JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
As águas não baixaram
Não se pode escrevinhar que o Governo do Estado se omitiu nesse novo flagelo das águas. Assim como não é possível, também, falar em omissão do Governo Federal, com a participação da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT). Contudo, esperamos mais ações. Até agora, foi muito pouco o que fizeram.
Grana federal
O governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), demorou pra dar as caras em Itajaí, e quando veio trouxe um milhão e meio de reais que, na verdade, é grana do Ministério da Integração Nacional. Não são recursos estaduais. Ou seja, fica demonstrado que, apesar do nosso representante na estrutura estadual, o Paulinho Bornhausen (PSD), a cidade ficou em segundo plano.
O mesmo olhar
A demonstração da nossa importância: caminhões da empresa Dalçoquio (ainda bem que temos empresários compromissados e conscientes), que estavam lotados de alimentos que seriam destinados a Itajaí, teriam sido (segundo linguarudos) enviados a pedido do governador para o aeroporto de Navegantes, pra que, através de helicópteros, fossem levados a Ilhota, Blumenau e Rio do Sul.
Respeito e vergonha na cara
Ninguém quer ser melhor tratado neste momento. Não se quer prioridade para Itajaí, frente aos nossos irmãos de outras cidades, vitimados por mais esta catástrofe das águas. O que se quer é respeito, atenção e ação. E não essa brincadeira que se torna realidade, uma realidade latente e patente de que Colombo só tem zoios pra sua terra, Lages, deixando o restante pra depois...
À disposição
Assim como ficou estranho a história de que a ministra Ideli Salvatti não teria conseguido que uma aeronave da Força Aérea levantasse voo trazendo mais de dois mil colchões, item que se tornou uma grande prioridade frente aos milhares de desabrigados que se acotovelaram nos abrigos municipais. Pra ser justo, é preciso relatar que os colchões na ordem de mil unidades - chegaram a Itajaí, na madrugada de domingo.
Estamos
E pra ser mais justo ainda, é necessário complementar que o Governo Federal, através da ministra Ideli, se colocou à disposição para, após a baixa das águas, disponibilizar recursos pra obras de recuperação no município. Aliás, desde os tempos do Governo Lula, a presença federal tem sido positiva, vide a reconstrução do nosso amado Porto.
Positivo
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), é um dos responsáveis para que perdas de vidas e de bens materiais fossem minimizadas. Apesar dos sabichões afiançarem que os efeitos das águas seriam menores, ele, quando estava nos meios de comunicação, reiterou a precaução e pediu que os moradores levantassem o que pudesse e deixassem suas baiucas. Parabéns!
Negativo
Mas Jandir tem também sua parcela de culpa. Afinal, ficou mais do que demonstrado que a dragagem do leito do nosso valão maior, o Itajaí-açu, minimizou o alastramento das águas na cidade, através da sua grande vazão. Mas foram deixadas de lado as necessárias obras de dragagem no canal retificado e no rio Itajaímirim. Não evitaria, mas ajudaria. Esse ponto foi negativo. Agora, é necessário retomar essa questão.
Devia dar de relho
Ninguém necessita caçar bruxas. Agora, que ficou feio ver e saber que muitos abobrões do alto escalão do governo JB, que não foram vitimados, teriam sido vistos flanando, fazendo compras, passeando no alto do Morro da Cruz pra bizolhar a enchente e até se empanturrando de camarão e molhando a garganta com uma cervejinha no Mercado Público, enquanto se pedia por voluntários e o próprio prefeito corria toda a cidade. Vergonha!
Raposa política
JB, com aquele seu jeitinho quieto, vai levando todo mundo. É uma raposa política. Chamou todo mundo pra formalizar uma comissão suprapartidária pra colaborar com os encaminhamentos políticos e colocou no seu comando justamente o seu maior opositor, o deputado da leleia, Volnei Barbudinho Morastoni (PT). E, de lambuja, veio também o pré-candidato ao paço, Nikolas Reis. O menino de ouro do PT. É mole ou qués mais?!
Só pra ajudar
JB não só trouxe mais pra perto as forças políticas vermelhinhas da região, com representatividade pra abrir portas do Governo Federal, como colocou no bolso a oposição, neutralizando o discurso pós-enchente. Nesse ponto, tem que tirar o chapéu para o prefeito. E, depois, é o deputado da região, da cidade. Tem lugar por aí onde prefeito e deputado estadual ficam só brigando, invés de ser preocupar com o povo da cidade...
Mais leituras...
