Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Vermelhinhos respondem


O PT peixeiro realiza, na tarde de hoje, uma coletiva na sua sede, às 16h, pra falar sobre um monte de coisas. Além de manter o Davi Coelho na cadeira de presidente, deve divulgar que estão coesos, que o candidato da sigla é o Níkolas Reis, e reiterar que Volnei não é candidato e que essa história do seu grupo querer queimar o menino de ouro é pura bobagem. Então tá!

Diretório decide

Encontrei casualmente o presidente dos vermelhinhos no sábado, ali no posto Sinuelo, quando ele parou com a família pra rangar, antes de subir a serra rumo a Rio Negrinho. Instado sobre o convite do Denísio Dolásio Baixo pra bater um lero em nome do DEM, Davi foi incisivo: “O diretório é que decide se conversa”.

Vice que não é vice

Já escrevinhei neste espaço que o Denísio Dolásio Baixo não é candidato a vice. E não será candidato a nada. Está no DEM, como já esteve agarrado em outras siglas, e o entendimento no antigo PFL é que ele soma com as classes C, D e E. Enquanto o presidente Luiz Carlos Pissetti circula com mais desenvoltura nas classes A e B.

Ninguém quer

O grande dilema é que Pissetti quer ser candidato a prefeito e não vice. Níkolas quer ser candidato a prefeito e não vice. Deodato Casas quer ser candidato a prefeito e não vice. O que pode mudar é que tem tratativas, como do PSDB, que vêm de cima pra baixo. O diretório nacional do PSDB tem um acordo com o DEM pra que em Joinville os tucanos venham de vice. Será que vale pra Itajaí?

Melhor vice?

Tem quem tenha contratado instituto de pesquisa pra mês a mês monitorar o nome do melhor vice pra candidatura em Itajaí. Quer saber se mantém do pré ou se tem que correr atrás de outro nome pra compor e tentar se manter, ou chegar ao paço. É uma busca ferrenha...

Não conseguem

Já outros nomes na região, apesar de terem reais chances, não querem se arriscar a jogar fora todo um patrimônio adquirido e tem ainda os que enfrentam problemas que vão de filho fora do casamento até filho que fez burrada e pode levar o nome do seu progenitor na campanha deste ano. É terrível a questão privada se misturar com a pública. Mas tem gente pelaí que faz isso...

Regra três

A cada dia que passa fica mais evidente que o presidente do PSD é a Dalva Rhenius e não o vereador barbudão Douglas Cristino. Na passagem vapt-vupt do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo, por Itajaí, apareceu o presidente da sigla na Maravilha do Atlântico e do Parlamfri (que é isso mesmo?). Mas o Douglas nadica de nada. Parece que está desaparecido.

Donos de partido

Isso, na verdade, não é novidade em Itajaí e nem em nenhum lugar do sul do mundo. No PP quem manda é o Jandir Bellini. No DEM é o Pissetti. No PSD é a Dalva. No PT é o Volnei. Já no PV peixeiro quem manda é o carecão intisicado João Martins, já que os abobrões da sigla na capital manezinha avisaram que, enquanto o João estiver filiado, o partido Verde não existe na cidade. Ou seja, ele manda...

Sem sombra

Basta ver que ninguém nos últimos anos conseguiu se sobressair frente aos nomes listados. Os donos das siglas não deixaram ninguém crescer pra fazer sombra. E quem quis fazer voo solo longe dos mandarins teve que zarpar pra outra sigla. Com isso, é essa pobreza de opções para o futuro.

Pegorini, o sortudo

Além de prestigiar a posse da ACII no chicoso clube Guarani, na noite da última sexta-feira, e visitar este socadinho escriba, o casal Amin veio verificar a articulação da campanha do sortudo Fernando Pegorini, que caiu nas graças do turco careca e sua patroa.

Zovido na concha

Tem um barulho estranho na região da praia Brava, e não é a marola do mar nas areias da praia. Segundo as línguas de siri da orla, envolveria um papo de passarelas superfaturadas naquele paraíso. E o rastro de areia, ainda, segundo a raça de bocudos (arreda, seus infelizes!), vai dar lá na Famai. Será que será?

Contato direto

É inegável que o maior contato de Itajaí com o governo Raimundo Colombo tem sido através do deputado federal licenciado e secretário do Desenvolvimento Sustentável, Paulinho Bornhausen (PSD). O abobrão tem carreado, além de investimentos pra cidade, uma maior atenção do mandatário-mor da Santa & Bela Catarina pra terra peixeira.

Quem espera sempre cansa...

O PPS de Itajaí é um partido interessante. Lá se vão mais de três anos de mandato do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, e eles estão sempre reclamando que o alcaide não cumpriu o compromisso com a sigla. Mas quem tá na teta não larga da suculenta de jeito e maneira. Além disso, estão sempre no aguardo de uma semana seguinte, quando o prefeito vai cumprir o acordo, que nunca chega... Bocudo, eu?!

Cruz em credo!

O novo presidente da Amfri, que deve tomar posse na próxima sexta-feira, é o prefeito de Itapema, Sabino Bussanello (PT). O curioso é que, quando o ex-prefeito da Capital do Ultraleve Clóvis José da Rocha (DEM ou PSD) assumiu o comando da Amfri, há alguns anos, enfrentava processos na dona justa e acabou cassado. Sabino também enfrenta perrengues judiciais. Tem que se benzer!

Phode? Aqui phode!

Não se entende a sacanagem de donos de terrenos milionários na praia Brava e na avenida Osvaldo Reis, uma das mais importantes entradas e saídas da nossa amada city peixeira, com as calçadas em frente às suas casas. Muitos desses terrenos têm, que se fazer justiça, têm calçada, só que foram feitas há trocentos anos, e apenas no cimento. Estão detonadas, esburacadas.

Nem te ligo!

Mas o que não se compreende é o município não dar no lombo desses folgados. Isso é uma questão de se fazer entender, compreender que só vai valorizar a propriedade, embelezar a cidade e, o mais importante, dar qualidade de vida ao transeunte. Tem terreno sendo vendido por dois milhões de realzitos e não tem calçada!

Casa de ferreiro...

E tem outras situações que deveriam ser exemplo, por determinadas pessoas. Basta bizolhar a calçada do vereador mais votado de Itajaí, nas últimas eleições, o Maurílio Moraes (PSD), ali na Vila Operária, esquina da Alberto Werner com Alfredo Trompowski. O passeio tá feioso. Deveria ter uma calçada com a guia pra deficientes visuais. Mas é a tal coisa, casa de ferreiro, espeto de pau...

Bundada?

As línguas envenenadas lascam que um ex-abobrão de uma prefa da região, que foi apeado do seu cargo, ainda não teria engolido o pé na bunda e estaria ameaçando dar uma bundada no alcaide – com o intuito de lhe deixar descadeirado. Que coisa feia, meu Pai eterno!

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Reunião de Entisicados

JotaCê

Reunião de Entisicados

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Charge do Dia

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Itajaí em suspensão

Clique diário

Itajaí em suspensão

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

Mundo Corporativo

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas

Artigos

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas




Blogs

Não convidem

Blog do JC

Não convidem

 Quando a ansiedade anda ao lado

VersoLuz

Quando a ansiedade anda ao lado

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Blog do Magru

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.