JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Fato político?
No dia de hoje, o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), vai falar durante uma hora na Comissão de Saúde da leleia, que será transmitida pela TV Alesc pra toda Santa & Bela Catarina - sobre a problemática da saúde na Maravilha do Atlântico Sul. Dar nos dedos e cobrar do governo do estado seu empenho e participação no perrengue dos dois hospitais, na city: Santa Inês e Ruth Cardoso.
Vitrine nacional
Acredito que como saúde é o que interessa, o resto não tem pressa, o governo do estado, que teve como slogan de campanha, as pessoas em primeiro lugar, vai esticar o bago do zóio com mais atenção para esta situação, independente da questão partidária. Saúde é uma luta de todos. E, quer queira, quer não, Balneário Camboriú é uma baita vitrine hoje, não apenas estadual, mas nacional. Daí...
Cobrar e fazer
O alcaide não faz mais do que a obrigação (é um dever e promessa de campanha) puxar pelo cofre municipal e bancar a conta, afinal, não pode em momento algum deixar a população a descoberto. Assim como o secretário estadual de Saúde, Dalmo de Oliveira, e o governador Raimundo Colombo (PSD), envidarem ações pra resolver essa situação que pesa desfavoravelmente pro lado do estado.
Cosa estranha
Agora, acho esquisito que um nosocômio que necessita de tantos recursos como o hospital Ruth Cardoso, ande pagando mídia em tudo quanto é canto. Apesar de os valores das publicidades não representarem nem um pingo nas despesas da instituição é preciso mostrar bom senso e exemplo. E num é?
Um monte
Coço o cocuruto no sol inclemente, quando chego pra bizolhar a solenidade da inauguração do complexo penitenciário Ademir Manoel Furtado, o Bozó. Aliás, quem bufa de que não citaram o homenageado uma única vez, é o ex-vereador Manoel Rodrigues da Conceição, o Nelinho (PPS). O texto veio prontinho da Capital Manezinha. A falação citou Canhanduba e nada do Bozó. Só porque ele trabalhava pra soltar e não prender?
Vices
O homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), não deu as caras, mandou o vice, Claudio Dalvesco (PR), representá-lo. O alcaide de Itajaí, ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), zarpou pra Nova Zelândia pra largada da Volvo Ocean Race, mas a Dalva Rhenius (PSD) tava lá e a prefeita da capital da pedrada e do tiro ao vereador, loirosa Luzia Coppi (PSDB), túmem apareceu.
Quase tive um troço ruim!
O que me deixa de cara é que tinha um monte de comissionado do governo peixeiro, na plateia fazendo babação de ovo e bateção de palmas cada vez que um abobrão enaltecia esse mal necessário que é o cadeião de Itajaí. O mais terrível, e vergonhoso, foi ver uns baba ovo de Itajaí batendo palmas para o Raimundão quando ele disse que ia derrubar o presídio de Balneário e construir outro aqui. Ah, para né!
Livre, leve e solto
E que já mandou edificar outra jaulona de presos de BC, aqui bem do ladinho do complexo penitenciário. Phode? E aquela camarilha toda batendo palmas e parabenizando o mandatário-mor da Santa & Esfolada Catarina? Quase tive um troço ruim, quando escutei e vi a babação. Ajudai, Pai eterno!
Ninguém liga
É lógico que Itajaí vai se calar. Já recebe a lixarada que a Engepasa traz da Maravilha do Atlântico e, tanto o alcaide de Balneário Camboriú, o Periquito, quanto o de Itajaí, não resolvem pica nenhuma. Periquito porque caga e anda pra situação, afinal, tá se livrando de uma bronca que é o lixo. O de Itajaí, aparentemente, porque a prefa deve a alma pra Engepasa, e então o negócio é empurrar com a barriga até Deus sabe quando.
Mas peraí
Agora, tudo bem que Balneário e Camboriú contribuíram pra comprar o terreno. Se eu fosse macriado poderia dizer que Itajaí entrou com a bunda e os outros com o p... Afinal, já que recebemos o lixo, não custa nada receber toda a bandidagem do sul do mundo. As lideranças políticas de Itajaí, o prefeito Jandir Bellini, o deputado Volnei Morastoni (PT), tem que no mínimo berrar contra essa poca vergonha. É pracabá!
Joãozinho, Joãozinho, Joãozinho...
O presidente do PSD e secretário de Turismo de Navega city, Joãozinho Mattos, foi citado três vezes pelo governador Colombo, quando de sua passagem pela cidade pra inaugurar a subestação da Celesc. Aliás, a sigla pretende lutar com unhas e dentes pra ser vice na reeleição do prefeito Bob Carlos (PSDB). E isso que tudo vai ser decidido pelas pesquisas lá na frente. Quem cedo madruga...
Morre tudo?
Com a inauguração da penitenciária do Fim do Mundo, que vai pegar tudo quanto é bandido das redondezas e que já nasce socada, a Comissão Intermunicipal de Segurança perde um foco. Agora, vai ficar agarrada na questão do Casep, que abriga os menores que fazem merdança pelaí. Quando resolverem, o que fará o Cisp?
Papagaios de pirata
Se o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo, dá um rasante pela região, o pessoal do PSD da Maravilha do Atlântico corre feito louco atrás pra posar na foto. O vereador e dublê de novela mexicana, Claudir Maciel, é mais comedido. Quando apareceu no paço peixeiro, na segunda-feira, tava perguntando o que ia rolar... Num sabia?
