JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
NOTAS
Tapando o valão
Já escrevinhei mais de uma vez esse absurdo que vem sendo feito pela empresa que faz a travessia no Itajaí-açu. O ferribote tomou conta do lado de cá e o rio tá sumindo. Precisa repetir? Então lá vai: o porto tapou o rio, a capitania tapou o rio, o centro de eventos tapou o rio e o ferribote tá tapando o rio. Daqui a pouco nativos e turistas vão priguntar que raio de rio é esse que ninguém vê?!
Dois em um...
Na noite de ontem, o Democratas peixeiro fez uma baita homenagem ao líder da sigla na câmara federal, Paulinho Bornhausen. É a sinalização clara de que Paulinho é o candidato à federal do governo Jandir Bellini (PP). No evento tava tudo certo para que seja dado o pontapé inicial da pré-campanha da vice-prefeita e secretária de Saúde, Dalva Rhenius. Hummmm...
Secretaria do racismo?
O ministro interino da secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (ufa!), Elói Ferreira de Araújo (PT), passou o dia em terras peixeiras. Esteve, por exemplo, durante a manhã no ex-aquário peixeiro, onde trocou uma porrada de confetes com as excelências excelentíssimas.
Todo Elói é bom
O gorducho presidente do legislativo, Luiz Carlos Pissetti (DEM), ressaltou a alegria de, pela segunda vez na história do parlamento, estar recebendo um ministro. O primeiro a se fazer presente foi o Pingolin, ops!, Gregolin, da Pesca. “Os dois do PT!”, alembrou Níkolas Reis (PT). Já Elói, todo faceiro, lascou que “todo Elói é bom”.
Fala daqui e dali
Na hora da falação, todos os vereadores presentes fizeram salamaleques pro chefão da pasta da Igualdade Racial do governo Lula. O vereador novato, Fabrício Santos (PDT), se atrapalhou e chegou a parabenizar o prefeito Jandir Bellini por estar criando a “secretaria do Racismo...” Oh, dor! Oh, vida!
Mais importante
Já o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini, no evento de criação e posse dos membros do conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra, lascou que a visita do ministro era importantíssima, muito mais que do Pedro Brito dos Portos, para se corrigir a seguir: “não que o que trouxe o ministro Pedro Brito não seja importante, mas o que traz o senhor é mais importante. Estamos falando de pessoas, de sensibilidade...”.
Sem olhar no retrovisor
Teve quem se cutucasse no evento, ao ver o secretário de Relações Institucionais e Temáticas, Rogério Nassif Ribas, que foi o cicerone do ministro Elói pra lá e pra cá, batendo palmas efusivamente pra um ministro petista. No passado, na câmara de vereadores, ele lascava que eram aloprados. Os tempos mudam...
Na ponta da agulha
A secretária de Desenvolvimento Social, Rosane dos Queijinhos, ops!, Casas, e o chefão da defesa Civil, o homem do ‘levantando e monitorando’, major Murilo, já confirmaram que vão estar na câmara pra falar. A muié sobre os queijos doados e o cara sobre as geladeiras.
Lascou que é contra
O presidente do legislativo, Pi7, voltou a reafirmar no Buscando Soluções, comandado pelo Luciano Sens, que é necessário um grande estudo e um bom tempo para que uma futura guarda seja armada. Defendeu que a Codetran seja transformada em autarquia e questionou o porquê da secretaria de (In) Segurança.
Escangalhou o troço
A vereadora Norminha, a Magda (PR), na sessão dengo-dengo de quinta-feira, tava com tanto calor que ao esfuruncar o dedão acabou por desligar o ar-condicionado que refrescava nossos heróis na câmara dengo-dengosa.
Rachado de pé a ponta?
Aliás, a sessão demonstrou que o PMDB anda rachado. Um requerimento protocolado pela loirinha Maria Flor (PMDB) fez com que o eterno Hugo Chavez (PMDB) deitasse o cabelo. Isso provocou o empate e o voto de minerva do presidente João do Posto (PSDB), que rejeitou o pedido. É cada um por si, e Deus por todos?
Novelo enrolado, enrolado...
O presidente do Marcílio Dias, Abelardo Lunardelli, garantiu a este socadinho escriba e ao Guido Resende, da rádio 102,1, que as situações dos alugueis, entre outros perrengues, são um baita novelo pra lá de embaraçado, mas que está aos poucos botando ordem na casa.
Coisa meiga!
A secretária de Educação da Maravilha do Atlântico, a bonitona Christina Barichello (PPS), diz que o casal de aves que tá no seu gabinete é de carne, osso e penas, e não de porcelana – teria sido um presente e as aves custam uma nota preta. E o nome de um é ID e do outro EGO. Qui biiito, né não?
