JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
NOTAS
Itajaí no lixo?
Os relatórios emitidos pela fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) demonstram que durante boa parte do ano que passou o aterro sanitário de Itajaí não cumpriu com os “parâmetros permitidos pela legislação ambiental”. E a desgraça é o chorume, que é aquele líquido podre proveniente do lixo.
Poluir tudo
Ou seja, o que estaria acontecendo é que o líquido nojento está vazando para o lençol freático, o que pode num futuro breve poluir até mesmo o ponto de captação de água naquela região. E o aterro de Itajaí chegou a receber pomposo prêmio. Cumé que fica, então?
Porcariada de fora
Biguaçu aprovou lei pra cobrar royalties sobre a lixarada que é depositada em seu aterro, que recebe a nojeirada de 22 municípios da região. Biguaçu quer R$ 20 por tonelada. São José já foi pra dona justa, alegando inconstitucionalidade pra não ter que puxar pelo bolso. A briga tá feita e armada.
Não se coçam...
Já em terras peixeiras a empresa Ambiental Saneamento e Concessões Ltda deposita 48% do lixo da Maravilha do Atlântico no aterro da Canhanduba e não se sabe qual a contribuição de Balneário pra que se receba a nojeirada. Aliás, é uma das cobranças do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Sei lá, entende?
O TCE exige que Itajaí pressione Cambu pra que contribua na questão do lixo, mas o governo do homem-pássaro, Edson Periquito (PMDB), faz de conta que não é com ele, já que o contrato é entre o município e a Ambiental Saneamento. O TCE tinha dado prazo até março. Como não andou, estendeu até dezembro de 2009.
Cria vergonha, Periquito!
Um dos pedinchos do TCE é que fosse contratado um estudo para que Balneário e Itajaí dividam os custos do lixo que é depositado em terras peixeiras. Contudo, até o momento, a situação estaria inalterada. Ou seja, o prefeito Jandir Bellini (PP) não dá soco na mesa e Periquito, no poleiro, fica quietinho, no nem te ligo.
Aos borbotões
O aterro sanitário, quando criado, tinha uma expectativa de vida de 23 anos e, segundo os sacrossantos da empresa, existe estudos pra que seja ampliada sua vida útil em 50 anos. Há quem diga que tá saturado. O representante da Ambiental, na reunião do conselho Municipal do Meio Ambiente, deu uma informação que me deixou com a pulguinha atrás da zorelha.
Até a tampa...
O homi da Ambiental afirmou que o intuito do aterro de Itajaí é ser regional e que a empresa tem tanta segurança de que não pega nada, que assume todo o risco (multas pesadas e milionárias) pra que venhamos a receber a lixarada de toda a região. Afirma ainda que isso vai gerar menos custos pra Itajaí. Virar latrina da região é um baita beneficio?
Passou da hora
Já passou da hora da sociedade itajaiense saber como funciona esse contrato, amarrado, que mantém o lixo e a água nas mãos da Engepasa. Contrato urdido por eminências pardas do poder, segundo os linguarudos, em gabinetes pra lá de fresquinhos. Entra governo, passa governo e fica tudo debaixo do pano.
Vai mudar
Outro fato que não pode ser esquecido é que a taxa de lixo vai voltar a ser cobrada. É uma exigência do TCE. O fato se caracteriza como renúncia de receita e o gorducho presidente da câmara, Luiz Carlos Pissetti (DEM), já declarou que o passivo desta história gira em torno de R$ 10 milhões. É uma puta grana!
Senhores, senhores!
Que as excelências excelentíssimas de Itajaí acordem do sono letárgico. Que a oposição erga sua voz. E que a situação deixe de fazer circo em nome do governo e esclareça tudo. Oxalá que tudo esteja correto, certo! Que caia o muro de Berlim que não nos deixa ver o outro lado...
Dado apoiado
O deputado Dado Cherem (PSDB) circulou, no dia de ontem, na região sul do estado. Dado esteve em Içara, Grão Pará e Imbituba, onde tem recebido farto apoio dos tucanos locais. É o reflexo do seu trabalho quando estava no comando da secretaria de Saúde do estado.
Polícia pra quem precisa de polícia
Se os guardinhas da Codetran, com uma tonfa na cintura, sem generalizar, partem pra violência (será que foi o treinamento do coronel Otávio?) por causa de um gurizote em cima de uma magrela na Hercílio Luz, imaginem a guarda armada circulando pelai com revólver na cintura? Vão apanhar sicrano e beltrano e ainda levar um tiro nas fuças?
Chiadeira
O retorno das aulas dos pequerruchos na Capital do Marisco, Penha, deixou muitos pais com dor de cabeça, já que meteram os pés pelas mãos na secretaria da Educação com o transporte escolar. Com isso, uma pá de crianças ficou sem transporte nos primeiros dias. Têm coisas que devem ser resolvidas com antecedência. Acorda, prefeito Evandro (PSDB)!
Num volta
O suplente de vereador Roberto bem claro de Souza não volta a sentar a buzanfa na estofadinha cadeira do seu colega peemedebista, Nilson Probst. Periquito assinou portaria nomeando-o diretor administrativo e financeiro da fundação Cultural de Balneário Camboriú. Até então, Roberto ocupava a função de diretor da defesa civil.
