Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Na espinha


O pré-candidato à prefa peixeira do Partido do Mariani Dono da Bola (PMDB) terminou 2015 com uma bucha sem tamanho. A dona justa bloqueou os bens do ex-prefeito barbudinho, Volnei Morastoni, por conta de perrengues durante o seu governo.

Bronca

Além de Volnei, o seu ex-secretário de Planejamento Urbano, Flávio Mussi (preso durante a operação Dupla Face), e o empresário e investidor José Carlos Trossini, dono da construtora que levantou o empreendimento Amores da Brava no canto norte da esplendorosa praia Brava de Itajaí, também figuram na ação do Ministério Público.

Bronca

A bronca da promotoria vem do entendimento de que o ex-prefeito e o ex-secretário cometeram crime de responsabilidade ao ceder trecho de uma valiosa rua por preço irrisório. O MP diz que houve prejuízo ao povo de Itajaí de quase três milhões de reais. O pedido de indisponibilidade dos bens se deu no último dia três de dezembro, junto com pedido de condenação por improbidade administrativa.

Não tem choro

O ex-prefeito barbudinho, seu ex-secretário Flávio Mussi e o empresário supostamente beneficiado tentaram no Tribunalão de Justiça reverter a decisão através de liminar, mas a mesma foi negada e a bronca continua. Se condenados, terão que devolver os valores aos cofres públicos. Volnei pode ficar inelegível e proibido de ocupar cargos públicos durante oito anos.

Complicado

Volnei Morastoni vive, mais uma vez, seu inferno astral. O passado lhe bate à porta em pleno ano eleitoral. O ano em que o debate se pautará e muito no campo da moral e da ética, começa com o pé esquerdo para o nosso ex-prefeito. E num é?

Muito complicado

Como se não bastasse, os linguarudos de plantão (oh, raça!), juram que logo no início deste ano uma pá de lideranças e pré-candidatos do manda brasa peixeiro deve deixar a legenda. Grupo que seria musculoso e que vai batalhar por outra legenda.

Goela abaixo

Isso tudo por conta da filiação, goela abaixo, do barbudinho e o cancelamento da convenção democrática prevista para o fim de 2015. Com o andar da carruagem, VM deve ficar só com o osso, meia dúzia de “amigos” e muitos, mas muitos processos para responder. Oh vida!

Bocudos de plantão

A raça de linguarudo anda doida da vida e diz que o governo de plantão, no paço da Vila Operária, aumenta em 17% a conta da água. Deve ser presente de ano novo. Outro reclame é pela falta de contratação de médicos para postos de Saúde da nossa pequena pátria.

De confiança

A raça de infelizes lasca ainda que contrataram a toda poderosa Rosalir Demboski, carinhosamente apelidada de Capacete de Ouro, como secretária executiva quando o Ministério Público manda cortar cargos. Pior que o prefeito já disse que devem driblar a determinação do MP e contratar todo mundo de novo...

Jeitinho...

Os detratores não se aguentam e debulham que a atual administração alardeia que vai dar ‘esse jeitinho’ até acabar esse governo e o próximo que faça o seu, ou seja, que se dane... A justificativa da contratação da ‘Capacete de Ouro’ é de que é de confiança... Os outros não são?

Sim ou não?

Acho que não são mesmo, senão o secretário de Saúde de Itajaí, o Topetudo Osvaldo Gern (PP), segundo as bocas de tramela, não teria dito que só vai resolver a questão da contratação dos médicos quando voltar do feriadão. Dizem que o ano começa só após o carnaval. Será mesmo?!

Renovação

Os sabichões em política garantem que no caminhar das barcaças, a renovação na piramidal casa do povo deve ser expressiva. Têm os que foram e não voltam e os que não foram e voltam. Entenderam? Nem eu!

Profecia

O defensor número um do prefeito Edson Periquito (PMDB), o Marcelo Achutti (PP), lascou apoio ao homem pássaro. “A profecia furada de alguns que torcem contra Balneário Camboriú, falava que as balsas de foguetes não iriam funcionar; que iria faltar água; a cidade estaria suja; o serviço de coleta de lixo não iria funcionar, etc...”

