JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Inauguração da ETA
O secretário de Desenvolvimento Regional, Fabrício de Oliveira (PSDB), às vésperas de deixar o cargo, visitou várias escolas da região na semana passada
A Eliane Rebello (PMDB), representando o governo do estado; o secretário de Obras Tarcízio Zanelato (PP) e o subprefeito da Itaipava, Artur de Jesus (PMDB), a prefa de Itajaí; entre outras artoridades de Brusque e o deputado da leleia Volnei Morastoni (PT); estiveram reunidos pra informar sobre a construção da ponte do Limoeiro, entre outros temas de interesse da comunidade. Na imagem é possível ver a distância entre a Eliane (que foi vice-prefeita) e o barbudinho Volnei (que foi prefeito). Tão longe e tão perto...
Será inaugurada na manhã de hoje a ampliação da estação de Tratamento Água (ETA) do São Roque, em terras peixeiras. Foram espirrados na obra mais de R$ 30 milhões, entre recursos do governo federal e do município. Com isso, a capacidade de tratamento do precioso líquido do Semasa dobra, com 1100 litros por segundo.
Águas aos borbotões
E olhem que, lá pra cima, entre Brusque e Botuverá, e próximo ao nascedouro do Itajaí-mirm, que é Vidal Ramos, o rio andava meio que no fundo, seco. E as torneiras continuaram cheias aqui. Os investimentos e a atual gestão do mineirinho come quieto, Flavinho Farias, iniciados em 2009, mostraram resultado, com a ausência de falta de água no verão medonho que tivemos.
Municipalização
É a coroação da municipalização, como caminho único para que as cidades cuidem de necessidades básicas, como a água. E tudo isso acontece às portas do Semasa completar nove anos, em abril, tendo sido criado pelo ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), e o Luiz Carlos Pissetti (DEM), com muita luta. A municipalização é o modelo. Para alguns, não hoje, será inevitável no futuro em outros municípios...
Em Brasília
Toma corpo a proposta do vereador Níkolas Reis (PT), para que vereadores, prefeito, ACII, Intersindical e sindicato dos trabalhadores estejam na reunião do fórum Parlamentar Catarinense, na terça-feira, com os 16 deputados e três senadores, pra dar um toque sobre a resolução 72. Devem seguir pra Brasília a vice-prefeita Dalva Rhenius (PSD), o Luiz Carlos Pissetti (DEM), o próprio Níkolas, entre outros.
Estamos aqui!
Apesar do governador Raimundo Colombo (PSD) e a ministra Ideli Salvatti (PT) estarem fazendo sua parte, Itajaí necessita dizer estamos aqui!. A resolução 72, que está pra ser votada no Congresso, unifica as alíquotas de importação entre os estados. Santa Catarina tem uma das mais baixas, o que movimenta a economia de montão. Se ocorrer a unificação, a cidade vai perder mais de R$ 50 milhões/ano em ICMS. Um caos!
Devagarzinho...
Níkolas acredita que a melhor proposta é a do senador Luiz Henrique (PMDB). O bigodudo LHS propõe uma unificação gradual, ano a ano, até chegar a 6%. Aí todos teriam que rezar a mesma alíquota. E não esse baque da noite para o dia. Imagine o efeito dominó na city. Empresas de importação fechando. Empregos se escafedendo. E por aí vai...
Farra do furgão
O pau pegou no mercado público. Tudo por conta de um sujeito que costuma estacionar o seu furgão no estacionamento nos fundos, entre o mercado velho e o do peixe. Todo mundo já fica puto por conta disso, já que tira a visão lá de trás. E, no sábado, o caldo de peixe ferveu e entornou divez! O cara, com o local apinhado de turistas e nativos, resolveu, na caruda, lavar a caranga.
Dedo na cara
Foi o que bastou para o João Martins ir lá tirar satisfações. Deu griteiro, o Magru Floriano também foi lá e o cara lhe deu de dedo. Sendo que Magru deu um tapaço no dedo do cara. Aí, quem correu pra brigaçada foi o Cícero, do PSDB. A maior farra do furgão do sul do mundo! Tiveram que segurar o Martins, Magru e Cícero, e o dono do furgão e seus amigos. No fim, a figura tirou a sua caranga.
Falta de simancol
Realmente, um absurdo. Falta de senso do sujeito, de respeito para com a cidade. Onde já se viu colocar um furgão pra ser lavado, em pleno sábado, atrás do mercado, onde vai uma pá de gente, muitos turistas?! Talvez a solução fosse, aos sábados, a Codetran proibir o estacionamento nos fundos, entre os dois mercados. Fazer o que, né. Já que tem gente que não se manca...
