JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
No comando
O vereador Gilliard Reis (PMDB), de Itapema, assumiu a coordenação regional do PMDB, no lugar de Joãozinho Matos. A determinação veio da direção estadual da sigla.
Vira e mexe
A contratação de escritórios de advocacia por gestores públicos já trouxe muita dor de cabeça. O problema é que os entes públicos possuem departamentos jurídicos e uma pá de advogados. Quem tá no suor neste momento é o ex-presidente da Casan, Walmor de Luca, e mais dois barnabés da empresa aquosa.
Na espinha
Tanto o intisicado do Walmor quanto os servidores tiveram quase R$ 2 milhões em bens bloqueados pela dona justa. Tudo por conta da contratação de escritórios de advocacia. O que fez com que o Ministério Público instaurasse uma ação de improbidade administrativa. Ai, ai, ai, que dor!
Passa a régua, Jândi!
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), tá com a faca e o queijo na mão. E não pode deixar passar batido o decreto de tombamento do Herbário Barbosa Rodrigues, que se encontra concluso pelo Patrimônio Histórico de Itajaí. É só assinar...
Barrar o Malvadeza
Na passagem do secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Paulinho Bornhausen (DEM>>PSD), rolou encontro entre o prefeito Bob Carlos (PSDB) e o Joãozinho Matos, que tá deixando o PMDB rumo ao partido da moda, o PSD. A sigla que pretende ser a tábua de salvação pra muitos políticos.
Nem que a vaca tussa
O Joãozinho Matos (PMDB) tá se aliando ao Bob Carlos doidinho, doidinho pra ser o vice do emplumado na eleição do ano que vem. E, principalmente, pra não deixar que o ex-prefeito Debinha Malvadeza (PMDB) retorne ao paço da beirada do Itajaí-açu pela quarta vez.
Política e pessoal
A grande verdade é que a briga de Joãzinho Matos é política e pessoal. Aderbal Ramos Cabral, há algum tempo, por conta de um cabo de guerra da sigla, chegou a dizer que deixaria de ser padrinho de um dos filhos de Matos. O que transfigurou as questões políticas pra também pessoais... É mole?
O tempo é o senhor da razão?
Do jeito que a coisa caminha e o papo que rolou entre vermelhinhos dengo-dengosos do outro lado da vala, quando do debate sobre Reforma Política promovido pelo PT na câmara de Vereadores, é de que o PT vai acabar junto ano que vem com PMDB. Já pensou Tarcisio Weise pedindo voto para o Deba e vice-versa?
Amigos da Imprensa
No próximo sábado, acontece na associação Campestre 1001, em Camboriú, a Feijoada Amigos da Imprensa, que visa contribuir com a associação Casa da Criança de Balneário Camboriú. Vai ter uma raça da imprensa lá. O preço é 35 pilas e o contato pode ser feito através do (47) 9136-4211, com Andréa.
Tristeza
O barnabé efetivo da Criança e do Adolescente de Itajaí, Sérgio Nusser, teve um ataque fulminante do coração e veio a falecer na manhã de ontem. O triste passamento de Sérgio revoltou outros barnabés da pasta. Dizem que ele vinha sendo perseguido na pasta por determinadas cabeças. O que pode ter contribuído pra este triste fim.
Recomendação e não proibição
Os deputados federais Esperidião Amin (PP) e Décio Lima (PT), entre outros, tavam na tarde de ontem no Tribunal de Contas da União, juntamente com o sindicato da Pesca e o secretário da Pesca de Itajaí, Agoniado, ops!, Agnaldo dos Santos. A audiência foi pedida pelo vermelhinho Décio Lima (PT).
Salvar as tuas tainhas
O ex-governador careca, Amin, lascou: JC, estamos salvando a tua tainha!. Amin acredita em um mal-entendido. O que seria recomendação virou proibição. Já o secretário de Pesca de Itajaí estava esperançoso de que pudessem chegar a um consenso que não prejudique ainda mais a indústria pesqueira.
Tainhas estrangeiras
Numa reunião no Ibama foi explanado pelo pessoal da isca e do anzol industrial que as escamosas vêm da Argentina e do Uruguai, onde o peixe não tem o valor que é dado no Brasil. Portanto, não seria da lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. Os pescadores questionam ainda os critérios científicos pra tal decisão.
Última hora
Os deputados saíram aliviados, no final da tarde de ontem, do TCU, em Brasília. O que aconteceu foi um erro de entendimento do ministério da Pesca, que interpretou a recomendação do Tribunal de Contas como uma ordem peremptória limitando as licenças pra poucas embarcações.
Num é ansim
A partir de um pedido de esclarecimento (embargo declaratório), o ministro (auditor) André Carvalho concordou em elucidar às excelências excelentíssimas federais que não se trata de uma proibição, logo a pesca industrial não está comprometida. Os mais de oitenta barcos podem ir ao mar nesta safra. Ainda bem...
Escamosos na lida
A comissão de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura, que é presidida pelo vereador Nikolas Reis (PT), encaminha requerimento ao Ibama, que deve ser votado na sessão de hoje, solicitando a revisão da normativa que determinava apenas 60 licenças pra pesca da tainha. Com tudo se resolvendo, perde o sentido, mas a iniciativa é válida.