Perdido

Achutti babou ainda mais: “Quero aqui parabenizar o prefeito Edson Periquito e toda a nossa equipe de governo pela brilhante festa de fim de ano. Não tivemos problemas com abastecimento de água, nossa cidade está limpa, uma multidão de turistas e moradores assistiu aos 15 minutos da queima de fogos”.

Donde?

Que cidade será vive o Achutti, onde não tem nenhum problema? Me falem o endereço que quero me mudar pra lá... Com a Maravilha está tudo 10 mesmo? Acho que o Marcelo Achutti fechou os zoios pra montoeira de lixo e de entulho nas ruas da Vila Real?

Não viu?

Não deve ter visto ou está dormindo em berço esplêndido e não enxergou um novo aterro surgindo em uma área da família Cabral, bem no acesso do bairro Nova Esperança. Quem passa pela BR 101, vê o amontoado de lixão.

Ponte

Achutti esqueceu ou não gosta de falar da passarela da Barra, do viaduto da 4ª avenida, da sede dos Bombeiros, da nova delegacia na city, do novo prédio da prefa junto com a Havan, das Ondas Perfeitas prometidas em campanha.

Para o nada...

Achutti sisqueceu do alargamento da faixa de areia, da contratação de funcionários da Minister para limpeza da praia, porque o concurso da prefa não vingou, da interferência do MP que tá cabreiro com a ineficiência da administração pública e tantos outros temas que não caberiam nestas mais do que estrebuchadas linhas.

Chamou de ‘sem noção’

Em contato com o socadinho escriba, o bagrão do Emasa, Marcelo Achutti, diz que chamou de ‘sem noção’ a secretária de Meio Ambiente de Camboriú, a Carla Krug. Diz mais: que a mulher seria idiota. Que ela tem que cuidar de Camboriú... Achutti alfinetou que em Camboriú a merda vai direto para o rio Camboriú, o que não acontece em Balneário. Qui coisa, meu povo!

Castigo

O baixinho e ex-entisicado Fábio Flor (PP), pré-candidato para sucessão governista na Maravilha, fez um vídeo de Natal e Ano Novo, com 27 segundos. Um leitor bateu um fio para este escriba pra dizer que a estratégia até foi boa, ao enviar às redes sociais, mas que duvidava que alguém conseguisse aguentar a voz de taquara rachada do menino maluquinho, até o final da apresentação, tipo um castigo. Bocudo!

Amigo

Usaram as redes sociais para fazer sinal de fumaça, digo, para dar apoio irrestrito e “babar ovos”, dizendo que a mobilidade da Maravilha se deve ao engenheiro Auri Pavoni, o Sr. Burns dos Simpsons.

Brita

Há quem diga que se é ruim com Auri, pode ser pior sem ele, porque o homem, apesar de estar com problemas na dona justa, tem o cascalho necessário para pavimentar em mão dupla o caminho do próximo alcaide.

Risco

Arriscando um cenário mais polêmico, onde seria praticamente suicídio eleitoral ter na chapa principal um representante da construção civil, o nome de Auri me parece mais bem cotado e com melhor aceitação popular.

Sobram...

Se por um lado sobram candidatos para prefeito na Maravilha, por outro lado, o nome dos vices continua quieto. Ary Souza vem quietinho, comendo pelas bordas, e pode ser uma espécie de Obama da Maravilha, como o primeiro dirigente público negro da cidade.

Planta

Tem quem diga que Ari Souza tá afiadíssimo no discurso e passou o réveillon plantando aipim e couve na sua horta caseira para voltar menos estressado à rotina profissional e política. Diz o dito popular: quem planta, colhe.

Fez bonito

Ary já fez bonito no parlamento, fazendo a maior parte dos pedidos de informação pra prefa dos altos da Dinamarca, diretamente ao Ministério Público, onde ganhou até ação para o município manter a idade média dos alunos para o ingresso na rede municipal de ensino.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Custou caro

Show de Bola

Custou caro

Minister tá devendo, e não é pouco

JotaCê

Minister tá devendo, e não é pouco

Direito na mão

Os erros silenciosos do CNIS e o impacto que ninguém imagina na aposentadoria

O dia nasce do mar

Clique diário

O dia nasce do mar

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC

Coluna Acontece SC

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC




Blogs

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Espaço Saúde

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Mel

Blog do JC

Mel

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

VersoLuz

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.