JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Volvo sucesso total!
No encerramento da Regata Volvo Ocean Race, etapa de Itajaí, neste domingo, encontraram-se o mais novo Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí, (interino por 60 dias) Fábio Hachmann, o governador com cara de padreco Raimundo Colombo (PSD), que só apareceu no último dia, e mais uma pá de puxas de plantão. Colombo demonstrou simpatia para com Fábio, que assume a regional no dia de hoje
O vereador Rodrigo Bolinha (PSDB), que tem seu nome ventilado como um dos fortes candidatos à sucessão do prefeito Sabino Busanello (PT), em Itapema, esteve na secretaria Estadual de Educação, na semana que passou. A excelência excelentíssima foi batalhar pela construção do colégio Anita Garibaldi, na Meia Praia. Antiga reivindicação da comunidade da Capital do Ultraleve.
O presidente do ex-aquário peixeiro, o desassossegado Luiz Carlos Pissetti (DEM), com o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, que circulou no Mercado Público, no último sábado. Outras fotos da mesa dos fofoqueiros, ops!, debatedores contumazes no Blog do JC. Espia lá, pô!
Itajaí está de parabéns por ter abraçado a regatona Volvo Ocean Race. O coordenador geral da etapa peixeira, o ex-prefeito bigodudo Amilcar Gazaniga, declarou que agradeço a Deus e aos amigos, e a Itajaí, que possibilitou tudo isso. Acredito que tenha sido o início de novos tempos, onde definitivamente vamos eliminar os negativistas de nosso meio, substituindo o Não pelo Como. Que venha à próxima Volvo, istepô!
Itajaí em primeiro lugar!
Aliás, Amilcar agradeceu publicamente, no programa Em Defesa da Gente, na TVBE, comandado por Tito Arruda e Carlão, ao filho do Volnei, o Thiago Morastoni (PT). Amilcar acentuou que tem divergências políticas com Volnei, mas Thiago foi uma das primeiras pessoas que encontrou na Vila da Regata e que sempre mostrou apoio e referendou o evento. Enquanto isso, os radicais...
Continua fedendo
O Tribunal de Contas está recomendando ao município de Itajaí cancelar o programa Lixo Reciclado Tarifa Zero, até porque de tudo que foi recomendado nos últimos anos, 50% foram cumpridos, 20% se encontram em implementação e outros 30% não foram cumpridos. Um dos problemas graves é que se desvirtuou o termo de concessão, já que com o programa a concessionária virou praticamente uma prestadora de serviços...
Preju medonho
Além disso, o município estrebucha o pagamento integral pela coleta. Ou seja, estamos acarretando um baita preju ao município. É inconcebível isentar no mesmo nível um cidadão e uma empresa de grande porte. Acredito que o cidadão poderia ser isentado e as empresas pagarem pelo lixo que produzem. Aliás, a nova lei federal de resíduos sólidos diz isso. Quem produz tem que dar destino à nojeirada.
Palhaçada
Com tudo que se lê nos relatórios do TCE, fica claro que a programa lixo zero foi um grande engodo a partir do momento que é impossível a fiscalização de quem não recicla. Isso só para citar um ponto da questão. O que nos faz pensar que foi uma enganação política, com fins meramente eleitorais do governo do barbudinho Volnei Morastoni (PT).
Continuou
E não se pode eximir o governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), com uma cambada de áulicos, puxa-sacos danados que empurraram com a barriga até agora essa baita vergonha. Com fins também eleitorais? Pra piorar ainda mais, o TCE toca, afunda o dedo na ferida da safadeza que é a destinação do lixo da Maravilha do Atlântico no aterro da Canhanduba. Em Itajaí! Itajaí! Leram, ou tem que desenhar?
Concessionária sacaneia
No relatório do TCE, fica claro que o município de Itajaí tem que se impor frente à concessionária dos serviços que tem contratos iguais para Itajaí e Balneário Camboriú. Só um trechinho: Enquanto a municipalidade de Itajaí não assumir a sua condição de ente público governamental e exercer seu poder a fim de estabelecer a supremacia do interesse público sobre o privado... Veja + trechos do relatório no Blog do JC.
Pergunta que não cala?
Coço o meu cocuruto me perguntando qual o poder imenso que faz com que a Engepasa Ambiental deite e role e o município se cale. Tanto no governo dito de esquerda (Volnei), quanto nos considerados de direita (Jandir), tudo rola na omissão. Tocam pra frente as miudagens e o principal permanece intocável. E todo mundo se cala. Oposição, que é risível em Itajaí, e a situação, que vai navegando... Por que será, hein?
Campanha na rua?
Os linguarudos de plantão contam que, na tarde de sábado, lá na Vila da Regata VOR, o técnico esportivo do handebal peixeiro, Norton (do PSD?), teria perdido as estribeiras e, pra lá de nervoso, covardemente deu um baita soco em um jovem militante do PSDB, machucando-o seriamente. O coitado sangrou pela boca.
