Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Volnei paz e amor?


O destaque do final de semana foi o Entrevistão com o ex-prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (ex-PT e atual PMDB). Volnei falou ao DIARINHO todo cheio de desculpas e dedos. O homem diz que busca controlar o temperamento difícil lendo livros de autoajuda.

Hei de vencer

Bocudos (oh, raça!) enviaram mais sugestões de leitura ao Volnei. A primeira é o clássico “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie. Já os mais irônicos sugeriram o também consagrado: “Não se iluda não”, de Isabela Freitas. Ai Jisus!

Inteligência emocional

Os mais observadores alfinetam que, se até agora, com 65 anos, o ex-alcaide não conseguiu controlar a grossura natural, não é com livros que vai conseguir isso. O instinto é sempre mais forte. E têm os instigadores querendo escrevinhar livros de autoajuda só para o Morastoni ler. Arreda, seus infelizes!

Remake

Em sua recém-iniciada tentativa de volta ao paço da Vila Operária, Volnei vem tentando relembrar a maravilha que foi o seu governo. Mas se fosse assim tão bom, não teria perdido a reeleição para Jandir tendo na mão a máquina municipal, estadual e federal. E, num é?

Falou, não falou?

As contradições são flagrantes e a verborragia é incoerente. As respostas de VM são cheias de enchimento de linguiça como na velha política personalista que sangra o tempo de suas ilusões não atendidas. Primeiro, o barbudinho faz pose de humilde e pede desculpas por ter chamado a muié de “vaca”, mas ainda sugere que foi montagem. Hein?

Mi engana!

Depois pede conciliação, mas como líder do grupo manda patrolar: fechar diretório, exonerar, nomear chegados e arrancar cabeças e zoios de quem atravessa o seu caminho! A impressão que tenho é que só queria parecer humilde e conciliador. Na base do “mi engana, que eu gostcho!”.

Fosfosol

Contudo, nem na entrevista conseguiu ser ‘humilde e conciliador’. Se minha saudosa vó conhecesse a história, diria: “desculpa esfarrapada!” Eitcha vó, que saudade!

Não tem mais volta

Ficou claro que Volnei não quer debate, nem disputa no voto, mas sim passar o trator sem perder a ternura, pelo menos a ternura marqueteira, que tenta demonstrar paz e amor enquanto as guilhotinas e fogueiras da inquisição comem soltas nos bastidores.

Pá de cal

A política peixeira e do país está muito exposta, não dá de esconder o que acontece facilmente, não tem como esconder os cadáveres morais dessa celeuma medonha. Possivelmente essa entrevista tenha sido uma pá de cal em qualquer chance de conciliação.

Pelo bem maior

Cada conjunto deve seguir seu caminho na construção de uma proposta pra nossa amada Itajaí. 2015 se finda com um saldo imenso de tristezas e decepções do ponto de vista do cidadão. O tempo urge para o pleito que se aproxima. É preciso que os ânimos se arrefeçam e que as lideranças encontrem seus espaços pra proporem uma alternativa viável de governo.

Melhor esperança

Este pançudo escriba aposta que no calendário do Tribunalão Superior Eleitoral não haverá como fazerem intervenção nenhuma. O voto fará vencer quem de fato vendeu a melhor esperança.

Bloqueio

O prefeito de Navegantes, Bob Carlos de Souza (PSDB), teve parte de seus bens apreendidos pela dona justa, no valor de R$ 580 mil, através de uma ação do MP, sobre investigação de uma empresa se sonorização que prestava serviços sem licitação.

Inquérito

O secretário de Turismo, Carlos Sérgio de Souza, que tem o mesmo sobrenome do prefeito, e outras três pessoas da referida empresa vão responder pela bronca.

Centro Judiciário!

O jovem vereador da casa do povo peixeira, Fernando Pegorini (PP), teve requerimento aprovado, onde solicita informações sobre a possibilidade da criação de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em parceria com a Univali e Tribunalão de Justiça de Santa Catarina.

Celeridade

A fundamentação do requerimento é o artigo 5º da resolução 125 do CNJ que permite este tipo de parceria para contribuir com o aprendizado dos acadêmicos das universidades e ao mesmo tempo contribuindo com o desafogamento e a celeridade dos trabalhos da dona justa.

