Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Supersecretaria


O presidente da piramidal casa do povo, Osvaldo Gern (PP), que na semana passada deu uma recauchutada no coração, avisou em alto e bom tom: “Eu também sei ser demagogo! Não me façam ser demagogo”, ao colocar ponto final em discussões circenses na casa do povo. Dizem que Gern vai endurecer sem perder a ternura. Tá certo!

O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), frente ao imbróglio do projeto da junção de secretarias, tem reiterado que não se trata de “supersecretaria” com poderes acima do prefeito. Reconhece, inclusive, que os projetos do município, andam lentos, por conta disto. Um lado anda no outro esbarra... Tudo num só lugar, poderia ter celeridade e economia. Num é?

Ponte da Paciência

Aliás, o prefeito Jandir Bellini (PP), nesta manhã de segunda-feira, vai cobrar agilidade no processo de reconstrução da ponte da Paciência, na zona rural de Itajaí, onde moradores tem que andar até cinco quilômetros pra pegar o buso da empresa Coletivo Itajaí. Em algumas ocasiões, o ônibus nem deu as caras, causando preju pra muitos trabalhadores. Esperar o que da Coletivo?

Lixo de Itajaí

O homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), tem encontro na manhã de hoje, com o prefeito de Itajaí, no paço da Vila Operária. Quem também estará presente é o deputado federal, Décio Lima (PT), que vai apresentar uma empresa com tecnologia de ponta pra dar uma solução à lixarada medonha dos dois municípios.

Nem o futum

Segundo o deputado federal que lidera a bancada catarina no Congresso Nacional, em Brasólia, Décio, nem o “perfume” do lixo é desperdiçado. Espera-se que Pirica cumpra com a sua parte. Afinal, só tem dado sorrisos mas pagar pela lixarada depositada em terras peixeiras que é bom, nada...

Não empata

O sindicato dos servidores municipais, comandado pela Elianinha, não teria oficialmente feito uma proposta à prefa peixeira, com relação ao dissídio da categoria neste mês de abril. O que se sabe hoje é que com a cobrança da taxa – que desonerou o município - de lixo e o aumento do IPTU, a prefa vai ter uma receita de R$ 19 milhões, e que se repassar o IPC de 6,8 de abril do ano passado será um impacto de mais de 20 milhões.

Crescimento vegetativo

Outro dado interessante é que a folha do município cresce mais de 200 mil reales por mês. Isso sem ter uma única contratação; concurso público, etc e tal. São vantagens aos barnabés, por conta de cursos, diplomas entre outros que aumentam a folha salarial no mínimo em 1% todo santo mês. Ou seja, é preciso responsabilidade pra que num futuro próximo não seja necessária a demissão de funcionários...

Aí tem

Estava passando, ontem, em frente a sede do PSD e vi alguns de nossos amados vereadores da sigla e do PP com a vice-prefeita e presidente do PSD, Dalva Rhenius. Dalva com os vereadores, reunida num domingo ensolarado. Hummmm...

Internet para todos

O prefeito JB tem que botar fogo no rabo da sua tchurma. Fala-se em gastos de mais de um milhão de reais em equipamentos pra prometida rede de internet sem fio pra atender toda a city peixeira. Até o momento em que dedilho estas mais do que atazanadas linhas, nem um sinal...

MD

A movimentação contínua de alguns vereadores peixeiros rumo ao Movimento Democrático que surge da fusão do PPS e PMN. Fontes privilegiadas dizem que o alcaide vê com certa naturalidade e que as duas siglas estão no governo. No caso o futuro partido não tem como se distanciar. Independentes todos os vereadores são. E nem poderia ser diferente. Vamos respeitar a harmonia dos poderes, senhores!

Só que...

... tem quem ache graça da propalada “insatisfação” de nossos representantes. Afinal, não é insatisfação porque o governo municipal vai mal com o povão, e sim por interesses particulares de cada edil. Cargos e mais cargos. Lógico que estes edis da base não tem como sobreviver longe do poder, com toda uma penca pendurada em seus entornos. Tem?

Apesar...

...de que vários destes vereadores garganteiam que não se trata do “aqui e agora” e sim de planos futuros para 2014 e 2016. O problema é que dependendo dos encaminhamentos a serem feitos, o que se resolve aqui embaixo, não é o que vai vir no futuro lá de cima. E tem ainda os que dizem que muitos cresceram à sombra do prefeito e seria algo como traição. E traição a política ama, mas não perdoa os traidores...

Criem juízo!

