
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Quem vai autuar a Famai?
Uma vergonha o que foi feito no morro em frente à praia da Atalaia. Ali foi construída a sede do órgão municipal, responsável pela política ambiental de nossa amada Itajaí. Uma área condenada pelo risco iminente de desmoronamento do morro que tá sangrando há um tempão.
Cara de paisagem
Quem foi o iluminado que autorizou aquela construção que já nascera condenada por uma inevitável avalanche de rochas, pedras, vegetação e o diabo a quatro? No último sábado, tavam lá todos os escalões da prefa e seus abobrões, tentando uma solução para o que parece impossível: evitar que a sede do Parque da Atalaia seja soterrada.
Cadê todo mundo?
É de se priguntar onde estão os abençoados da Defesa Civil, entre outros órgãos, que permitiram aquele descalabro em uma área de risco, inaugurada com pompa e circunstância no ano passado, com a presença, inclusive, de abobrões da área ambiental estadual?
PelamordeDeus!
Qual a moral das artoridades responsáveis pelo planejamento/uso e ocupação do solo em exigir do cidadão comum e de empresas o cumprimento da lei ambiental? Afinal, até este pançudo escriba pontuou o perigo, na época que inventaram tal insanidade. Com a palavra os iluminados!
Ficar em cima
É necessário que se concretizem ações quando se coloca as ocupações dos morros do bairro Nossa Senhora das Graças, o popular Matadouro, e do Bem-Te-Vi, na Fazenda. Quando desaba o céu, aquilo vira um Deus nos acuda. Medo, preocupação e desgraça iminentes. Essas ocupações em área de risco têm que ser prioridade nas ações da prefa, quando se coloca a questão habitacional.
Beiradinhas de valas e valões
E, principalmente, as áreas ocupadas irresponsavelmente na beiradinha de nossos rios, que os nossos governantes, ao longo dos anos, não se atentaram ou mesmo ignoraram solenemente. Essa Itajaí de futuro tem que ser implementada a partir de agora. Ou vão esperar novas cheias e desgraças?
Plano Diretor
Oxalá! Chegam informações de que abobrões sabichões voltaram a espichar discussões para um novo plano diretor que contemple com responsabilidade o futuro de nossa cidade. Tá mais do que na hora da prefa se coçar. Ano passado, e lá se vão meses, o presidente do ex-aquário peixeiro, Luiz Carlos Pissetti (DEM), nomeou comissão com o Tito Arruda e o professor Saturnino Januário pra ajudar a bizolhar o PD quando chegasse na câmara. Pi7 pensa o futuro.
Cimélio lá
Homem de marketing, Cimélio Pereira passou pelo Beto Carrero World e depois se integrou ao parque Unipraias, na Maravilha do Atlântico. Convidado pelo ex-governador Leonel Pavan (PSDB), comandou a Santur nos últimos meses de administração do emplumado. E, agora, pode assumir a secretaria de Turismo, convidado pelo prefeito Edson Periquito (PMDB).
Tucanos atucanados
A reunião marcada pra noite de hoje (24) promete pegar fogo. Vereador Dão Koeddermann vai pra presenciar as cobranças e até processo de cassação. E leva debaixo da asa suporte suficiente pra convencer sobre o seu namoro com o DEM.
Tempo ao tempo?...
O deputado estadual Volnei Morastoni (PT), em entrevista ao Breno Kolling da TV Itajaí (a cabo), prevê que o PMDB, num futuro não muito distante, estará muito mais para o PT da presidente Dilma Rousseff do que para o DEM do Raimundo Colombo. Hummmm...
No mesmo gamelão
Famai, Meio Ambiente, Engepasa, Marina do Saco da Fazenda, Nilton Dauer, Jandir Bellini e vereadores. Tudo numa mesma gamela. Tanto o ex-superintendente da Famai, Nilton Dauer, quanto o prefeito Jandir Bellini (PP), que reassume o cargo hoje, não sisplicam sobre a sua saída. Nilton afirma que saiu abraçando e agradecendo o alcaide JB, que teria ficado com os olhos marejados.
Evita bater no prefeito
Nilton diz que foi defenestrado por interesses empresarias poderosos. O prefeito vem assumindo calado o ônus de tais petardos. Por quê? Os vereadores assinaram embaixo pra modificar a lei e permitir não apenas a marina, mas outros empreendimentos naquela área. Na buena.
Engepasa: a dona de Itajaí
Já os vereadores de oposição, comandados pelo Nikolas Reis (PT), fizeram o descalabro total: se abstiveram de votar. E, nesse perrenge medonho da Famai, não dão um pio. Aliás, a Engepasa, que vem sendo acusada de ser supostamente a causadora da saída de Dauer, no governo passado do VM, que a tinha como um monstro a ser exorcizado, quando assumiu a principal cadeira do paço, nada fez. E se voltar, nada fará. Nem VM, muito menos JB e nem quem vier no futuro...
Apostando no voto
O único vitorioso, por enquanto, nesse embate, tem sido o Nilton Dauer, que vem fazendo discurso de oposição, caceteando indiretamente o governo, apostando em prestígio profissional e capitalizando para 2012. Aliás, Dauer gosta de citar: O tempo é o senhor dos meus atos...
Tava na linha de frente
O problemão de terem mandado embora o Robson, mais conhecido por Beiçola da secretaria da Fazenda, pra acomodar a equipe de Fábio Flor (PP) é que ele foi um dos coordenadores da campanha a prefeito tanto do homem-pássaro, Periquito, quanto para deputado estadual do seu vice, o Cláudio Dalvesco (PSB). E Zé da Praiana, um antigo aliado, pode carcar. Ou seja, Pirica abre um buraco e pra fechar terá que abrir outro...