JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Honra
Os deputados distribuíram uma pá de comendas, de todas as ordens, esta semana, na Assembleia Legislativa. Mas os parlamantares se esqueceram da juíza Sônia Moroso Terres, que tem exercido trabalho exemplar em Itajaí. E ainda toca o projeto Justiça, um Direito de Todos. Fora a atuação dela, também destaco o trabalho incansável do promotor Jean Michel Forest, digno de honraria.
Circo pegou fogo!
Como era de se esperar, a sessão da piramidal casa do povo pegou fogo na noite de ontem. A sessão abriu com recursos dos vereadores Thiago Morastoni (PT) e Anna Carolina (PSDB) contra os 10 dias extras de licença concedidos pelo presidente Luiz Carlos Pissetti (DEM) ao vereador Zé Alvercino (PP). Foi anunciado em plenário que Zé teria ficado doente e estaria internado e por isso não pode comparecer.
Xingamentos
A sessão estava no início, e começou um confronto entre manifestantes contrários à permanência do vereador na casa do povo, e algumas pessoas que pintaram no parlamento pra se dizerem favoráveis. Com o clima fervendo, Pi7 mandou tirar a sessão do ar. Aí vazou áudio no qual ordenou que fossem identificados servidores (de ambos os lados) que tenham participado de alguma forma do berreiro contra e a favor.
Sem condições
Pi7 encerrou a sessão com a concordância da maioria das excelências excelentíssimas presentes. E este pançudo escriba, que já estava com o copo de guaraná diet (às vezes sou amargo...) e um pacote de pipocas, à espera do pegapracapá, ficou no vácuo. Leia matéria completa no nosso DIARINHO de hoje.
Quente
Os bastidores políticos peixeiros fervilham. Uma minirreforma acontece silenciosamente no governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Fica evidente que JB pretende azeitar o governo com um time mais técnico do que político, e cair de cabeça para tentar fazer o seu sucessor.
Pitbulls
Na tarde de ontem, a Rosalir Demboski, apelidada carinhosamente de Capacete de Ouro, ia ter uma conversa de pertinho com o alcaide JB. Os linguarudos de plantão alardeiam que o prefeito quer pessoas de extrema confiança ao seu lado. Os últimos que estiveram no seu entorno... Na verdade, Bellini quer colocar dois pitbulls pra ajudar no comando do gabinete.
Pertinho
O nome do Zé das Medalhas, ops, Edson dÁvila (PP) também tem sido aventado. Rosalir iria para a secretaria executiva, e dÁvila para a chefia de gabinete, com a sua saída de Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho (PPS).
Mudanças
O superintendente da Fundação Cultural, José Amádio Russi, o Russi Som, teria pedido o boné (mas fontes palacianas garantem que Russi tá de férias e volta... mas sabe-se que o homi já tirou férias este ano!). No seu lugar foi guindado o Carlos Lopes, como interino. Russi vai se dedicar aos seus bailes, onde coloca os velhinhos a sacudir o esqueleto.
Manda e desmanda
Na verdade, quem vai mandar e desmandar na Fundação Cultural é o eterno presidente do PDT itajaiense e atual secretário de Desenvolvimento Social, Marcelo Saldré. Isso me alembra do tempo do Agê Pinheiro como superintendente. Só quem agia e mandava era o Zé das Medalhas.
Ficou fulo
Com essa mudança, quem teria ficado fulo seria o superintendente da secretaria da Criança e do Adolescente, o também seguidor dos preceitos brizolistas Ewerton Wan-dall, que ficou de lado. O suplente de vereador do PDT, Luiz Fernando, há quem teria sido prometido o posto, também ficou de lado.
