JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Cidade das cores
Emitir opinião é tarefa das mais complicadas numa cidade como Itajaí que se dividiu entre vermelhos, amarelos e azuis. Quando se elogia, critica ou aponta - sem ser o dono da verdade - uma situação, o escrevinhador pançudo é taxado de estar embarcado em uma dessas nuances, e tão somente pela retina e não pelo córtex cerebral. Alguns gostam de politicagem e demagogia...
Por aí
Este escrevinhador é favorável ao pleito dos barnabés peixeiros, afinal, também sou trabalhador, na esfera privada, mas operário, como os servidores. O que não posso é querer ou imaginar que a empresa pode me oferecer índices que inviabilizem sua manutenção e crescimento. Pra se ter uma ideia do que os alcaides andam ofertando, basta bizolhar no tópico abaixo o que foi oferecido aos barnabés em alguns municípios catarinenses.
Aumentos dos barnabés
Blumenau, 7,16%; Piçarras, 6,7%; Joinville, 7,25 (4% em maio, 1,5 % em novembro e 1,6% em janeiro de 2014); Lages, sem reajuste; Gaspar, 6,53% mais 20 reales de vale alimentação; Brusque que é do PT, deu um abono de 200 pilas, e não dá reajuste faz 5 anos; Florianópolis, 6,88% (em três parcelas maio, outubro e janeiro de 2014 e Chapecó, 6,20. Balneário não deu nadica de nada e Navegantes ainda não estrebuchou o índice do reajuste. Entoncê...
Ainda dói
A reunião do PP de Itajaí ainda repercute negativamente. Não era hora de se promover um encontro do diretório com os vereadores que tem se declarado insatisfeitos e, que andam arrumando os seus paninhos de bunda, pra mudar para o MD movimento Democrático? E pior: a reunião teria sido feita pelo vice-presidente, Tonho da Grade. Será que o presidente narigudo Tarcísio Zanelatto, que tá de férias, sabia? Ai, ai, ai que dor!
Não deu!
O vereador Calinho Mecânico (PP) respondendo a um ouvinte da rádio Clube, no programa Comunidade no Ar, sob o comando do Carlão, disse que não esteve na votação que rejeitou o requerimento pra votar o projeto de aumento dos barnabés, porque estava com uma baita dor de cabeça e que, pasmem, a família o trancou em casa. Não foi nem contra e nem a favor por conta da dor de cabeça. Providencial, né não?
O único
Vereador Giovani Felix (PT) foi o único dos 21 parlamentares a comparecer na Audiência Pública pra tratar do novo shopping que será edificado na avenida Abrão João Francisco, a Contorno Sul, com a BR-101. O empreendimento vai trazer divisas ao município; incrementar o turismo e gerar mais de três mil empregos. Mas, nossos edis, preocupados com seus excelentíssimos umbigos, nem te ligo pra questão. Qui coisa, meu povo!
Em alta
O ex-vereador Fabrício Oliveira, após anunciar sua saída do ninho dos tucanos, não para de receber convites e propostas tentadoras de eleitores que dizem estar gudunhados com o rapaz que é o primeiro a modelar uma possível candidatura a cadeira mais alta da Dinamarca.
Mais votado
O moço ainda mantém o feito de vereador mais votado da história da Maravilha do Atlântico com mais de 3200 votos na eleição de 2008. Ele ocupa lugar privilegiado entre os empresários no Governo da Santa & Bela Catarina, tendo o prestígio do deputado Dado Cherem (PSDB), do super secretário Paulinho Bornhausen (PSD, por enquanto...) e do governador com cara de padreco Raimundo Colombo (PSD).
Nome forte
Acho o nome forte até porque teve mais de 20 mil votos na última eleição. Se o homem pássaro, prefeito Edson Piririca (PMDB), sonhasse quem anda assediando politicamente o presidente da junta comercial, trataria logo de juntar suas forças. O moço num tá fraco...
Fazendo mala ao invés de legislar
O vereador Roberto Bem Claro de Souza Júnior (PMDB), considerando a necessidade de oferecer atenção a medidas de prevenção a catástrofes, solicitou dia destes ao Tenente Coronel Walter Ferreira Póvoas Junior, comandante da 4ª Guarnição de Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil vistoria a ser realizada no Balneário Camboriú Shopping, na avenida Santa Catarina, no bairro dos Estados.
Risco alto médio ou baixo
O vereador deve estar ficando maluco ou pode ser a necessidade de aparecer a todo custo. Se existe algum risco, não importa se baixo, tem que interditar e poupar vidas... Agora não phode querer fazer média com a população levantando hipóteses descabidas que certamente vão baixar a economia do local com a repercussão do fato negativo. Toma juízo, Robertinho Bem Claro!
Será que será?
A excelência excelentíssima sugeriu a providência acima mencionada e pediu a conseqüente apresentação do diagnóstico, classificando como área de risco muito alto, risco alto, risco médio e risco baixo, com a indicação das respectivas medidas de segurança necessárias, assim como se há necessidade de intervenções estruturais e não estruturais.
Udiência
Vereador Orlando Anjoletti (DEM) convoca pra Audiência Pública pra revisão tarifária de Serviços Públicos. Se for pra baixar algum imposto até acho viável sair de casa, mas se for pra ouvir aquela baboseira de que é necessário aumentar a arrecadação para o desenvolvimento e coisa & losa, melhor já ir me adiantando pra nem sair de casa. Aliás, programa nenhum ultimamente tem me tirado do meu cafofo.
