JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Candidata a vice e...
Os linguarudos de plantão contam que a vice-prefeita Dalva Rhenius (PSD) não abre mão de sua candidatura ao mesmo cargo ao lado do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), neste ano de 2012. E mais, desta vez, não vai abrir mão de uma candidatura a deputada estadual, na próxima. Será na base do vai ou racha divez!
Ou um ou outro
Há quem diga que o grupo pensante da eleição deste ano, ligado ao paço peixeiro, vai promover uma reunião lá na frente pra colocar alguns pingos em muitos is. E que quem for candidato a vice não será candidato à leleia. Será que a Dalva, com toda a sua convicção, vai aceitar, pela terceira vez, não ser candidata a deputada?
Ciumeira danada
Tá provocando uma ciumeira medonha o fato de, vira e mexe, a mana do alcaide JB estar no último andar do prédio da prefeitura, no gabinete do prefeito. Os bocudos lascam que um dia sim e outro também a loiruda das pernas tostadas e pra lá de torneadas, Susi Bellini (PP), tá por lá. O que anda deixando edil da base enciumado e outros pretensos candidatos também. Qui coisa, meu povo!
É pau, é pedra...
Tem um grupo de arquitetos da prefa que quer porque quer derrubar o secretário de Desenvolvimento Urbano de Itajaí, o meio careca Paulo Praun. E entre esses tem um que é filho do novo diretor do Turismo, João Carlos, que estaria, ainda segundo os bocudos, trabalhando para a candidatura do Deodato Casas, com a promessa de que, se o emplumado ganhar, ele será secretário da SPDU. Será que será?
Mundo quadrado
Num é mole não! Na região tem um ex-prefeito que terá que ver a muié que gerou um filho seu, fora do casamento, sendo candidata a vereadora. E o pior é que o ex-alcaide deseja lançar um parente candidato ao legislativo também. A vida é complicada. Toda ação gera uma reação igual e contrária...
Bate estacas
O vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM) tentou emplacar projeto em 2006 pra acabar com essa poioca do bate-estacas azucrinando na cachola e rachando as casas vizinhas de onde a geringonça está socando a terra. O governo se fez de cego e nem te ligo. Hoje, quem tá pleiteando pra proibir o bate-estaca é o vereador Marcelo Werner (PCdoB). Espero que o governo enxergue dessa vez e mande um anteprojeto de lei.
Paul lá
O prefeito Jandir Bellini já nomeou o novo chefão da coordenadoria da Moralidade Administrativa da prefa peixeira. Trata-se do Paul Estanislau, que tava na Ouvidoria do Município. Ontem, ele já participou, inclusive, da reunião dos abobrões estrelados do paço da Vila Operária.
Anjo com pureza...
O presidente do PSD de Itajaí, barbudão Douglas Cristino, aprovou a lei da Ficha Limpa na contratação de cargos pra esfera pública municipal. Agora, o presidente do legislativo da Maravilha do Atlântico, Orlando Lero, ops!, Anjoletti (DEM) aprovou lei similar. Será que estão tendo esse cuidado por aqui? E lá, terão?
Mais ficha
Outra lei, que acredito que nem foi regulamentada ainda, é a do desassossegado presidente do legislativo peixeiro, Luiz Carlos Pissetti (DEM), que é uma espécie de Ficha Limpa na contratação de empresas pra trampar com o município. Não se sabe se entrou em voga e se vem sendo aplicada. Quem é que sabe?
Cumé que é?
Ainda não se sabe quando as excelências excelentíssimas irão bizolhar a questão do Conselho Municipal de Transporte Público, que estaria bichado, e o aumento que a empresa de busos Coletivo Itajaí pedinchou, que agora não é mais sancionada por decreto, caindo nos ombros do prefeito. Nossos heróis legislativos é que vão decidir. É uma dor!
Tucanos afinados
A esperada reunião na noite de segunda-feira, no apê do atucanado Leonel Pavan, na Maravilha do Atlântico, teve presença maciça de lideranças, prefeitos e deputados emplumados. Ato simbólico com o abraço de Pavan e dos então divergentes deputado Marcos Vieira e o federal (por enquanto...) secretário de Estado da Educação, Marco Tebaldi, selou a unidade entre os tucanos, que prometem andar de bicos juntinhos durante a campanha eleitoral deste ano.
Palmas entre si
Tebaldi, que já chegou a pensar em contestar o mandato de Pavan na executiva estadual do partido, agora diz que ele é melhor presidente estadual que o PSDB já teve. E a caravana começa já por São Miguel do Oeste neste findi, como a penca tucana reunida e batendo asas, digo, palmas, entre si.
Vão cobrar
Apesar de decidirem que vão continuar agarrados apoiando o governo estadual (são tolos de largar as tetas!) na coligação com o PMDB e o PSD, ex-Demos (DEM), os tucanos vão continuar cobrando o que lascam como espaço justo e adequado a tal da geografia das urnas no governo tranquilão e pra lá de calmo do Raimundão Colombo.