Bandeira

Pegorini, numa outra oportunidade, já vinha solicitando a criação da 4ª vara Criminal em Itajaí ao TJSC por conta da impunidade de crimes que vem prescrevendo pela morosidade do poder judiciário, essa é uma inegável bandeira do parlamentar.

Imagem e Som

O empresário Fernando Delatorre continua na correria pra que em 2016 Balneário Camboriú e Santa Catarina contem com o primeiro museu da imagem e do som. Dono da segunda maior coleção de equipamentos cinematográficos do país, Delatorre vai legar um patrimônio inestimável, em um prédio próprio, de seis andares, no centro da Maravilha do Atlântico.

Filme

Uma réplica do famoso fusquinha do filme Herbie, já se encontra no hall do prédio do museu. Assim como uma gama de equipamentos de projeção de áudio e vídeo. Um projetor que foi usado para propaganda nazista faz parte do acervo. Assim, como centenas de aparelhos e equipamentos que fazem brilhar os olhos de que ama a história e de apaixonados pelo tema como este escriba.

Visita

O socadinho escriba foi convidado e almoçou com o ex-deputado federal, Fabrício de Oliveira (PSB), que é pré-candidato a prefeito de Balneário Camboriú. Durante sua passagem pela câmara federal, Fabricio apresentou projetos de relevo pra vida nacional. Hoje se diz focado na sua candidatura. Ele deve assumir nesta segunda-feira. Foto no Blog do JC, no site do DIARINHO.

Noel

O velho Noel, em tamanho gigante e que até fogo já pegou, está novamente na pracinha do calçadão da Maravilha, “aterrorizando as criancinhas”. O Noel, desta vez, chegou quietinho e permanece estático na praça, em outros tempos ele se mexia, será que é por conta da idade, ou as articulações não levantam mais nem o Papai Noel na Maravilha?

Falta

Nem bem assumiu o cargo por conta de sua situação que começava a ficar a cada dia mais delicada na casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo, e o eterno líder do governo e dublê de quero-quero, Marcelo Achutti (PP), enfrenta o seu inferno astral. Mal chegou à Emasa, e já teve que fazer aquele anúncio tradicional que todo mundo conhece, mas que ninguém gosta de falar: o fantasma da falta d’água.

Água

Todos os anos é a mesma poioca! Ficam gabando-se pela grandeza econômica, mas não conseguem fazer nem a lição de casa. A água é um bem comum, uma necessidade básica e está sendo paga, então parem de arrumar desculpas e arrumem água para essa gente e não adianta ser daqueles caminhões pipas, que todos sabem, privilegiam dois ou três chegados dessa turma alvissareira e irresponsável.

Toma!

Muitas vezes a água que sai nas torneiras não é apropriada para o consumo humano e quase todos acabam comprando água mineral para não terem que gastar mais em papel higiênico.

Será?

O prefeito psitacídeo chegou a dizer que tomaria um copo d’água, diretamente servido do esgoto tratado que é lançado no rio Camboriú. Da boca pra fora é mole, quero ver é engolir! Será que é porque passarinho toma água de poça?

Pavimento

Depois de mais de dois anos jogada pra traças, finalmente, a prefa da Maravilha anunciou a revitalização da avenida das Flores. A via foi aberta no governo Spernau e de lá pra cá só sofreu várias intervenções.

Metade

O secretário de Obras, Arlindo Cruz (PMDB), disse que vai deixar a parte do asfalto pronta. Mas depois de pronto não adianta sair recortando o asfalto todo para colocarem o que ficou pra trás...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Custou caro

Show de Bola

Custou caro

Minister tá devendo, e não é pouco

JotaCê

Minister tá devendo, e não é pouco

Direito na mão

Os erros silenciosos do CNIS e o impacto que ninguém imagina na aposentadoria

O dia nasce do mar

Clique diário

O dia nasce do mar

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC

Coluna Acontece SC

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC




Blogs

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Espaço Saúde

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Mel

Blog do JC

Mel

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

VersoLuz

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.