JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tá difícil!
Votação do aumento dos busos é na terça-feira...
O socadinho escriba bateu um papo com a secretaria de (Insegurança) de Itajaí, a loiruda Susi Bellini (PP), que anda animada na nova função. Ela prometeu cumprir com o prazo de ontem de bizolhar tintim por tintim o projeto da Guarda Armada pra encaminhar para o legislativo peixeiro. Além disso, Susi demonstrou que tá segura, olhem o golpe de karatê da muié: foi tão rápido que nem deu pra captar. Fiquei até de bico.
Uma das grandes dificuldades do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), em promover nomeações é que muitos dos nomes apresentados não possuem qualificação pra função. Não se trata nem de perfil, mas não é possível querer enfiar goela abaixo alguém porque trabalhou pra beltrano ou sicrano por conta de indicação partidária. E num é?
Zerar
O alcaide JB tem garantido pra zovidos privilegiados que pretende tocar projeto no sentido de zerar os mais de cinco mil exames de saúde que estariam represados. E terá um prazo de 90 dias a partir de sua implementação. Oxalá que aconteça!
Que feio!
Fico envergonhado em saber que o município de Itajaí tenha enviado projeto, já aprovado pra casa do povo novamente - para que o Asilo Dom Bosco devolva valores repassados como subvenção social, porque em 2011 não prestou contas da grana espirrada. E, o pior, já tinha em curso um acordo pra devolver os valores, que não cumpriu. Tudo certo, em primeiro lugar nossos velhinhos queridos que estão alojados na instituição.
Estranho
Agora, isso é uma questão administrativa que a diretoria deveria e teria que responder, no mínimo cortando a cabeça de alguém, ou sisplicando. O que não pode é usar os velhinhos como escudo por um ato que no mínimo cheira a irresponsabilidade. Agora, nossos amados e por demais lembrados vereadores reabriram o prazo pra espirrarem os recursos por mais 20 meses.
Pingos nos is
São valores públicos que são repassados para várias entidades, que merecem ter mais transparência na prestação de contas. Tanto que a mesma sessão que aprovou o novo acordo pra devolverem os recursos, aprovou a abertura de um crédito adicional de R$ 579.800,00 pra atender despesas da secretaria de Desenvolvimento Social, cortando grana que seria repassada à entidades.
Não dá conta dos vereadores?
O vereador Thiago Morastoni (PT) garante que a lei aprovada na casa do povo peixeiro que fez com que o aumento da tarifa dos busões passasse pelo crivo das excelências excelentíssimas é inconstitucional. Tanto que se os vereadores votarem contra, a bola é passada para o prefeito Jandir Bellini, que pode sancioná-la, já que é uma prerrogativa do executivo.
Silêncio ensurdecedor
Fico de cara com o bico calado dos autores da lei, ex-vereadores, advogados experientes. Aprovaram uma lei pra inglês ver? Pra jogar pra plateia o que não poderia e nem deveria ter sido feito?
Vou de buso!
Aliás, a sessão da votação do aumento da tarifa de ônibus da empresa Coletivo Itajaí, que pelo andar dos busões será a última que vai passar pelo crivo dos votados, eleitos, diplomados, empossados e regiamente pagos edis, será amanhã. E, promete mexer com corações e mentes. O povão promete lotar o plenário contra o aumento.
Pegou o boneu
O ex-candidato a vereador, Julio da Silva, que comandava a Feapi de Itajaí estaria deixando o PP peixeiro, injuriado por não ter conseguido espaço. Aliás, questionaria que outros candidatos a vereador com menos voto que ele, emplacaram bons cargos, e ele ficou chupando o dedo. Na verdade, Júlio queria voltar ao comando da Feapi e não conseguiu. Consta que a Feapi teria mais de 20 pessoas, e agora, só quatro.
Com o barbudão
Júlio estaria batendo um papo de pertinho com o presidente do PSD, vereador barbudão Douglas Cristino, com o intuito de quem sabe engrossas as fileiras da sigla. E com isso pegar uma boca melhor. Até porque o que teriam lhe oferecido seria uma gerencia, onde ele ganharia menos do que como professor já veio na lida, com uma série de benefícios.
Beijando no rosto
Os linguarudos de plantão contam que o vereador engomadinho, Clayton Batschauer (PR), e o presidente dos seguidores brizolistas, Marcelo Saldré, foram vistos em animado papo na antesala do gabinete do alcaide JB, depois de quatro anos sem trocar uma palavra. O que é pra lá de curioso, já que se odeiam e um não perde a chance de falar cobras, lagartos, taturanas, aranhas entre outros bichos peçonhentos do outro... Credo!
Grito do Rock
Muito bacana a iniciativa do pessoal do Coletivo Celacanto que promove no próximo dia 2 de março, no Centro de Eventos de Itajaí, o Grito do Rock, com a participação de uma porrada de bandas da região. Vale a pena participar e apoiar a iniciativa. Bizolhe algo mais no blog: https://coletivocelacanto.wordpress.com
Qui dor!
Projeto do executivo em trâmite na piramidal casa do povo, se aprovado (quem disse que não vai ser?), vai repassar um milhão, setecentos e cinqüenta mil reales pra conclusão do prédio. Ora, bolas, já não foi inaugurada? Ainda tem que espirrar quase dois milhões de reais! Num é fácil, não!
Subiu pra cachola?
Os linguarudos de plantão alardeiam que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Onézio Gonçalves, deixou o cargo subir-lhe a tampa da cachola e teria perdido a humildade característica, agindo com arrogância. Num é por aí, Onézio! Até porque é um dos poucos que entendem do riscado. Ou seja, tá no lugar certo!
Ainda continuam
Tanto o Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, quanto a pasta do Turismo, continuam com seus titulares interinos. No Turismo quem comanda é a Valdete Campos Orci de Campos, que também manja pacas. O alcaide teria dito nos bastidores que as duas pastas são muito parecidas. Seria uma sinalização ou o caminho pra junção?
Essa ou aquela...
PPS e PR mandaram ofício para o alcaide JB pedinchando o cumprimento de acordo de espaço das siglas no governo. Foram os únicos que botaram no papéli tal situação. O prefeito sinalizou que esta semana e no início do mês deve alojar os cumpanheiros das siglas. Na verdade, tinha outra cartinha, que era mais agressiva, mas na hora do palitinho e do juízo final, resolveram mandar a mais amena...
IPI, IPI, urra!!!
Consta que o professor Célio Furtado, que trampava na Feapi e arregaçou as mangas pra trabalhar para a eterna locomotiva do society, Renato Ribas (PSD), e que agora responde pelo Instituto de Previdência de Itajaí (IPI), ficou fora e não volta mais. Ele teria batido um lero com o Renato, que disse que não poderia fazer nada. Ou seja, só cuida dele e dos aposentados.
Só papo?
Outro dia, o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), esteve em Itajaí, batendo um lero com o ex-homem dos galináceos, prefeito JB. Passou a conversa de que iria ver de pertinho essa questão do lixo que é jogado no aterro sanitário de Itajaí, e fazer a sua parte. E aí? Tem horas que eu gostaria de estar errado e tivesse que morder a língua, pelo bem do povo.
Num consegue
Ainda repercute do outro lado da vala, os comentários da coluna sobre os encaminhamentos futuros e de que o mano do prefeito Bob Carlos, o Jonas de Souza, tá louquinho pra ser o seu sucessor. Tanto que o presidente da sigla emplumada dengo-dengo, Arilson Moraes, diz que o PSDB não abre mão de ser cabeça de chapa. Mas não esconde sua preferência pelo vereador e secretário de Saúde, Samuel Paganelli.
