Colunas


Artigos

Artigos

Por Artigos -

Aprovação automática


O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), se elegeu, dentre outras bandeiras, prometendo maior rigor no sistema de promoção de alunos nas escolas municipais. No governo, fez o que costumam fazer essas criaturas exóticas inventadas por Lula, boas de urna, e ruins - para dizer o mínimo - de governo: o inverso, isto é, ampliou os casos de aprovação automática.

Não pretendo me ocupar do personagem menor, ex-ministro e prefeito. Escrevo sobre a aprovação automática, uma praga que se alastra sobre o sistema de ensino, e que dá valiosa e inglória contribuição à decadência, em marcha batida, da escola pública brasileira.

O sistema é simples: o aluno passará de ano, não tendo a menor importância se ele aprendeu ou não, se teve notas boas ou más, se empenhou-se ou não deu a mínima para o curso. O efeito dessa “bondade pedagógica” é devastador para o sistema de ensino.

Basta saber - e todos sabem - que os alunos, dada aquela condição, tendem ao acomodamento, e não ao esforço aplicado. Para que completar os estudos em casa, dedicar tempo à leitura, fazer os deveres se, ao final e de toda a maneira, ele será promovido à série seguinte?

A progressão obrigatória causa a falsa sensação de dever cumprido, naquele círculo de pais que se dá por feliz com a matrícula do filho na escola. Como o filho não perderá o ano, não há porque acompanhar a sua evolução na escola, saber do seu aproveitamento e das suas notas, reforçar o contato com cadernos e livros, ajudá-lo nas tarefas. Desaparece a saudável pressão para que o aluno estude e se empenhe mais, de modo a não repetir o ano, não ficar para trás.

Os professores, de sua vez, tendem a desconsiderar as diferenças entre os alunos, o seu estágio de conhecimento. Afinal, o ano termina de uma forma igual para todos. Saber quem se destacou, está atrasado ou precisa de aulas de reforço, são questões que se transferem para o ano seguinte, a série seguinte.

Os secretários, os burocratas da educação, os governantes, estes adoram a aprovação compulsória, porque ela maquia os índices de evasão escolar. As autoridades podem mostrar estatísticas mais palatáveis aos olhos da sociedade, a qual, entorpecida e letárgica, mal sabe que a educação, neste país, e de longo tempo, vem perdendo conteúdo e qualidade. A aprovação automática, na conta desses “pedagogos”, serve para diminuir os gastos da escola, porque demanda menos espaço, material e professores, menos aulas de reposição e reforço. Todo esse quadro causa danos irremediáveis para o aluno, sujeito e destinatário do sistema.

O avanço obrigatório vai gerando alunos cada vez menos interessados, e que por isso aprendem cada vez menos a ler, escrever e fazer contas, em um sistema de ensino cada vez mais nivelado por baixo, comprometendo dramaticamente o futuro do país.

É fácil distribuir favores e benesses, ainda mais com o bolso do respeitável público. Penoso e desafiador é o objetivo, declamado em prosa e verso, de uma educação gratuita, pública e de qualidade, à qual porém só se alcança com muito suor, esforço e trabalho.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

TV DIARINHO


🚒🚧 TRÂNSITO CAÓTICO! Feriado virou pesadelo pra quem pegou a BR 101 nesta sexta! Um carro pegou fogo ...




Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Brigada indígena voluntária combate incêndios sem apoio de autoridades no Pará

BRASiL

Brigada indígena voluntária combate incêndios sem apoio de autoridades no Pará

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

INVESTIGAÇÃO

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

flagrante

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

Expulsão, honra, pensões?

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo



Colunistas

O Brasil no Vaticano

Coluna Esplanada

O Brasil no Vaticano

Morre Papa Francisco

Charge do Dia

Morre Papa Francisco

Mobilização por uma saída para o Morro dos Cavalos

Coluna Acontece SC

Mobilização por uma saída para o Morro dos Cavalos

Décio Lima processa o JC

JotaCê

Décio Lima processa o JC

Viva a Taís!

Coluna do Ton

Viva a Taís!




Blogs

Resultados da Búzios Sailing Week 2025

A bordo do esporte

Resultados da Búzios Sailing Week 2025

Muito Além da Balança: Desinflamar, Nutrir e Curar

Espaço Saúde

Muito Além da Balança: Desinflamar, Nutrir e Curar

Cadê?

Blog do JC

Cadê?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.