JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Juízo
Sou um defensor da Constituição, do estado democrático de direito, das liberdades individuais. Daí que é impossível concordar com os alienados, com os analfabetos funcionais, com os insanos que pregam que violência se combate com violência. Ódio não combate ódio. Não é possível concordar com os idiotas que bradam o desrespeito a lei, a vingança. Com aqueles que apontam dedos, mas no dia-a-dia são piores do que aqueles que acusam.
Reflexo
O político é reflexo da sociedade. E a sociedade está apodrecida. Precisamos de um debate urgente sobre o ponto a que chegamos. As crianças seriam a nossa esperança de futuro, mas que educação, que valores, que exemplos os pequenos têm a seguir? Quando o cidadão só está preocupado em se dar bem, em tirar vantagem, prega o olho por olho, dente por dente, não poderá educar seus filhos, formar verdadeiros cidadãos.
Coluna
Em entrevista coletiva, PSD, PSB e PR formaram uma coluna para a construção da base em 2016, visando 2018, como o espaço já divulgou. Paulo Bornhausen, Gelson Merísio e Jorginho Melo coordenarão o projeto de articulação política enfrentando o PMDB de Mauro Mariani por todo o estado.
Farinha pouca
O PMDB parece iniciar a caminhada, isolado, com namoros tímidos e pontuais em alguns cantos da Santa & Bela Catarina. Vão tentando construir visibilidade sem muita costura, esnobando siglas e não cumprindo acordos. Aliás, acordos só os que interessam, ou vão para a conta do finado senador bigodudo Luiz Henrique.
PT atrasado
Mais uma vez, o PT se enrosca na agenda federal e suas lideranças nas burocracias das gerências de cargos. O barco passa, talvez afiançado por algum acordo de gaveta com o PMDB, que já sinalizou que se interessa pelo programa de TV do PT sem a estrela protagonizando, ou em noite nublada.
Premiado
Em Itajaí, os peemedebistas lascam que Volnei Morastoni cobra a fatura do PMDB estadual por destruir o PT local. Agora recebe o apoio ditatorial para um claro projeto de vingança, projeto movido por ressentimentos e ombreado por figuras que, dado o histórico e fichas, vieram sem plano para a cidade e focados em cargos e poder.
Chegou subtraindo
Diante do momento pra lá de crítico que a city peixeira atravessa, no que tange a representatividade política, o projeto de vingança do Volnei Morastoni, opinam os peemedebistas, tira de Itajaí a secretaria regional e entrega para uma liderança da cidade de Penha, impondo assim uma derrota à cidade. Vai alimentar ressentimentos pessoais mal curados.
Convenção já!
Enquanto o projeto de ódio está em pleno andamento de um lado, de outro, com legitimidade, o movimento democrático convenção já, liderado pela dama de ferro Eliane Rebelo, Omar Bernardino, Renato Silva, Celia Costa, Artur de Jesus entre outros.
Ganhando força
Essa turma do Manda-Brasa peixeiro segue pleiteando o direito ao voto e a defesa da essência democrática histórica do PMDB. Movimento que vem ganhando notoriedade, adesão e força estadual com o apoio de lideranças nacionais.
Enquanto isso...
A fundação Ulysses Guimarães lança nacionalmente a campanha: PMDB tem voz e não tem dono. Nessa toada o PMDB de Itajaí quer recorrer das decisões arbitrárias do diretório estadual na resolução nacional aprovada esta semana que busca dificultar as intervenções nos diretórios municipais. Não tá morto quem peleia, lascam os peemedebistas.
Novembrada longa
Ainda na agenda do movimento peemdebista pelo respeito à democracia, na terça próxima, dia 24, na antiga sede do PMDB, na rua Alberto Werner, lideranças da cidade e partidos solidários pretendem recepcionar Eliane Rebelo, que volta de férias em uma grande mobilização por convenções já. O pau pega e não alivia!!!
Encontro do PMDB
Os principais nomes do PMDB na Santa & Bela estarão em Itajaí na próxima sexta-feira, dia 27 de novembro, na sociedade Tiradentes, participando de um encontro estadual de lideranças. Na oportunidade, o presidente do Manda-Brasa no estado, deputado federal Mauro Mariani, fará o convite pra que Volnei Morastoni seja pré-candidato a prefeito nas eleições do ano que vem. Goela abaixo!
Renca
Uma ala de peemedebistas peixeiros alardeia que o evento marcará a união de todos em favor do projeto do Manda-Brasa disputar a majoritária em Itajaí. Além de Volnei e Mariani, confirmaram presença o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, o vice-presidente do PMDB/SC, deputado estadual Valdir Cobalchini, o senador Dário Berger, os ex-governadores Paulo Afonso Vieira e Cassildo Maldaner, além de vários deputados federais e estaduais da sigla. Só bagrão! O pessoal que pega no pau da bandeira, esse nem foi convidado.
Maneca não é presidente!
Segundo informações de um prócer petista de nível estadual, o PT Nacional não autorizou que o Manoel Jesus da Conceição, o Maneca do PT, pudesse ser o presidente dos vermelhinhos de Itajaí. O que pegou é que deveria ter rolado uma nova eleição no final do mês de outubro.
Resolve ou tá fora!
Consta que o PT Nacional alegou que boa parte dos membros da chapa do Maneca estava devendo a contribuição partidária, o faz-me rir, e indeferiu as eleições em terras peixeiras. E olha que era chapa única! Caso os vermelhinhos não resolvam logo o perrengue, podem até não participar das eleições 2016 em virtude de falta de um diretório regular. Que coisa, meu povo!
Décio P da vida
Sopraram também a este articulista pançudo que o deputado federal Décio Lima, em conversas com pessoas mais próximas, estaria repensando sua permanência em Itajaí. A fala inicial era que Décio seria candidato ao paço, mas agora o discurso é que ele veio apenas pra organizar as lambanças da atual turma local. Meu Pai altíssimo!
Beicinho
O misto de pastor e dublê de vereador, Calinho Mecânico (PP), tá puteado com o relator da Comissão de Ética, o engomadinho Clayton Batschauer (PR). Tudo porque a punição por ter contratado um cunhado pra trampar em seu gabinete, por quase dois anos, foi de apenas duas sessões. Calinho queria levar uma advertência ou apenas uma sessão. Passaram-lhe a mão na cabeça e ele ainda bufa? Pracabá!
Clima quente
A sessão de terça-feira na piramidal casa do povo promete ser pra lá de quente, com protestos pelo retorno do vereador Zé Alvercino (PP). Há quem garanta que haverá também protesto por parte das excelências excelentíssimas, sendo que devem sair os que não estão enrolados e permanecer os enrolados. Qui coisa, meu povo!
Sei lá, entende!
O vereador bigodudo Laudelino Lamim (PMDB) entrou com uma representação contra a minha musa, a vereadora BBB, Anna Carolina (PSDB), porque a galega estrebuchou numa rádio local que o parlamentar seria um dos indiciados da Operação Dupla Face. Por outro lado, colocou na pauta da CPI da Parada Obrigatória 2 se deveria zarpar por conta da Dupla Face. Vai entender!
Mundo da vela
Reunião na Marina de Itajaí, sábado, tratou sobre a participação da cidade em mais uma regata, a Vendeé Globe, que parte da França no final de 2016. A Vendeé é uma regata volta ao mundo sem paradas e cada barco tem apenas um velejador. Mais uma honraria internacional no rastro da Volvo Ocean Race de da Jacques Vabre.