Na ânsia de aprovar projetos que são jogados à plateia, nossas amadas excelências excelentíssimas peixeiras têm promovido atentados violento as leis. Na semana que passou aprovaram um projeto em que o cidadão ao furar o sinal vermelho não será punido. Isso é irresponsabilidade! Além de pretender que uma lei municipal de trânsito se sobreponha ao Código Nacional de Transito. Afrontoso!

Causar mortes

A lei de autoria do vereador Paulinho Amândio (PDT) foi aprovada por vereadores que são, inclusive, advogados. Deveriam defender a lei e não macular. Tal medida pode matar outros motoristas, pedestres na fixa de segurança. Tenho que concordar com o vereador Clayton Batschauer (PR), que não estava presente, mas que se estivesse, votaria contra e, defendeu que alguém entre com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que a lei despenca....

Afrontoso

Quando o jeitinho político era a prática para conseguir uma vaga nas creches municipais de Itajaí, o vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM) propôs a instituição do Programa Fila Única, a fim de impedir tal prática, bem como garantir o acesso justo, por ordem de inscrição, primando pelo direito dos pequerruchos.

Discurso barato

Não haverá tratamento igualitário, conforme defende o vereador barbudão Douglas Cristino (PSD), com a alteração da lei aprovada na semana que passou, impondo critérios que ferem a Constituição para o acesso às vagas nas creches municipais. Na verdade é um engodo, discurso barato, pra jogar pra plateia. Uma vergonheira!

Discriminação

A aplicação dos critérios, priorizando os filhos de pais que trabalham, é pra lá de justo, porém, meus amigos leitores - fere instrumentos legais. Haveria a necessidade de modificar leis superiores para, só depois destas modificações, alterar a lei municipal. É inconstitucional qualquer lei ou ato que discrimine este ou aquele cidadão, seja pela raça, credo, condição social, orientação sexual, etc...

Mudar a constituição

A alteração pretende priorizar o acesso àquelas crianças oriundas de famílias com menor renda. Ou seja, a condição financeira dos pais define o direito ou não de acesso à creche. Franca agressão ao direito da criança, independente da sua condição social. Deveria ser assim? Sim, deveria! Porém, na hierarquia das leis, uma lei menor (municipal) não pode ferir uma lei maior (federal ou estadual).

Douglas o mestre da demagogia

Apresentar e aprovar tal projeto conquista a simpatia do povão que desconhece as ferramentas da legalidade na construção das leis, coloca o prefeito JB em uma situação delicada, já que cabe ao alcaide a sanção da lei após aprovada na casa do povo. O pior foi ver vereadores como o Thiago Morastoni (PT), que é advogado, defendendo essa aberração. Criem juízo!

Ir pra dona justa

Como poderia, o prefeito, não sancionar um projeto que “favorece” aos mais carentes? Ou seja, deixaram o alcaide de saia justa. Se houver o mínimo de bom senso, do ponto de vista legal, alguém deverá ingressar com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) e reverter esta afronta a hierarquia das leis.

Todo mundo contra a lei...

De forma muito nua e crua tal proposição tira o direito da criança. O poder público não pode e nem deve criar qualquer ferramenta discriminatória quando diz respeito aos serviços oferecidos (saúde, educação, esporte, lazer, etc). Na verdade, todos estão querendo desconstruir a lei da Fila Única. Ninguém tá interessado nas crianças, querem acabar com a lei do Pi7 e fazer demagogia barata. Coisa de político medíocre.

Trocando as bolas

O que se observa é que, o pequerrucho daquele pai ou mãe desempregado, por exemplo, não terá direito ao acesso antes do filho daquele que está empregado; o filho de um pai que tem uma condição mais favorável que o outro, não terá direito ao acesso, mesmo inscrito anteriormente...

Estupraram a lei

A sugestão, diante do estupro à legislação maior, é que se convide os filhos dos vereadores, secretários e diretores municipais que saiam da fila única.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Reunião de Entisicados

JotaCê

Reunião de Entisicados

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Charge do Dia

Verão- Bombeiros fazem mais de mil salvamentos

Itajaí em suspensão

Clique diário

Itajaí em suspensão

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

Mundo Corporativo

Quando líderes entendem de sistemas, mas esquecem das pessoas

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas

Artigos

ECA Digital: um novo tempo para proteger nossas crianças nas telas




Blogs

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

Blog do JC

Com voto aberto, Câmara de Camboriú decide novo presidente nesta sexta

 Quando o tempo desacelera

VersoLuz

 Quando o tempo desacelera

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Espaço Saúde

Microbiota intestinal: o centro oculto da sua saúde

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club



Podcasts

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Bistrô da Beth vai dar lugar a arranha-céu

Publicado 16/01/2026 18:52





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.