Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Fim do mundo


O deputado da leleia, sargento Soares (PDT), denunciou que dois policiais militares teriam sido presos, na sexta-feira, por supostamente estarem trabalhando numa região que não faz parte da área de atuação dos mesmos, na capital manezinha. A dupla de policiais estava atendendo uma ocorrência! Phode?!

Socorro! Socorro!

Se continuar desse jeito, daqui a pouco quando for solicitado socorro, os policiais não poderão mais atender, sob pena de serem encarcerados, por estarem cumprindo seu dever, mas em área longe de suas guarnições. Se o caso não fosse pra lá de sério, o Zé Simão diria que é uma piada pronta.

Mandar pra rua

Olha, já passou da hora do governador Raimundo Colombo (PSD), tirar da cara esse ar de coroinha na missa e mandar toda a alta cúpula de (In) Segurança pro olho da rua. Não é possível que um povo pacífico, trabalhador, ordeiro, que orgulha o restante do país, esteja enfrentando essa onda de atentados, correndo risco de morte e, assistir os bens adquiridos com luta e suor, virarem cinzas e fumaça.

Cobrar do Estado

Não sou jurista, mas acredito que o cidadão deva buscar na dona justa, não apenas a segurança que deveria constitucionalmente ser oferecida pelo estado, mas, também, buscar a reparação das perdas materiais e econômicas. A bandidagem alvissareira, feito um estado independente, tá arrebentando com tudo. Principalmente a nossa paciência, perante a inércia das otoridades.

Itajaí insegura

Na onda dos atentados atiraram contra o prédio da prefa. Quer afronta mais desavergonhada?! E o que dizer sobre o homem que foi amarrado a sua carrocinha de reciclados e morreu queimado? Do jovem que voltava do trabalho em seu carro e foi cercado por vagabundos de moto, que lhe surrupiaram o veículo, lhe amarraram, roubaram dinheiro da sua conta? Tudo na cara da gente!

Desafio

É um desafio pra secretaria de (In) Segurança de Itajaí, Susi Bellini (PP), apresentar um caminho que possa unir todas as forças: PM, polícia Civil, Federal, entre outros organismos. E emplacar a Guarda Armada uma de suas maiores missões. Afinal, dados preliminares dão conta que morreram 34 guardas municipais nos últimos tempos.

Sorrisos e lágrimas

A ação destes profissionais da futura Guarda Armada no combate à criminalidade será aplaudida pela comunidade. Só que um erro, um mínimo erro, vai custar caro. Ou o pior, um tiro disparado por um guarda destes, dependendo da situação, é claro, terá um baita custo político.

MP dos portos

O vereador peixeiro, Osvaldo Mafra (PDT), tá com a mancha branca em sua cabeleira em polvorosa, preocupado com a MP 595, a chamada MP dos portos, que para Mafra “aniquila a autoridade portuária”. O brizolista lamenta ainda que no ritmo que a situação caminha os portos serão entregues de mão beijada para a iniciativa privada.

Dilma rever

Além disso, o parlamentar enfatiza que não se preocupa só com os trabalhadores portuários, mas também com Itajaí e as inúmeras empresas que estão na cidade por causa do porto. Osvaldo lasca que não acredita que a presidente Dilma tenha lido a MP antes de assinar. Tão dizendo que a mandatária não sabe o que anda assinando, Osvalllldooooo?!

Matando aos poucos

Mafra avisa que, nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro vai a Brasólia com os trabalhadores portuários, pra pedinchar que a presidente Dilma reveja a MP. “Os empregos podem não se esgotar agora mas com certeza será como um veneno, que vai matando aos poucos”, avalia Mafra.

Pra cima e avante

A Associação Ombro Amigo, dirigida pelo conhecido Maninho, teve seu convênio reajustado. Vai receber durante este ano mais de 560 mil reales. O trabalho é pra ser executado através de convênio com a Defesa Civil. Aliás, o que tem de convênio na prefa, não tá no gibi. A prestação de contas dessa grana pública deveria ser cada vez mais transparente, para que o cidadão comum veja e, principalmente, entenda...