Vão cuidar das suas vidas, pô!
Linguarudos de plantão da Maravilha do Atlântico estão de cara com a patroa do secretário da Fazenda, Fábio Flor (PP). Os zoiudinhos têm visto a muié do progressista na boleia de uma caminhonete BMW. Alardeiam que o baixinho intisicado saiu meio que quebradão da campanha a deputado estadual. Arreda, raça de bocudos! Seus infelizes! Vão trabalhar, cambada!
Vergonheira!
Eleitores da Maravilha do Atlântico têm um bom exemplo do tipo de vereador que não devem eleger: os nobres edis tucanos. Não fazem e não sabem fazer oposição e atrás de suas ações deixam sinais mais do que evidentes de que estão mais preocupados com seus umbigos emplumados. Afinal, grande parte tem membros da família trampando na prefa.
Pra ficar ligado!
Um assunto que merecia uma boa bizoiada do Ministério Público, mas que nenhuma de nossas amadas excelências excelentíssimas tem coragem de mexer, diz respeito ao salário dos mais de 250 barnabés municipais beneficiados pela antiga lei de incorporação salarial.
Bota o bago!
Pois, fora a incorporação, o reajuste trienal não tem sido realizado sobre o salário da efetivação em concurso público. Por isso, tem muita gente ganhando 10, 15 mil reais por mês. E ninguém toca no assunto. E, lógico, tem muito vereador que não tem interesse em falar sobre isso, pois pode mexer com alguém da família, ou no seu próprio bolso, não é isso caro BicuDão Koedderamm (PSD)?
Cruz em chamas
O MP, através do promotor Rosan da Rocha, já iniciou trabalho pra saber como a Cruz Vermelha tem investido os quase dois milhões de reales que recebe mensalmente da prefa pra tocar o hospital Ruth Cardoso, que tem sido alvo constante de denúncias de péssimo atendimento.
Santo Antônio
O MP deveria tomar conhecimento também do fato da administração do hospital, que não visa lucro, ter em sua equipe assessoria de imprensa, além de investir em publicidade. Há poucos anos o assessor se meteu em um baita escândalo no caso envolvendo o hospital Santa Antonio, na galega Blumenau.
Oh, tristeza!
É triste pensar que o Auri Pavoni imagina que está economizando grana pública fazendo e refazendo obras. Bem, essa semana ele deixa o cargo nos altos da Dinamarca para se dedicar ao Facebook em tempo integral. Daí poderá se explicar melhor.
Uma pá
Esta semana, outros nomes do primeiro escalão do Pirica devem pedir o boné, que é a primeira iniciativa de quem pretende participar do pleito que se aproxima. Spósito, Fábio Flor, Arlindo Cruz, Maraschim, Nilson Probst, entre outros, carcam.
Tudo errado
Olha, acredito que tá tudo errado. Não deveriam ter 50 árvores listadas em Itajaí como imexíveis. Todas as árvores na city, que tem poucas em suas vias e na região urbana como um todo, deveriam ser preservadas. Aí sim, quando da necessidade de corte, deveriam ter critérios rígidos pra que fosse realizado.
Nada X nada
Os puxas da Famai endoidecem com esse socadinho escriba. Mas a grande verdade é que o órgão anda capenga. O que mudou nos últimos tempos? O que fez ou promoveu? O mais do mesmo! No passado, trocou câmera fotográfica pra derrubar morro. Hoje, lista apenas 50 árvores pra preservar! Isso é cuidar, zelar, promover o meio ambiente?
Dedo na ferida
Os caras pagos a peso de ouro não têm nem condições de resolver seus problemas paroquiais. Nem pra alugar ou reformar onde estão instalados. Ou mesmo pra consertar um veículo, como uma caranga que faz seis meses que está numa oficina, sabe-se lá onde... É tudo na base do 10 por hora. Empurra hoje, pra ver se resolve amanhã. E eu que sou bocudo! Ah, para né!
Bonitona na área
A bonitona Paulinha da Silva (PDT), no fim de semana, fez uma rodada de visita aos partidos da Capital do Mergulho, Bombinhas. O presidente do DEM de Bombinhas, Paulo Cesar de Moraes, aposta na muié como candidata e apresenta os nomes de Fernando Borba e da veterinária Andrea Dietrich como vices. Paulo garante que esse abraço com o PDT conta com apoio de deputados estaduais do PSD, PMDB e PSDB.
