JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
NOTAS
A primeira vez, a gente nunca esquece...
Ideli Salvatti deu um giro na região, nesta segunda-feira, e, pela primeira vez na vida, esteve numa plataforma de petróleo para a coleta de óleo bruto. A senadora e agora pré-candidata ao governo do estado se confessou atarantada com a missão.
Óleo dos brutos
Quem também esteve na plataforma foi o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), que participou do evento, com a presença do chefão da Petrobras, José Gabrielle de Azevedo. A Petrobras vai reativar a base em terras peixeiras, já que é aqui que vão cuidar dos poços na bacia de Santos.
Dormindo de touca
Aliás, tá mais do que na hora de todos os políticos catarinenses e, principalmente, da nossa região, se coçarem. O Paraná já recebe, há trocentos anos, por um petróleo que fica no nosso mar territorial e não teve um filho da mãe de culhão pra trazer o royalty pra cá. Aqui não é o Rio de Janeiro...
Afinaram...
Os vereadores Nilson Probst e Marcos Kurz (ambos PMDB), de Cambu, afinaram o discurso com o chefe do executivo. A dupla desistiu de cair na disputa à leleia e está preparada pra apoiar a candidatura do vice-prefeito Cláudio Dalvesco.
Galã na berlinda?
Já o galã mexicano, vereador Claudir Maciel (PPS), parece que assimilou que não vai ter o apoio da administração dos altos da Dinamarca pra poder estar na leleia em 2011. Mas mesmo assim mantém sua candidatura. Acredita que o PPS tem condições de conduzí-lo a uma das mais de 40 cadeiras da Alesc.
Dá uma doideira!
O problema de conseguir o apoio do governo Periquito é o medão que seu desempenho nas urnas o transforme num potencial candidato a estofada cadeira de prefeito em 2012. O que os peemedebistas ficam loucos só em pensar. Já pra Dalvesco, que não tem pretensões maiores, num pega nada...
Pode azedar
Não se sabe como vai ficar o relacionamento do PPS com o governo Periquito depois das eleições de outubro. Até o momento, são aliados e Periquito conta com o voto de Claudir. Contudo, os linguarudos de plantão alardeiam que Maciel já andou batendo um lero com o Moacir Schmidt, presidente do PSDB, para traçar estratégias em relação à próxima mesa diretora do legislativo. Será que será?
Oh, dor! Oh, vida!
O Maninho, do projeto Ombro Amigo, foi derrubar uma baiuca na região das Cabeçudas pra aproveitar os materiais pra doação. O triste do Maninho meteu o sarrafo e derrubou uma casinhola do Pacheco. Pintou puliça e advogado. Foi um escarcéu medonho. Era a baia errada e Maninho teve que reconstruir...
Só remendando...
A coluna alerta, desde o ano passado, que a bendita reforma do JB seria na verdade um puxadinho. Dito e feito, a coisa tá numa lengalenga danada. Quem ficou interinamente no lugar do Júlio de Sá, na Fazenda, foi o secretário de Administração, Marcos Emilio.
Num querem
Um dos problemas do topetudo Osvaldo Gern ir acampar no governo é a família de Bellini, que não quer ver a excelência excelentíssima pela frente. A situação estaria virada num alho, a ponto de lascarem nos corredores “ou o Ênio Casemiro ou o Gern”. Credo!
Cabou-se a suruba de três...
Com a debandada do DEM do governo do bigodudo Luiz Henrique da Silva (PMDB), além do desmoronamento da penca, ops!, tríplice aliança, estão espalhando que o ex-prefeito João Macagnan vai ser secretário de Saúde, com a saída da competente Dalva Rhenius do cargo. As línguas frouxas caceteiam que o Macagnan entende pacas de doença... Que gente maldosa, meu Pai eterno!
Imortais na luta
Os imortais se movimentam para a escolha da nova diretoria da academia de Letras de Balneário Camboriú. Duas alas tão na disputa da presidência. O diretor de cultura, Eduardo Meneghelli, o Torto, já avisou que tá louquinho pra tomar conta. O outro grupo quer evitar que a academia se transforme em joguete político.
Isaque vem aí
O historiador Isaque Borba colocou seu nome à disposição pra enfrentar Torto. O discurso é que a academia deve ficar distante dos entraves políticos. Há quem questione o motivo da Cultura de Cambu não disponibilizar um local pra solenidades e salamaleques afins da academia, que tem que pedir socorro pra casa do povo.
Intruso no ninho?
A prefeita loirosa da Capital da Pedrada, Camboriú, Luzia Coppi (PSDB), recebeu em seu gabinete, no início desta semana, a visita do deputado federal João Pizzolatti (PP). O parlamentar deu um pulo no município pra assegurar à bicuda uma emenda na área de infraestrutura urbana.
Se chegando?
O PP faz oposição cerrada à prefeita Luzia, mas não foi o que pareceu durante a visita. Junto com o deputado, estiveram também presentes o presidente do PP em Camboriú, Ricardo Garcia, a sua patroa, Marli Garcia, e o vereador Henrique Bertoldi. Seria, talvez, uma aproximação? Humm...
