JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sem papas na língua
Encontro do PT, realizado em Florianópolis, no último domingo, reuniu uma pá de lideranças estaduais e nacionais para conferir várias atividades, entre elas a palestra do economista Marcio Poschmann novo presidente da Fundação Perseu Abramo. Marcio foi presidente do IPEA (Fundação e Instituto Nacional de Economia), é economista e considerado um dos pupilos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Candidato à prefa de Campinas em 2012, o estudioso é autor de um punhado de livros e veio trocar experiências com os catarinas, entre eles, Cláudio Vignatti (ex-deputado federal e candidato ao senado em 2010) e a vereadora Marisa Zanoni Fernandes, da Maravilha do Atlântico. Mestre em Educação, a vermelhinha Marisa ficou atenta às observações da palestra que falaram sobre a nova classe média brasileira e trouxe números atualizados sobre os programas nacionais sociais, em especial o Prouni e o Minha Casa, Minha Vida. Na imagem, Claudio Vignatti e as vereadoras Marisa Zanoni e Marcilei Vignatti (vereadora mais votada do PT em Chapecó), patroa de Vignatti.
O vereador Zé Ferreira (PP) continua detonando a sua metralhadora linguaruda pra todo lado. Zé não se cansa de citar a questão da casa do povo piramidal na Contorno Sul, e chegou a declarar que o prédio mais parece uma goiaba, bonita por fora e cheio de bicho por dentro. E que tal frase é uma forma carinhosa de dizer que o prédio tá pra lá de bichado, cheio de problemas estruturais. Que carinho, hein?
Dá medo!
O bocudo do Zé diz, por exemplo, que os elevadores são uma droga e que periga despingolarem. O que preocupa é que a declaração é de um vereador do mesmo partido do presidente do legislativo, o topetudo Osvaldo Gern (PP). Será que Gern tá tomando providências? Afinal, notificar as empresas, como estaria fazendo, é uma praxe burocrática necessária. Agora está se falando na segurança funcional do legislativo.
Na espinha
As críticas veladas têm um endereço certo. Afinal, além de cacetear a estrutura do caixotão gigante, Zé dálhe que tem gente que se não tivesse o nome na placa de inauguração não ficava contente. Os petardos são endereçados ao ex-presidente do legislativo, Luiz Carlos Pissetti (DEM), que hoje é o poderoso secretário de (Con) Gestão, Coordenação, Planejamento e Orçamento da prefa.
Só falo mal de quem eu gosto!
O bombardeio do governista me alembra do homem do nível quântico superior, o ex-vereador João Vequi (PT), que quando tava na lida legislativa soltava cobras e lagartos pra cima de integrantes do governo do qual ele fazia parte, do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PT). E Vequi, com aquele jeitão, lembrava que a verbosidade contra seus cumpanheiros era sempre fraternal. Imagine se não fosse...
Mais um
Todo mundo se lembra dos vários acidentes das caixas de metal que despencam dos caminhões, quando um trambolho destes cai de um bruto. Ontem, mais um virou na avenida Reinaldo Schmithausen, nos Cordeiros. O próprio agente da Codetran disse ao DIARINHO que o caminhão tava virado num alho, com a estrutura capenga e os pneus carecões. Cumé que tava circulando, meu pai eterno?!
Pegar nas rodas
O que é necessário é desenterrar a cabeça de burro na Via Expressa Tortuária, maior fiscalização sobre os brutos e ação do sindicato do pessoal dos caminhões. Ninguém é contra quem precisa trabalhar, muito menos contra os caminhões de contêiner. Agora, não podemos admitir que veículos sem condições de trafegabilidade transitem em nossas ruas. E ainda mais carregando estes contêineres.
Selo ou não selo?
É primordial que se avance na questão da Via Expressa, mas um dos problemas é a condição do veículo que carrega os caixotões. Há alguns anos inventaram de colocar um selo no caminhão que teria condições de trafegar. Não vingou. Aliás, virou piada no país da piada pronta.
Igual São Tomé...
O vereador Roberto de Souza Júnior, o Roberto Bem Claro (PMDB), na sessão de hoje, solicita ao homem pássaro, prefeito Periquito (PMDB), que mande consertar um vidro estilhaçado de um ponto de ônibus. Na mensagem cita que uma pá de gente esteve em seu gabinete e que sua assessoria deu um pulinho no local e verificou que isso é de fato verdade.
Maurílio, o Empírico!
O edil Maurílio Moraes (PSD) protocolou projeto pedinchando que obras nas vias peixeiras só possam acontecer depois que a Codetran for ouvida e sinalizar que phode. Além disso, Maurílio quer que as obras no centro da city aconteçam das 23h às 6h do dia seguinte. Afirma ainda que é de conhecimento empírico que obras trazem grande benefício pra população. Jura???
