JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Em nome do Pai...
O prefeito de Navega-City, Bob Carlos (PSD), e o presidente da casa do povo dengo-dengo, Juliano de Maria (PSDB), afinados, no encontro de prefeitos que rolou na capital federal, em Brasília, na semana passada. Além do encontro de alcaides, Bob Carlos, correu ministérios e se encontrou com deputados na busca de recursos para o outro lado da vala.
A prefeita da capital do Mergulho, Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), voltou satisfeita de Brasília com as novas conquistas junto ao governo Federal e aproveitou para experimentar o equipamento que pretende adquirir para reforçar a frota da capital do mergulho.
A primeira reunião do colegiado estrelado do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), aconteceu na sexta-feira, logo após a posse na prefa. E, todo mundo queria falar, mas JB, só deixou o secretário de Coordenação, Gestão, Planejamento e Orçamento (ufa!), Luiz Carlos Pissetti (DEM), o Chefe de Gabinete, Manoel Rodrigues da Conceição, Nelinho e o secretário de Obras, Tarcisio Zanelatto (PP), abrirem o bocão.
Bola cheia...
O alcaide JB mandou todo mundo ralar no trampo e que o governo tem que andar a passos largos e não curtos. Além disso, JB encheu adoidado a bola do desassossegado Pi7. Avisou na lata que quem vai mandar além dele, é claro e, principalmente-, será o irrequieto Pi7, e que todo mundo tem que se atentar pra isso. Alguns ficaram arrupiados. Uiiiii!!!
Chororó
Quem chegou fazendo um chororô danado na reunião do secretariado foi o subprefeito do antigo Vassourão, o Sadi Antonio Pires (PMDB), que fez um rosário de reclamações de que não tinha mesa, cadeiras e nem isso e mais aquilo. Os mais velhos na lida disseram pra ele se aquietar e que se não tem cadeira, que traga de casa...
Abriu vaga...
Com a saída de Nelinho do cargo de secretário Executivo de Gabinete, estuda-se o cargo para a ex-secretária de Administração, Rosalir Demboski, apelidada por seus pares de Capacete de Ouro, ou a Soninha Alves que respondeu até o final do ano passado pela chefia de gabinete.
Zona de conforto
O burgomestre JB tem dito pra zovidos privilegiados que ninguém pode se sentir na chamada zona de conforto. JB estaria respeitando os acordos com as siglas, mas se o indicado nomeado não corresponder, tá fora. Inclusive, se um comissionado disser que tá tranquilão e que ninguém o tira, o cara siferra. Boca fechada...
Lamim quer a Rosalir
O secretário de Habitação, o bigodudo Laudelino Lamim (PMDB), também almeja no seu staff habitacional da nababesca casa da secretaria no centrão peixeiro, em contar com a experiência e capacidade da Rosalir - capacete de Ouro. O que, talvez, provoque uma chiadeira dos seus pares peemedebistas.
Podexá comigo!
Tem bom da boca que trampava na Famai, que apareceu no evento de posse, sem saber a cara da nova chefa. Teve que pedir pra lhe apontarem a muié, a podechá comigo, Rogéria Gregório que agora manda no pedaço. Só espero que a Rogéria venha com gás. Na Famai as ações já são meio que atravancadas. E, a Rogéria, com aquela sua calma, de que se não der hoje, faz amanhã, se não der amanhã, quem sabe outro dia... Bocudo, eu?
Melancias na carroça
Vereador governista e presidente de sindicato, lascou num gabinete da oposição na piramidal casa do povo peixeiro, pra quem quisesse escutar, que tem um caminhão de melancias circulando pela cidade. E que vai esperar porque as suas melancias não estão acomodadas no veículo. Caso não ocorra, vai mudar de atitude. O saudoso Timbuca dizia que pra quem sabe ler, uma cagadinha de mosca é letra...
Pelamordedeus!
É impossível entender certas situações. Purexemplo, o fato do presidente do sindicato dos Estivadores, Saul Airoso, que já vem sendo chamado de Tudo Bem, Tudo Certo, continuar com cargo no porto de Itajaí. Nem a ciência, os sabichões, entendidos e conhecedores dos mistérios mais profundos, podem explicar tal situação de acender vela pra dois. Alguém tem um analgésico aí?
E a Eliane?
O prefeito JB, durante encontro com o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), sugeriu o nome da dama de ferro, Eliane Rebello (PMDB), para secretaria regional da SDR peixeira. Aliás, quem anda comandando o cabidão, enquanto não se escolhe o definitivo é a Eliane, que estaria de mãos atadas, pois, falta a caneta com tinta...
Fim do mundo!
A coisa tá virada na casa do capeta. Haja vista, além dos atentados dos últimos dias, meteram bala na prefa na madruga de sábado, quebrando uma porrada de vidros do paço da Vila Operária. Será que as câmeras instaladas no entorno do prédio filmaram os vagabundos? Acode, xerifona Susi!
Se estrebuchando
A secretária da Criança, do Adolescente e da Juventude, Vânia Voltolini, esteve em Brasília na semana que passou, tratando de uma pá de assuntos relacionados à pasta. Visitou, por exemplo, junto com o presidente do legislativo, Juliano de Maria, as Aldeias Infantis, na capital federal, uma Ong que é referência no país e neste mundão de meu Deus.
Azucrinou tudo!
A divulgação do contexto da reunião dos quatro vereadores de oposição na casa do povo, com o presidente do legislativo, Topetudo Osvaldo Gern (PP), fez o caldeirão ferver. Vereadores de situação vieram feitos loucos e, agora não querem dar um espaço sequer pra oposição. Já que a oposição quer, não vai levar nada!, debulhou pra coluna, um vereador da base do governo, que não quis se identificar. Eitcha!
Topetada na espinha
A oposição, com a divulgação das falas, também deu na espinha do Topetudo, que teria dito que a maioria dos vereadores não vai querer fazer parte das comissões, já que tem afazeres fora do legislativo. E as reuniões ocorrem durante o dia. Além de dar uma topetada na espinha de vereadores reeleitos que, fizeram parte de várias comissões, ao desabafar que as comissões no passado, não funcionavam... Quidor!!!
Num querem!
O vereador Thiago Morastoni (PP) não quer carregar o fardo de ter que votar ou rejeitar o aumento da tarifa dos busões. Tanto que fez projeto pra devolver o poder político do aumento ser aprovado ou rejeitado pelo legislativo peixeiro. O mesmo pensamento tem o vereador governista, Zé Ferreira (PT), que declarou que vai ser a primeira e última vez que o aumento passou pelo crivo das excelências excelentíssimas. Qui coisa!
Vai esmiuçar
A bendita taxa do lixo peixeira, que chega pelo correio, feito carta de más notícias, anda azucrinando meio mundo. Ela deve ser bizolhada pelo alcaide JB já a partir de hoje. Consta que JB mandou chamar os bons da boca que somaram o valor do lixo ou seria ouro? O prefeito quer saber nos mínimos detalhes se o valor cobrado da população tá correto. Do jeito que está os cálculos viraram renais... Qui dor!
Plano Diretor
Aliás, outro perrengue é relacionando ao Plano Diretor, que o alcaide tem dito que fez tudo conforme foi definido nas 22 audiências públicas, com o acompanhamento do Ministério Público. E que, portanto, estaria tranquilo e não concorda que o projeto volte à casa do povo, conforme vislumbra decisão judicial liminar.
