço na casa dele, onde pelo Plano Diretor não poderia existir.
Coisa feiosa
Ficou feio para o governo do ex-prefeito Albert Stadler (PSDB) de Porto Belo, ter sido penalizado por não cumprir determinação da dona justa de oferecer vagas em creches para os pequerruchos. Com isso, 30 mil reales foram bloqueados das contas do município. É de lamentar e de se envergonhar.
Perda
O final de semana, infelizmente, trouxe a perda do estimado radialista Célio Marinho. Homem da educação, professor e profissional da comunicação. Célio deixa uma lacuna e entra pra história peixeira. À família os pêsames do articulista.
Personificação
Bacana o evento da Força Sindical que, pelo oitavo ano consecutivo, realiza a Festa do Trabalhador. O que deveria ser evitado é a personificação de um nome do evento, realizado pelo eterno presidente da Força, Osvaldo Mafra. Especialmente se ele resolver ser candidato a vereador, mais uma vez...
Não é profissão
Aliás, achei interessante, dias destes, o programa Em Defesa da Gente da TVBE, comandado pela eterna biruta de aeroporto, Tito Arruda, e o Carlão. Enquanto Tito dava com os dois pés na rosca do zovido dos vereadores pelo aumento salarial, o Osvaldo Mafra tava ali, esperando pra fazer o sorteio de uma zica para o evento do trabalhador. Vereador não é profissão, bradava Tito.
Sei lá, entende?
Me alembrei de priguntar, por pura curiosidade: e presidente de sindicato é profissão? Alguém já viu presidente de sindicato, federação, confederação entre outras tetas, querer largar depois de pegar a cadeira? Vira missão ou a cosa é boa pra mais de metro? Bocudo, eu?!
Abandonado...
Leitor bateu um fio para o articulista, entristecido com o feriadão, e choramingando que não tinha pra onde ir e nem o que fazer. Estou mais abandonado que aumento de salário de vereador, que todos agora rejeitam... O que dizer?
