JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nikolas e Ideli
O vereador e líder da oposição no ex-aquário peixeiro, Nikolas Reis (PT), encontrou-se com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), na última quinta-feira. O vermelhinho tratou de questões institucionais e pedinchou à abobrona poderosa que trate a cidade com excepcionalidade, quando soube que Itajaí perdeu recursos do PAC saneamento por conta de falhas no projeto.
Ajuda & política
Além de pedinchar que reverta a situação, logicamente que rolou um papo sobre política. A fala de Níkolas no release é de um candidato oposicionista já em campanha. Primeiro subiu no muro, ao se abster de votar as contas de 2009 do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Depois, no release da visita a Ideli, ataca quando lasca que é imperioso fazer o saneamento e diz que a cidade não pode sofrer por conta da incompetência do gestor.
Contra mão
Ou seja, chamou o prefeito de incompetente e, sem citar os eventos, mas já os sinalizando, deu a devida importância a Volvo Ocean Race, que é criticada por setores mais radicais da sua sigla, ao colocar: Itajaí receberá eventos e investimentos importantes, que entram em conflito com a disparidade entre beleza e poluição... Leia mais no Blog do JC.
Oposição e situação lá
Interessante é que o Níkolas Reis tava em Brasília e o prefeito Jandir Bellini, o padre, ops!, superintendente do Porto, Antonio Ayres (PSB) e o presidente da casa do povo, Luiz Carlos Pissetti (DEM), também deram um rasante pela capital federal, no mesmo dia. Enquanto o petista papeava com a ministra, o trio esteve na Antaq e com o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, pra tratar de questões relacionadas à Marina do Saco da Fazenda.
Técnico e político
O Fernando Deichmam Pereira Filho pediu a sua exoneração do cargo de diretor administrativo e financeiro do Semasa em Itajaí. E, quem deve voltar a ocupar o cargo é o Ivo Coelho, que já respondeu pela função na autarquia no passado. É uma nomeação técnica e política. Quando rolou a notícia, voltou à tona o nome do ex-vereador Nelinho e do Baga da Celesc. Ainda tem o cargo de diretor Operacional vago lá. Entocê!
Mais dois
Ontem cedo, o celuloso não parou de tocar. Eram simpatizantes do PSD e PP. Todos encabreirados com o esquecimento das siglas na breve observação do socadinho escriba sobre a movimentação política, neste ano eleitoral, na city praiana mais amada do sul do mundo. São duas siglas que podem aumentar o previsto inferno astral do homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), logo após o carnaval.
De pé a ponta
O PSD está literalmente rachado na praia mais cobiçada deste lado do mundo. De um lado, o líder da oposição, o vereador e dublê de novela mexicana, Claudir Maciel. De outro lado, o BicuDão Koedermann, presidente do Parlamfri (que insiste em não prestar contas do dim-dim que entra e sai) e barnabé municipal muito bem assalariado (o que realmente ele faz nunca foi muito bem esclarecido).
Claudir X Dão
Na queda de braço, um dos dois terá que sair vencedor. Há quem aposte em Claudir, pois este nunca afirmou que não aceitaria compor como vice, enquanto o BiKudo, numa porrada de vezes garantiu e jurou de pés juntinhos que só aceitaria ser cabeça de chapa. Portanto, tudo indica que é mais uma sigla que não dará apoio a Pirica, sendo Dão um fato isolado.
Zé Galinha
O mesmo acontece com o Partido Progressista. Fabio Flor e os lageanos devem ser os únicos a manter o apoio ao Pirica, em troca de empregos. O mesmo já não acontece com o vereador Zé Galinha, ops!, Zé Hannibal, que tem sido massacrado por uma enorme pressão, não se dobrou. Mas enquanto os dois se engalfinham em uma discussão sem fim, quem deve definir o destino da sigla do turco Esperidião Amin é o médico Pedrinho Cabral.
Esperança
O nome de Pedrinho é a esperança dos tucanos pra compor com Fabrício, Pavan e Rudis Cabral. De família pra lá de tradicional, tem o mano, ex-prefeito e ex-vereador, Rudis Cabral, como o representante político, de acordo com os princípios apregoados pelo patriarca. Mas parece que o próprio Rudis aceita rever o posicionamento, o que, sem dúvidas, será um profundo e desolador golpe nas pretensões do atual chefe do executivo.
Voltarei ao assunto.
Figuras etéreas
Recebi telefonema ontem de uma figura do alto escalão da política da praia mais desejada do sul do mundo, dando conta de que meu nome estava cogitado para a nova versão do filme Caça Fantasmas. Isso por conta de uma nota publicada neste espaço falando que existiam criaturas do além na casa do povo e que essa gente só era vista em festinhas por aí, mas trabalhar que é bom, nadica de nada...
Bago em cima
Não sou justiceiro, mas acredito que este espaço está cumprindo com o seu objetivo de transparecer a verdade, doa a quem doer. Toda vez que recebo um email, telefonema, enfim, informação dos meus diletos leitores - tenho que esclarecer os fatos, sempre me pautando pela ética, no respeito e no comprometimento de quem estica o bago dos zóios, um dia sim e outro também, nestas mais do que estrebuchadas linhas.
