JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Espalhando a cizânia
O prefeito Albert Stadler, o Curru, deixou o PTB e assinou a fichinha do PDSB, na última sexta-feira, junto com o deputado estadual Dado Cherem, o ex-vereador de Porto Belo, Zeca Serpa, e o presidente da sigla na city, Nino Albertsen. Curru é o nome que vem sendo ventilado para ocupar a principal cadeira estofadinha da SDR
O secretário de Turismo e presidente do PSD do outro lado da vala, Navegantes, Joãozinho Matos, em visita ao socadinho escriba, na última sexta-feira
A falação do presidente da Fundação Liberdade e Cidadania, José Carlos Aleluia, que é ligado ao DEM, jogou mais lenha na fogueira dos que defendem que o PT, purexemplo, em Itajaí - não se abrace com os partidos ditos de direita, ao afirmar, no encontro da sigla, em Floripa que: Feliz o estado que não tem governo do PT, e felizes os partidos que não se curvam ao PT!
Bizolhem lá!
O presidente emplumado sem fraturas e pré-candidato ao paço da Vila Operária, Deodato Casas, quando provocado no Mercado Público, no finde, de que seria vice do Luiz Carlos Pissetti (DEM), devolveu que o pessoal precisava analisar as pesquisas. O problema é que cada candidato parece ter a sua própria pesquisa. Será que o Deodato, Pi7, Nikolas e Jandir tem cada um, números que lhes são favoráveis?
Pavan e Mannes
O homi que manda no cofre do DEM peixeiro, Paulo Mannes, deu uma papeada com o ex-governador atucanado Leonel Pavan, no encontro do DEM, e lascou que as três legendas juntas (PSDB, DEM e PPS) têm hoje a maior oportunidade da história política de Itajaí de elegerem o prefeito.
Dinovo, as pesquisas...
Quando o galego Mannes quis puxar a sardinha pro lado do Pissetti, Pavan foi enfático em afirmar: Em Itajaí, entre Pissetti e Deodato vou sugerir trabalhar para que o cabeça de chapa seja aquele que estiver melhor nas pesquisas, lá no mês de maio e junho.
Boa relação
O gerente Administrativo, Financeiro e de Recursos Humanos da Famai e presidente do Conselho de Meio Ambiente, Arno Lapa, o Lapinha, apesar de lotado no órgão, foi colocado, informalmente, pra trampar na secretaria de Relações Temáticas e Institucionais, comandada pelo ex-vereador Márcio Silveira (PMDB). O problema era o clima de guerra entre Lapinha e o superintendente Paulo Cesar, o PC.
Resolve hoje?
Há quem garanta que, com o retorno do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), vai se resolver o que deve ser feito do Lapa, que também é presidente do Partido Municipalista Nacional (PMN), e que jura que tem nove segundos na TV. A lenda conta que ninguém quer o Lapa. Até o secretário da Agricultura, Carlos Rebello, quando perguntaram se acomodava o homi, teria lascado um sonoro não.
Contar rolinhas...
Há quem diga que vão colocar o Lapinha pra contar rolinhas, como fez o ex-prefeito Arnaldo Schmitt com o Maçaneiro, da secretaria de Obras. Quando o alemão assumiu, mandou o cara que era oposição - contar os caminhões que levavam os entulhos da city pra Itaipava (naquele tempo pagavam por bruto). Um dia, ele procurou o prefeito pra reclamar que entrava pouco caminhão. Então vai contar rolinha, urubu, pardal..., teria respondido Arnaldo.
Gestão de Saúde
Concordamos que o governo do estado necessita se coçar para ajudar no custeio dos hospitais Ruth Cardoso e Santa Inês. Agora, também é preciso atentar que a situação, muitas vezes precária da saúde, é um problema de gestão. E, enquanto a saúde na Santa & Bela é referendada pelo Ministério da Saúde, alguns municípios que são vitrine se vangloriam de investir 27%, ou seja 12% a mais do que preceitua a lei...
Capotam na curva
Não alcançaram a excelência que deveriam até por conta de ser vitrine para o país e o alcaide ter prometido, quando era candidato, que ia alavancar a saúde aos píncaros da lua. Naquele tempo, Periquito enchia a boca pra dizer que, com o orçamento milionário que a cidade detinha, iria revolucionar a área. Três anos depois, patina, patina e patina...
Saúde técnica
A grande verdade é que a saúde caminha a passos largos pra ser, a cada dia, mais técnica. Com isso, fica evidente a ineficiência de gestores no comando de referidas pastas. Vou repetir: o prefeito tem mais é que pedir que o Estado faça a sua parte quando se refere ao custeio. Mas a saúde de Balneário Camboriú tá devendo melhorias. E não é este socadinho escriba que aponta tal verdade...
