JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Brincando de Deus!
Durante sessão da casa do povo na Maravilha do Atlântico, o superintendente do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), doutor Fernando de Mello Vianna, e o diretor técnico do HMRC, dotô Milton Santoro, fizeram declaração contundente ao revelar que o Rutinha tá jogado às traças com apenas dois dos sete aparelhos respiratórios em funcionamento.
Ajudai, Jisus Cristinho!
Ainda afirmaram que se os dois aparelhos estiverem sendo utilizados e chegar uma terceira pessoa necessitando de ventilação pulmonar, ou auxílio respiratório, tem que matar um pra que a outra possa sobreviver, concluiu o diretor do nosocômio, não com estas palavras, mas com o mesmo sentido...
Mofado adoidado
Fazendo uma breve leitura dos fatos, posso concluir que a responsabilidade do hospital abrir sem condições de operação é do prefeito, que manteve toda estrutura hospitalar fechada por mais de dois anos, devido ao seu alto custo. E quando deu na telha abrir, os equipamentos que estavam mofando ficaram ainda pior e hoje quem mofa é a população.
Fica refém
A população quando necessita dos serviços de saúde fica refém do PA da Barra, porque o Santa Inês teve falência múltipla de órgãos na semana passada, e às vésperas da missa de 7ª dia, ainda tinha vereador querendo ressuscitar milagrosamente. Quando a esmola é demais o santo desconfia... e como!
Pelamordedeus!
Isso mesmo, caro leitor, são dois aparelhos respiratórios pra mais de 100 mil habitantes da Maravilha; se considerar que o Ruth atende a região, esse número facilmente dobra... O argumento pra que o Rutinha não esteja dando conta de atender o mundo todo com apenas R$ 1,7 milhão ao mês é de que o hospital prioriza a totalidade de seu atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e que essa conta fica pesada ao município.
Prometeu ,tem que cumprir!
Ora, o prefeito não prometeu em campanha 100% SUS e até o FHC duvidava. Agora não adianta choramingar ao JRC (fui eu que inventei essa sigla), João Raimundo Colombo, pra que ajude o Rutinha, sendo que o laudo dos próprios médicos é que o hospital já tinha atestado de óbito assinado no ato de sua abertura... Cruzes!
Xeirando mal
Não é droga, mas tem um cheirinho- de nhaca ruim. Vou explicar: passaram quatro diretores hospitalares em dois anos, uma média de um por semestre... Agora o diretor chamado veio de Blumenau a mando do deputado estadual Renato Vianna (PMDB), mesmo partido do prefeito Periquito (PMDB).
Num guento!
Coço meu cocuruto aqui pra tentar entender o que o PMDB tem a ver com a Cruz Vermelha - que tá indicando irmão do ex-deputado e pré-candidato a prefeito na galega Blumenau -, inclusive dizem que deixou sua herança lá pelo Hospital Santa Isabel, em Blumenau, onde atuou estrategicamente. Será que a estratégia continua em BC? Façam suas apostas...
Lição
Com uma chuva de denúncias envolvendo a reputação da Ruth Cardoso, uma das maiores sociólogas da humanidade, que deve estar se revirando no túmulo por terem usado seu nome numa barbárie dessas, fico pensando se o saudoso e memorável advogado Dalmo Vieira diria, ao vislumbrar esta situação medonha, com a categoria que lhe era peculiar: é phoda, mas phode!
Agora vai CPI...
Com certeza, cada vez que o vereador Nilson Probst abre a boca cria uma situação desastrosa ao governo. Foi ele que criou a CPI do Santa Inês ao falar que o nosocômio tava pior que cigarro queimado na xepa e que um muro de contenção, na época, custou mais de 700 mil reais, feito emergencialmente sem licitação, e tinha até parente do vice-prefeito, mas isso não foi explicado e ninguém mais falou... Agora faz parte da massa falida do Santa Inês.
Desafinado
Quando Nilson começou a falação, achei até que ia defender, mas deu com os dois pés e chamou a atenção do alcaide para situação que o Pirica já presenciou no couro ao passar dois dias no hospital. Dizem até que passou mal, vai saber, tomara que não precise de um daqueles dois respiradores artificiais, se não os médicos vão ter que matar um pra salvar o prefeito. Nem parece que Nilson tava cheio de cargos na saúde e educação...
Aliás... Educação!
Sobre aquela renca de exonerações a pedidos que a prefa fez na Educação e o prefeito disse que não sabia de nada: tem gente lá do alto da Dinamarca que jura com os dois pezinhos juntos que as exonerações foram todas de indicações do Nilson. Será, meu Pai eterno? Com a palavra quem souber mais sobre o fato....
Muita pressão...
A prefeita loirosa da capital da pedrada e do tiro ao vereador, Luzia Coppi (PSDB), teve um piripaque na terça-feira e teve que ser socorrida. Apesar do susto, já retornou às atividades no comando do município.
Em cima
O secretário da Educação de Itajaí, Edson das Medalhas, ops!, dÁvila, em contato com o socadinho escriba diz que quer saber direitinho essa história que andam assoprando pelaí de que uma professora estaria à disposição de um vereador peixeiro. O professor Edson garante que está de zoio em qualquer irregularidade. E que vai coibir com rigor. Parabéns!
