JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Derrubada
O sem fraturas, Deodato Casas, o socadinho escriba, vereador professor Acácio, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Camboriú, Cícero Zucco, no Costelaço do Bicudo, no último sábado
Enquanto a prefeita de Bombinhas, Paulinha da Silva (PDT), corta o seu celular, do vice e dos abobrões do primeiro time, a casa do povo da Maravilha do Atlântico promove licitação pra adquirir 23 linhas, pra cada um dos 13 vereadores e mais 10 pra estrutura
O juiz Carlos Roberto da Silva julgou improcedente a Ação Popular movida pelo ex-vereador Nikolas Reis (PT) e a vereadora bonitona Anna Carolina (PRB), que mantinham proibida, através de liminar, a nova lei do Plano Diretor, aprovada no final do ano passado. O magistrado concluiu que não houve ilegalidade na aprovação e que nem que o patrimônio público foi lesado.
Com responsabilidade
Com isso, espera-se que a atividade construtiva e o desenvolvimento com responsabilidade pode ter prosseguimento. O magistrado lembrou na sentença que havia apenas dois vereadores de oposição, o que ensejaria voto vencido. O juiz Carlos Roberto da Silva reitera que isso não quer dizer que as minorias não têm que ser ouvidas. Assino embaixo.
Democracia
E que hoje, igualmente com quatro parlamentares, ocorreria o mesmo. Isso me faz lembrar um aparte em um episódio, que me foge à memória, do vereador do Vassourão, Elói Camilo da Costa (PMDB), que lascou: na democracia a maioria vence!...
Porta da frente...
O ex-presidente e o vice do PPS peixeiro, respectivamente Nazareno Medeiros e Márcio Sagaz, conseguiram na dona Justa uma liminar pra anular a reunião que elegeu a nova executiva da sigla e a reintegração de posse aos cargos. Nazareno declarou ontem que não fez nada que pudesse ensejar a sua saída e que retorna pela porta da frente.
Vai se diferente
Lembrou ainda que não nasceu hoje e que faz política há muitos anos. Não quiseram me respeitar, agora vai ser diferente... Seria uma espécie de ameaça a quem lhe derrubou? O importante é saber se o novo quadro (que pode mudar, afinal, é em caráter liminar) vai modificar quem já foi nomeado e pertence à estrutura partidária. Com certeza, vem mais confusão por aí...
Sorriso nas zorelhas
A prefeita Paula da Silva, a Paulinha (PDT) da Capital do Mergulho, está radiante e não poupa fôlego. Participou ativamente da abertura dos festejos da maioridade do município que, na sexta-feira, completou 21 anos de emancipação da cidade-mãe, Porto Belo, de onde dependia desde 1832.
Maneca Dias
A festa teve alguns episódios importantes, tudo porque, na noite de sexta-feira, Paulinha (PDT) recebeu a notícia de Brasólia que a presidente Dilma Rousseff tinha indicado para Ministro do Trabalho e Emprego o seu amigo de longa data, presidente nacional do partido e primeiro catarinense nessa administração federal a assumir o importante cargo: Manoel Dias (PDT), o Maneca do PDT, frequentador assíduo da Gororoba do JC.
Tudo brizolista
A alegria é maior porque ele, de ministro daquela pasta, terá poder de influência sobre outros ministérios para trazer recursos pra city do Mergulho. Outro comentário durante a festa era sobre o domínio político do PDT em Bombinhas: a maioria dos membros da comissão de emancipação política era do PDT, o primeiro e o último prefeito eleito eram do PDT, assim como o terceiro e o quarto iniciaram sua vida política filiados ao PDT.
Na capital federal
Paulinha pode ficar alguns dias no Ministério do Trabalho por solicitação de Maneca Dias. O novo ministro é um admirador do trabalho da bonitona e inteligente prefeita, que conhece muito bem a estrutura ministerial. Uma coisa é certa, Bombinhas receberá atenção especial da Capital Federal. Paulinha esteve por alguns momentos na posse do colega brizolista com a presidente Dilma, com quem tem boas relações.
Na espinha
O vereador mais votado de Ilhota, Gilberto de Souza (PP), no período eleitoral, andou imputando coisas feiosas no Feicibuki, contra a então secretária de Saúde da capital da calcinha e do biquíni, Jocelene da Silveira, esposa do então candidato a prefeito que não se elegeu, Lucas Gonçalves (PMDB). Gilberto lascou que a secretaria estaria abastecendo carro particular na conta da prefa. O que gerou um processo.
Aceitou
Na hora da audiência na dona Justa, Gilberto aceitou a proposta do Ministério Público pra suspender o processo por dois anos: 30 dias de retratação no Facebook; dois anos sem poder frequentar bares, boates após às 23h; não pode se ausentar da comarca por mais de oito dias sem autorização da Justiça e, todo mês, tem que ir no fórum dizer o que tá fazendo da vida. Eitcha coisa!
Provesi lá
Amanhã, dia 19, às 15h, na Univali, o ex-reitor da Univali, José Roberto Provesi, toma posse no cargo de Diretor de Ciência e Tecnologia na secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. É o reconhecimento ao trabalho incansável que Provesi tem levado a cabo junto com o secretário da pasta, Paulinho Bornhausen.
Costelaço do Bicudo
Vários políticos estiveram presentes no Costelaço do Bicudo, que aconteceu no sábado, em Itajaí. O jogo de futebol que aconteceria entre os alegres meninos e meninas da imprensa foi cancelado por conta do campo não apresentar condições depois da chuvarada medonha. Uma pá de políticos de outras siglas deram as caras pra forrar o bucho com a costela emplumada.
Tonho emplumado
Além do presidente estadual da sigla, o atucanado Leonel Pavan, os vereadores Osvaldo Mafra (PDT) e Tonho da Grade (PP), da situação, estiveram presentes. Tonho, que é da sigla do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), não só marcou presença como resolveu falar no cerimonial. Teve progressista que endoidou quando soube do entusiasmo de Tonho na festa do PSDB. Qui coisa, meu povo!
Lastimou
Outro que também fez questão de usar o microfone foi o apresentador da TVBE, Sandro Garcia, que lastimou a não eleição de Deodato Casas (PSDB) para prefeito. Interessante que o deputado estadual Dado Cherem não apareceu, nem os prefeitos de Camboriú, Navegantes, Penha, Piçarras e Itapema e nem vereadores da região que são da sigla do sem-fraturas Deodato Casas.
Em campanha
Não se sabe se existe algum problema, afinal, faltam menos de dois anos para a eleição pra deputado estadual e tem alcaides do PSDB da região, como o próprio Dado, que são candidatos a uma das 40 cadeiras da leleia. E Deodato já está em campanha para 2014.
Chapa única
No próximo domingo, acontece a convenção dos tucanos peixeiros. A eleição do novo diretório conta com chapa única. Já no caso da eleição da nova executiva, o atual presidente Deodato não pode mais concorrer. Ainda não se veiculou nome do futuro mandachuva da sigla.
Oposição
Já os vereadores de oposição, Thiago Morastoni (PT), professor Acácio (PSDB) e a bonitona Anna Carolina (PRB), com o bocudo pai João Martins a tiracolo, também deram o ar da sua graça. Aliás, quem anda com o gás todo é o secretário de Desenvolvimento Econômico da Capital da Pedrada, Cícero Zucco, que agora acorda às cinco horas pra dar conta do seu rol de atividades pessoais, profissionais e públicas.