Ficou

O ex-secretário de Relações Institucionais e Temáticas, Marcio Silveira, foi nomeado diretor de regularização fundiária, na secretaria de Habitação. Assim como o ex-secretário de Agricultura, Carlos Rebello, que foi nomeado coordenador na Fundação de Meio Ambiente de Itajaí. Menos mal. Teve quem foi exonerado no final do ano e nunca mais vai voltar. Nem pra baixo...

Deixa vai!

A raça de bocudos que infesta os corredores palacianos do paço da Vila Operária conta que o aparelho celuloso do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP0, tem tocado um monte, com ex-comissionados pedindo pra voltar ao velho cargo e a cadeira que já tinha até a marca de seus glúteos. O problema é que muitas já foram ocupadas...

Eliane lá?

O competente Ariel Silva foi nomeado gerente administrativo da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda. E como Ariel é muito próximo a dama de ferro do PMDB, é uma sinalização de que Eliane Rebello, logo, logo vai ocupar a cadeira de secretária.

Fechando os cargos

Quem também foi nomeado na secretaria de Desenvolvimento Econômico, como diretor de geração de emprego e qualificação profissional, é o ex-vereador Arquimedes Dauer Junior que no ano passado respondia pela chefia de gabinete do vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM).

Artoridades num foram

O carnaval peixeiro não foi muito prestigiado pelos bagrões da prefa e nossos sempre lembrados e pra lá de amados vereadores. Tavam lá o secretário de Obras, Tarcisio Zanelatto, Amauri do Ctma, Murilo José da Comunicação, Flavinho do Semasa, a xerifona Susi Bellini da Segurança e o vereador Zé Ferreira.

Tava na lua!

Tinha mais um secretário da prefa peixeira no desfile carnavalesco, que segundo os linguarudos de plantão, tava pra lá de chapado. Tinha bebido todas. Se passasse uma blitz da lei seca ia explodir o aparelhinho. Cada qual com a sua vida, mas a nobreza do cargo não permite estas estripulias públicas. Não pode ser só sério, tem que parecer sério...

Podia mas não phode

O Carlos Priess, que trampa na secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, e que no momento tá gerando apenas emprego pra quem ta lá, em artigo, caceteia a construção civil, lascando que temos que repensar a cidade. Priess prega que a cidade cresça para outras áreas. O interessante é que Priess mora no centro e num baita prédio que matou parte da rua 15 com um baita de um paredão de concreto...

Skindo, Skindo!

Todo mundo correndo atrás de boates, casas noturnas, depois da desgraceira que ocorreu em Santa Maria. Mas e os clubes que nesta época ostentam bailes carnavalescos com estruturas capengas e ultrapassadas? Em Itajaí, tem que diga que um clube ligado a um abobrão do governo, teve aprovada a realização de bailes na maior. Será que será que passaram a mão na cabecinha e aprovaram?

Acalmou

Agora, com a sugestão do Ministério Público pra brecar a taxa de lixo até que uma comissão defina o critério para o cálculo da taxa, o bom senso deve prevalecer...

Não era ansim

Na verdade, quando os áulicos sabichões mostraram ao alcaide JB os cálculos pra cobrança - que é obrigatória, caso contrário o prefeito responde por improbidade administrativa, - o Jandir também se ligou no risco.

Casa Branca

O povo do outro lado da vala tá dizendo que a secretaria da Criança e do Adolescente é a Casa Branca, porque é o único lugar que é branco e o restante é tudo amarelinho. A piadinha é que depois do paço da beiradinha do Itajaí-açu, a casa branca é que manda, porque lá tá a secretária Vânia Voltolini e o presidente da casa do povo, Juliano de Maria (PSDB), que é efetivo. Para com ilso gente, que injustiça!

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Reunião de Entisicados

JotaCê

Reunião de Entisicados

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Charge do Dia

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Itajaí em suspensão

Clique diário

Itajaí em suspensão

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

Mundo Corporativo

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas

Artigos

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas




Blogs

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Blog do Magru

NOTA DE PESAR DA ACADEMIA ITAJAIENSE DE LETRAS

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

Blog do JC

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

 Quando o tempo desacelera

VersoLuz

 Quando o tempo desacelera

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.