JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pau pegando
Fontes palacianas do socadinho escriba dão conta de que o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), teria dado uma prensa no Paulo César, o PC, da fundação de Meio Ambiente de Itajaí (Famai). Tudo porque a coisa estava a 10 por hora. Imaginem, 10 por hora e ele ainda parando pra fumar... A prensa teria surtido efeito, agora estão andando a 10,5 km por hora...
Sem nomes
A grande verdade, que não se diz e muito menos se admite, é que fartam bons nomes pra suprir uma mudança. E isso não se aplica apenas ao PC da Famai, mas a vários cargos da atual administração de Itajaí e de todo sul do mundo. Além da história de que muitos destes cargos são de acasalamentos políticos. É o toma lá dá cá, quando o partido se agrega ao seu projeto político eleitoral e ganha um cargo se o sujeito se elege.
Vergonha
Além dessa tristeza, tem ainda a questão dos salários na esfera pública. Na iniciativa privada, um sabichão especialista ganha os tubos. Já na prefa, o nível salarial é baixo. O intisicado Denísio Dolásio Baixo esta semana em entrevista ao Dario Silva, na rádio Clube, admitiu que recebeu convite pra ir para o governo JB, e pontuou que uma das razões de não aceitar é porque os salários são muito baixos. Menores que sua estatura...
Uns trabalham...
E depois, tem ainda a história da máquina inchada, de pastas obsoletas, que poderiam ficar num mesmo chapéu. Afinal, tem secretário em Itajaí, como o de Obras, Tarcísio Zanelatto, o Zé do Codetran, entre uns poucos que se estrebucham ralando direto. E outros que, infelizmente, esquentam cadeiras coçando sacarias e periquitas.
Só que...
...é necessário voltar à história da Famai e da grana que a associação de Moradores do Bairro Fazenda recebe pra cuidar do Parque do Atalaia. No ano passado, foi da ordem de R$ 902 mil. Já que este ano é eleitoral deve ser espirrado o mesmo valor. Só que tem quem deseja mais... O que estaria dificultando, segundo as línguas afrouxadas, a assinatura do convênio.
Parquinho
E, tem, também, segundo essa raça de bocudos ambientalistas, um rolo de um parquinho que não poderia ser adquirido, mas que compraram. Como a situação andava enrolada, teria aparecido uma grana milagrosa que salvou os brinquedos adquiridos. Só não entendi o porquê do buxixo de que tem o dedo de um vereador ou vereadora nessa história. Deve ser coisa dessa raça de infelizes. Vão trabalhar pô!
Itajaí, ganhando!
Empresa multinacional vai se instalar naquele baita terreno na Murta - que pertencia à família do alemão, o ex-prefeito Arnaldo Schmitt (PMDB). É um estaleiro que vai torrar 15 mil toneladas de aço/mês pra construir embarcações de apoio à plataforma de petróleo. Devem ser gerados 200 empregos imediatos e, logo, logo, outras mil vagas. Fala-se que outro estaleiro poderoso já está a caminho pra se instalar em Itajaí. Qui bom!
Ponte na Murta
O problema é que a bendita ponte prometida por meio mundo de políticos, ligando Itajaí a Navegantes, deve ser construída na Murta. E a Murta pode virar terra dengo-dengo, já que está ficando sem acessos. Ou o pessoal memória curta sisqueceu da rua Eugênio Pezzini que foi trocada com a Gomes da Costa?
Brejo em fúria
Ali na região do Brejo o pessoal tá em fúria também. Tudo por conta do papo de que o poderoso empresário Júlio DÁvila, que é mano do Zé das Medalhas, ops!, secretário de Educação Edson D´Ávila, estaria querendo fechar uma via pra modi de ficar mais melhor di bom para o seu terminal portuário particular. E os moradores? Ah, esses só são lembrados na hora do voto...
Dois comissionados e um efetivo
O desassossegado presidente da casa do povo peixeiro, Luiz Carlos Pissetti (DEM), protocolou no dia de ontem o projeto que prevê que dos três cargos na estrutura dos gabinetes das excelências excelentíssimas, da próxima gestão, um seria chefe de gabinete, outro assessor parlamentar e o terceiro assessor legislativo. Sendo que, este último, seria guindado através de concurso público. O projeto prevê outras mudanças.
PT nacional
Ontem, informação divulgada pelo PT de Itajaí, mostrou a exaltação do presidente da sigla na cidade, Davi Coelho, afirmando que as conversações e coligações devem passar democraticamente pelo diretório. E que, dependendo do caso, ainda tem que ter o aval do PT nacional. Que já lascou que não podem se acasalar com o PSDB, entre outros partidos.
Com o PSD, pode?
O vermelhinho Davi, inclusive, reiterou que não se coligam de jeito e maneira com o PP peixeiro, por considerarem que os progressistas representam a ala mais conservadora na city peixeira. Tudo bem, tudo bom. Isso quer dizer que poderiam, por exemplo, se coligar com o PSD do Paulinho Bornhausen. Ou, para o nada conservador Davi, eles ainda representam inimigos de classe?
Dar informações
Aliás, confesso que quando o sujeito me solicita informações sobre determinado endereço, tenho encontrado dificuldades pra ajudar. Afinal, me perco nessa história de esquerda e direita. Não sei pra que lado apontar quando é pra ir pra direita ou esquerda.