Briga infernal
Tudo porque, segundo as línguas frouxas, o jovem tava lascando o pau no PSD, na Dalva, Douglas e no Paulinho Bornhausen. E Norton, que é da fundação de Esportes, comandada pelo Álvaro Provesi, o Boca, não gostando (será que é um baita puxa?), resolveu dar a sua opinião na base da porrada. Consta que ele não registrou um BO, orientado a não iniciar uma briga política em plena campanha em Itajaí. Qui coisa, meu povo!
Tomaram a proa
O vereador Marcelo Werner (PCdoB) e o professor Nahor Lopes de Souza são os novos autores da ação popular que foi desencadeada pelo Antônio Pradi contra o município de Itajaí, pedindo o cancelamento do edital de concessão da Coletivo Itajaí. A advogada do Nahor é a bonitona intisicada Anna Carolina. Nahor esclarece que já tá juntando a papelada e que vai correr atrás pra dar um desfecho nessa história. Será que será?
Mais uma
A diretoria do Conselho Municipal da Saúde (Comus), na Maravilha do Atlântico, é constituída por presidentes das associações de moradores. No entanto, as informações que chegam ao socadinho são de que o atual presidente há muito deixou de ser o abobrão da Associação dos Moradores do Centro. O fato implicaria em irregularidade no Comus, desde que bizolhado o estatuto.
Num phode!
Portanto, o Brito, figura manjada, não poderia estar no cargo de presidente do Comus e muito menos ter aprovado as contas do hospital Ruth Cardoso, as mesmas colocadas em suspeição pelo Ministério Público e que motivaram o pedido de intervenção no Rutinha. O Comus é uma instituição séria para estar nas mãos de meros aventureiros.
Pombocas sem luz...
Pirica deve ficar atento para fatos que envolvem o primeiro e segundo escalão de abobrões. São casos que podem melar até mesmo sua reeleição. Um exemplo, de acordo com denúncias recebidas pela coluna, está na Cosip, a autarquia que cuida da iluminação pública.
Quem poderá nos ajudar?
Dizem que Jorge Cachel, o poderoso da Cosip, se afastou para concorrer a uma das estofadas cadeiras do legislativo da praia mais querida do sul do país, mas esqueceu de deixar de lado as mordomias. Uma delas é o fato de usar o carro da autarquia e o motorista Chapolim, que estaria levando e buscando Cachel pra lá e pra cá.
Ai, Jisus!
A situação na Cosip parece mesmo estar complicada. Dizem as más línguas que Sidney Gonçalves está para ser o substituto de Cachel, mesmo sem possuir diploma de curso superior. Um diploma de um curso de teologia, ministrado em Camboriú, seria o documento apresentado por Sidnei para atestar a escolaridade exigida (????).
Chapolin na área?
Pra encerrar, as más bocas afirmam que até um acordo indecente foi firmado pelos abobrões da luz, ou seja, o motorista, só pode ser o Chaplin, seria nomeado para diretor, mas teria que repassar metade dos honorários para uma causa nobre????? Será, meu Pai eterno?
Aquiles é o cara
Em Penha, o PMDB anunciou a pré-candidatura do vereador Aquiles José Xinaida a prefeito. O jovem ganhou a preferência dos peemedebistas no embate com o entocado Coelho e Arnaldo Dias, o Leôncio. Na rua, o que se vê é o vereador andando com o peito estufado e a boca esgarçada num baita sorriso no rosto, aguardando os prazos legais para oficializar seu nome na corrida eleitoral.
Cenouras em crise
O PMDB afirmou que o ex-prefeito, Coelho, desistiu de concorrer à prefa da Capital do Marisco. Entretanto, a desistência foi motivada por uma decisão do Tribunal de Contas, que negou nova reavaliação de suas contas rejeitadas, tornando-o inelegível. Coelho, que já havia até tatuado o nome no antebraço, vai ter que andar de camisa de mangas longas.
PMDB em colapso
Nas Piçarras, a crise é entre a executiva do PMDB e o vereador de pé pesado, Antônio João Pera. Antônio que curte velocidade - principalmente quando guiava o carro da Casan - está sendo acusado de levar peemedebistas para o PP do prefeito Pinguim. O PP e PMDB são adversários. Pera nega as acusações e se diz vítima de um complô armado por alas da executiva, já que sua filha é vice-presidente e não soube de nada.
Oposição mole
Os vereadores Ademar Galo e Maurino da Cunha, ambos do PSDB, mostraram que não são confiáveis. Na última sessão da câmara, a prefeitura de Piçarras enviou um projeto de lei para pedir R$ 2 milhões de empréstimo. O presidente da Casa, o Tampa, apresentou uma emenda obrigando a prefa a devolver o dindim até o final do ano.
