JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
NOTAS
Mas eu voto em você!
Circula entre os peemedebistas históricos, que não engolem uma candidatura de Dário Berger ao governo, que o jingle do candidato já está definido. Será uma paródia daquela música brega de uma novela da Vênus Platinada, “você não vale nada, mas eu gosto de você”. Na campanha será: “Você não vale nada, mas eu voto em você”.
Trapiche no seco
Os sacrossantos da prefa peixeira teimam em levar o porto pra participar do programa Prefeitura nos Bairros. A alegação é que faz parte da estrutura e o diabo a quatro. Acontece que não tem nada a ver. Só aparece gente pra pedinchar trampo. Ou estou errado?
Nunca antes...
O presidente da câmara dengo-dengo, do outro lado da vala, João do Posto (PSDB), montou o gabinete da moda, entre as excelências excelentíssimas da região: itinerante. Uma vez por mês vai atender o povaréu fora do legislativo. E daí?
Glúteos na estofadinha
Agora, se mexer pra que as sessões aconteçam num horário que a população possa acompanhar, ou botar fogo no rabo dos seus pares pra modernizar o regimento interno e acabar com a palhaçada de apenas seis sessões por mês, o triste não coça o bico. Com isso, vai passar como apenas mais um que esquentou a cadeira da presidência.
Tudo 10
O reitor da Univali, José Roberto Provesi, deixa o cargo máximo da universidade no final deste mês e tem uma notícia excelente para a comunidade em geral: após oito anos de discussão sobre a manutenção ou não do certificado de entidade filantrópica, a Univali obteve a regularização total da sua filantropia perante todos os órgãos federais (conselho Nacional de Assistência Social, ministério da Previdência Social, secretaria da Receita Federal, etc.).
Bico em movimento
O deputado Dado Cherem (PSDB) tem realizado uma porrada de visitas aos municípios catarinenses e está radiante pela forma como é recebido. Semana passada, depois de estrebuchar recursos pra Saúde de Itajaí, Camboriú e Navegantes, foi ao planalto norte e no sábado em Urubici e em Bombinhas. Nesta semana, já esteve em Corupá, Jaraguá do Sul, Joinville e Porto Belo. Ufa!
Cocudo!
O desassossegado presidente do ex-aquário peixeiro, Luiz Carlos Pissetti (DEM), ficou sacudo na terça-feira e, frente ao desleixo, cansou de ficar esperando que seus pares comparecessem para o ápice maior da função que é a sessão legislativa. Por isso deu um basta.
Sem noção
Pi7 fechou a sessão porque durante 15 minutos esperou pra ver se o placar fechava no quórum de sete edis. Chegou a seis presentes. O vergonhoso é que tinha parlamentar que tava socado no gabinete. A loiruda Susi Bellini (PP), o engomadinho Clayton Batschauer (PR), o barbudinho Douglas Cristino (DEM) e o topetudo Osvaldo Gern (PP) se mandaram pra uma partida de futebol, depois da decisão de Pi7.
Galinha velha ao molho
O quarteto enfrentou os secretários numa pelada na Frigovale. O placar foi de quatro pros abobrões do JB e dois pros vereadores pernas de pau. Sendo que no final encheram o pandulho com uma suculenta galinha velha. Ou seja, ficou feioso. Pra sentar suas excelentíssimas bundas branquelas na estofadinha cadeira e participar da sessão, tava difícil. Agora, pra correr atrás de bola, dava. Juízo!
Ajunta tudinho
O presidente do legislativo peixeiro defende que sejam agrupadas as mais de trocentas secretarias, pra que tenhamos no máximo 10 pastas na prefeitura. Com isso, será possível ter agilidade e pagar melhores salários aos secretários abobrões. “Cultura, Esporte, Turismo e Educação, por exemplo, poderiam ser agrupadas”, defende o democrata.
Ficam batendo cachola
Afinal, a grande dificuldade do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), não é tirar, mas colocar alguém no lugar. Se juntassem as pastas poderiam pagar uns R$ 10 mil, baixariam as despesas e a coisa poderia fluir. Agora, se ficar pensando em como acolher, dar emprego pra galera política, daí não tem solução, nunca.
Eu morro e ainda...
No inicio da semana, o saudoso veio Dalmo contou, na sua coluna póstuma, escrevinhada no dia 13 de junho de 1999, que o prefeito JB deu uma voltinha no bondindinho de Cambu, gostou e mandou implantar em terras peixeiras. Mas os lesmas lerdas do seu staff ficaram no nem-te-ligo. Será algo cíclico? Estica o bago do zoio e lê aí: “Mas, como quem manda menos na prefeitura de Itajaí é o Bellini, até hoje Itajaí está sem bondidinho”. E continua: “E aí estamos, na cidade de Itajaí, sob um governo fraco, inerte, mole, complacente, tão débil, tadinho, que não tem nem força decisória de botar o bondindinho na rua”. [Dalmo Vieira].
Pracabá!
E depois tem puxa de plantão que fica todo alvoroçado quando a coluna explana que tem muita gente do lado do burgomestre que fica chamando-o de banana (madura, diga-se de passagem). O phoda é que parece novela mexicana, dramalhão, tudo tão recorrente. Uma baita tristeza!