Tem outra leitura, que bate com a fala da Dona Lourdes Bellini, ao Nikolas lá atrás, de que ele um dia ia ser prefeito de Itajaí, mas estava na sigla errada. Há quem imagine que JB quer uma maior aproximação com o vermelhinho pra que, em 2012, ele embarque como vice na sua canoa. Será que será?...
Por outro lado...
O prefeito relegou a câmara de vereadores a um segundo plano. Lá é que deveria ter sido tomada a decisão de ter uma comissão com o governo, afinal, é no parlamento peixeiro que está a representação política da cidade. E a casa do povo está em sessão permanente desde quinta-feira.
Avanços
Também é preciso ressaltar que houve avanços, estrutura, comprometimento por parte da Defesa Civil, sob o comando do Everlei Pereira. Houve trocentos problemas, mas estamos caminhando. E isso tem que ser citado. Pecou o governo em muitos aspectos. É necessário avanços na Saúde, Habitação e Desenvolvimento Social que poderiam ter ajudado muito mais...
Empirulitou
A ex-vereadora Juçara Pamplona estava na comissão suprapartidária. Seria a representante do PDT? Ninguém sabe ou sabia. Ou seria a representante do presidente da sigla, o Marcelo Saldré, que não teria dado as caras porque está fazendo um curso básico de inglês pra substituir o Robert Grantham (cargo técnico ou político?) na diretoria comercial do Porto de Itajaí.
Do outro mundo...
A reunião da comissão desfeita na manhã de ontem no paço, na semana passada foi sui generis. De um lado, João Macagnan, derrotado ao paço em 2004, de cabeça baixa, e de outro Nikolas Reis, Juçara Pamplona, Jandir Bellini, Luiz Carlos Pissetti. Ninguém sabe onde estariam os abobrões palacianos. Até o filho do Volnei, Thiago Morastoni, que é pré-candidato a vereador, tava lá e deu pitaco. Phode?
Nada contra
Não tenho nada contra o Thiago Morastoni, ele é gente boa à toda prova, mas essa situação causou mal-estar em outros pré-candidatos do PT e em outros ligados ao governo. Imaginem se o Pissetti, Renato Ribas, Dalmolim, entre outros, levassem o filho a tiracolo pra mostrar que ele tá junto, que é interessado, que sua presença é necessária e aquele blablablá todo? Tinha gente que ia berrar, e como...
Gozando com o pau dos outros...
E o mais triste é que teve quem se opôs ao faturamento político da desgraça e teve ex-vereadora lascando que tinha que faturar mesmo. Phode?! O problema é que tem parlamentar pré-candidato à reeleição, que tem empreiteira e caminhão, que deseja faturar em cima da desgraça da população. E quem nunca teve empreiteira e caminhão? Mas ajuda o ano todo, em todas as horas?
Acabar com a hipocrisia
O que é necessário é acabar com essa hipocrisia danada que viceja sem parar em Itajaí. Uns posam de oposição, mas estão longe disto. Tem vereador de oposição que tem o tio com caminhão agregado ao Semasa. Mas, no governo passado, num tinha. Phode?!
Todos posando
Ontem, por exemplo, na Marejada, tinha uma pá de políticos posando, enquanto uma pá de bagrinhos e voluntários se coçava pra atender desabrigados na cidade. Sabe como é a raça da política, sempre querendo ser o pai da criança ou querendo tirar uma casquinha de que ajudaram e cosa & losa.
Agir para o futuro
Aliás, o desassossegado Pi7 está pedindo ao governo municipal que assuma a dragagem do canal retificado do Itajaímirim e a construção de um canal extravasor na rua Bolívia, na Barra do Rio, que pegaria um pedaço do escritório da Promenac, da fábrica de papel e, no seu curso, teria apenas uma garagem de uma casa que fica numa curva do rio. Além disso, Pissetti vai propor uma audiência pública sobre as enchentes.
Moção a quem se ralou
Um dos requerimentos do presidente da câmara é em relação ao louvável trabalho do tranca-rua Zé da Codetran, Tarcízio Narigudo Zanelatto, da Obras, e o Everlei Pereira, da Defesa Civil. Até porque esse pessoal não só ralou danado na enchente, mas tá sempre, o ano todo, pra o que der e vier.
Passou da hora
As enchentes são cíclicas. Ninguém sabe quando pode desabar a chuvarada medonha. É preciso que a população seja melhor orientada. Receba treinamento específico de como agir na hora do pega pra capar. Que se saiba quais vias serão inundadas, igual na galega Blumenau.
