JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tenda armada
A sessão da piramidal casa do povo de terça-feira começou bem, isso depois que nossas amadas excelências fizeram um curso aprendendo o beabá de como se portar no ritual legislativo. Até pensei que nossos amados, votados, eleitos, empossados e regiamente remunerados tinham encontrado o caminho. Ledo engano...
Circo de horrores
A primeira parte da sessão foi de homenagens aos escoteiros da city peixeira, pelo dia do escotismo; ao presidente grudado na cadeira da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto. Na segunda parte houve indicações, com discordâncias normais entre situação e oposição, e tudo correu maravilhosamente bem. O problema foi o terceiro tempo, quando a câmara vem repetindo uma ação medíocre.
Só eles
Parece não haver uma cidade a ser pensada, projetada, um governo a ser fiscalizado, orientado, sugestionado. A montanha de 21 vereadores parece enxergar apenas os seus excelentíssimos umbigos. Prevalece a baixaria da lavação de roupa suja, do papo baixo, rasteiro, sem sentido do plenarinho. A primeira votação sobre mudança de regimento interno foi da série cova dos leões.
Malandragem
Quem abriu o tiroteio verbal nem os escoteiros guentaram e se mandaram foi a vereadora BB: bocuda bonitona, Anna Carolina (PRB), que afirmou que com a diminuição da quantidade de requerimentos, indicações e projetos por sessão, ela ficaria sem condições de trabalho. Ela opina que os outros que votassem a favor do projeto, por conseqüência lógica, não gostam de trabalhar.
Eu, eu, eu não!!!
Daí pra frente, com 13 projetos pra votar, foi um Deus nos acuda, com mais de uma hora de metralhadoras verbais, na defesa moral do trabalho do vereador. Excelências se sentindo ofendidas lascando que teriam sido chamadas de malandras. Até o Tonho da Grade (PP) debulhou, injuriado, que teria sido chamado de pilantra!
Surfando
O Thiago Morastoni (PT) foi contra a bocuda Anna, que ficou isolada, e apanhou até no céu da boca. Lastimável, meu povo! Dos votos pareceu o jogo resta um: somente a loira votou contra. Thiago tem sido apontado, inclusive pela situação, como centrado, sereno. É o cara da oposição equilibrada. Surpreende.
Umbigo sujo
A discussão sem fim teve um ponto alto quando o presidente Topetudo Osvaldo Gern (PP) que nesta quinta-feira faz um exame de cateterismo, pra bispar o coração -, mandou cortar o microfone da Anna. Do jeito que a coisa anda a câmara jamais poderá apontar para o executivo e apresentá-lo como lento ou sem resultados, pois o umbigo ainda está sujo e ninguém sabe quando a limpeza vai acontecer...
Levou mijada
Parece que a possibilidade de evasão no PSD peixeiro (como não poderia ser diferente) abalou a estrutura da sigla. Além do Douglas Cristino, cogita-se a possibilidade da rainha das merendeiras, Dulce Amaral, pular pro novo partido, o MD. Só que a vice-prefeita Dalva Rhenius já teria dado o recado pra Dulce: se cair fora do partido, os indicados dela vão levar um pé na bunda. Dizem as más línguas que vão faltar diretoras e coordenadoras pra serem escorraçadas. Oh, vida! Oh, azar!
Ahhhh...
O vereador Thiago Morastoni lascou durante os blábláblás que vai estudar com afinco essa situação de 21 vereadores. E, que de repente, pode defender a diminuição de cadeiras. A sociedade, se chamada ao debate, provavelmente vai apontar que quer a diminuição, fazendo cair por terra a falácia de representatividade...
Vermelhinhos com JB
Os vermelhinhos Thiago Morastoni e Giovani Felix aproveitaram o Prefeitura nos Bairros, lá no Cidade Nova, para entregar, ontem, ofício ao prefeito Jandir Bellini (PP), solicitando a presença do ex-homem dos galináceos numa audiência com a população do bairro Nossa Senhora das Graças, popular Matador.
Um dia após...
O papéli foi repassado um dia após os vereadores visitarem o bairro a pedido da comunidade. Lá, encontraram casas perigando desabar; pessoas desalojadas; esgoto a céu aberto e galeria pluvial entupida. A reunião foi sugerida para o dia 6 de maio, na associação de moradores do bairro. Agora resta saber se o prefeito atenderá ao pedido e botará os pés no Nossa Senhora das Graças.
Também teve dindim
Os vereadores petistas, mesmo sendo de oposição, também levaram boas notícias ao burgomestre. Eles entregaram a Jandir uma indicação de emenda parlamentar do deputado federal Décio Lima, para estruturação da rede de serviços de proteção social básica, no valor de R$ 100 mil. Agora, o município tem que apresentar projeto neste sentido para receber a bolada. Foto no Blog do JC, no site impiçado do DIARINHO.