Ninguém merece
Outra coisa triste é essa vergonheira do pronto-socorro do Marieta, e a história de colocarem fitinha no pulso do povo. Uma com uma cor pra ser atendido de imediato; outra fita pra ser atendido em até duas horas, e por aí vai. Uma palhaçada! Isso é brincar, zombar com a saúde da população. Pior que não muda. Ninguém resolve. Nem quem está e nem quem já esteve no poder... Criem vergonha na cara!!!
Acasalados
O PP da capital manezinha decidiu se coligar com o PSD, em busca da cadeira mais estofadinha do paço. Os progressistas vão indicar o vice na chapa encabeçada pelo deputado estadual César Souza Jr. O nome que deve ser apontado, provavelmente, será o do vereador mais votado no último pleito, João Amin. Sua mãe, a ex-prefeita Ângela Amin, nos píncaros da lua das pesquisas, declinou em nome do projeto. Fotos no Blog do JC.
Siscapou...
O PSD promete baita reunião no dia 2 de abril no Tiradentes, em Itajaí, onde deve apresentar novidades no seu elenco para enfrentar a novela eleitoral que se aproxima. O barbudão Douglas Cristino, que é presidente da sigla peixeira, não revela o que vem por aí. Mas há quem garanta que alguns nomes de pré-candidatos devem surpreender. Será que será?
Pirica leva na espinha a 40 km/h!
O homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), levou uma baita sumanta de pau na casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo. Até os vereadores da base de sustentação votaram contra o seu projeto que padronizaria a velocidade em 40 km/h na city. Acontece que já existe uma lei municipal e federal que regulamenta em 50 km/h. E o prefeito não cumpre, sendo que tem uma pá multas por passar dos 40 por hora.
Oito a um...
Quem levar ou levou multa pode recorrer, afirmou o vereador Dão Koeddermann (PSD). Foram oito votos a um. O único vereador que apoiou o alcaide foi o Roberto Quero que Fique Bem Claro de Souza Junior (PMDB). O embaraço na votação por ter ficado apenas um edil sentado fez com que o presidente Orlando Lero Anjoletti (DEM) anunciasse que a matéria havia sido rejeitada por maioria.
Resmungando
Na semana que passou, durante a votação de um requerimento que questionava donde tavam as calçadas no Comper e Mini Preço da rua Indaial, a loiruda Susi Bellini (PP) - que se absteve de votar - se estranhou com o colega de bancada, Vanderlei Dalmolin, e todos escutaram ela cutucar: você fala uma coisa lá e outra aqui! Sendo que Dalmolin ficou resmungando. As coisas não andam bem lá pros lados progressistas?
Bate e...
O vereador bigodudo Laudelino Lamim (PMDB), ao falar sobre segurança na semana que passou, na casa do povo peixeira, descascou no lombo do governo do Estado e não perdoou, mesmo sendo da base, o governador Raimundo Colombo (PSD). Lamim alfinetou que o Raimundão não gosta de Itajaí.
...assopra
Já a vereadora das belas pernas, Susi Bellini, toda vez que alguém critica o governador, sai em sua defesa, com mais veemência que os partidários de sua sigla, o PSD. Suzete afirmou que não é verdade e que Raimundo Colombo gosta muito da cidade. Que ele tem vindo muito aqui e cosa & losa. Claro que gosta, tanto que vai tirar o presídio da Maravilha do Atlântico e jogar aqui. Brigadão, governador!!!
Do sapato
Aliás, Lamim anda emputecido com o presidente do seu partido na esfera estadual. Lamim acusa o vice-governador e presidente do PMDB, Pinho Moreira, de ter abandonado o partido em terras peixeiras, após o pleito onde se sagrou vitorioso. Pinho Moreira entregou a condução das indicações de cargos a quem tem menos votos que o número do seu sapato, deu sem dó o bigodudo. Pra cima de quem ele disparou?
Panelaço
O Airlon Jacques tá convocando o pessoal pra um panelaço em frente ao paço, onde vão entregar uma carta ao prefeito, já que faz um tempão que ninguém ajuda o seu projeto social desenvolvido no Marcílio Dias. Tudo bem, tudo 10. O estranho é que Jacques já se abraçou com meio mundo da política peixeira. E todos que ele abraçou se afastaram dele. Por que será, hein?
Bizolha lá!
O leitor destas mais do que esbugalhadas linhas encontra um algo mais no Blog do JC, no site do jornal mais lido do sul do mundo. Bota os bagos do zoio lá: www.diarinho.com.br.
