JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Agonia
O clima começou pesado no primeiro dia de trampo do ano no paço da Vila Operária. Tudo por conta da apreensão com as exonerações que prometem fazer muita gente sambar, não de alegria, mas de tristeza no carnavalesco mês de fevereiro. Tem quem esteja rezando pra Santo Expedito (causas urgentes), Santa Rita e São Judas Tadeu (que disputam as causas impossíveis) pra não levar o pé na buzanfa.
Reunidos
Na tarde de ontem, o prefeito Jandir Bellini (PP), a secretária interina de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jane de Fátima Gomes Furtado, o procurador, também interino, Domingos Macário Raimundo Júnior, se reuniram pra discutir as exonerações exigidas pela dona justa de quase 400 comissionados, nomeados através de lei considerada inconstitucional.
Não vota?
A prefa peixeira recorreu, no ano passado, mas o Tribunalão de Justiça não aceitou o recurso. O prefeito quer promover a recontratação desses comissionados, através de lei que (legalizaria as funções) encaminhada à piramidal casa do povo. Já tem excelência excelentíssima alardeando nos corredores que não vai botar o dedão em cima, aprovando. Será que será?
200 milhões!!!
Os linguarudos de plantão assopram que o Instituto de Previdência de Itajaí (IPI), que é comandado pelo ex-vereador e eterna locomotiva do society, Renato Ribas (PSD), tem em caixa nada mais, nada menos que R$ 200 milhões! E, que existem dois fundos pra pagar os aposentados da viúva municipal.
18 milhões ao ano!
Um fundo que paga os barnabés e outro que estrebucha pagamento após a criação do instituto. A não unificação dos fundos estaria gerando um prejú da ordem de 1,5 milhão/ ao mês. Dezoito milhões por ano! O que deixa o munícipio mais endividado e é uma bomba relógio. E o contribuinte pagando a conta dos servidores que precisam ficar de licença médica, licença maternidade etc... Assim não dá!
João de olho no pirão
O ex-vereador e ex-vice-prefeito João Régis (PP) de Barra Velha, já começa a sinalizar a intenção de ser candidato a prefeito, pelos governistas, na capital do pirão. Possivelmente apoiado por Claudemir Matias (PSB), o atual prefeito barravelhaco, Régis manteria a coligação PSB-PP na cidade.
Mais do que nunca...
Regis teria como vice um socialista, caso o prefeito Matias não seja candidato à reeleição. João tem aparecido frequentemente nas redes sociais, embora seu trabalho comunitário em associações e ONGs aconteça de forma permanente há décadas.
Punição
A tal comissão apuradora, comissão de cassação ou simplesmente comissão de ética, que não pegou e nem funcionou na casa do povo da Maravilha, fez com que os barnabés que supostamente devolviam parte do seu salário ao vereador Elton Garcia (PMDB) fossem exonerados. Já o vereador não sofreu qualquer punição...
Bicharada sofrendo
Leitor foi com a família neste final de semana ao zoológico da Santur, na Maravilha, e ficou indignado com o acesso, afirmando que não adianta o prefeito bater fotinhos para assinatura de obras nos arredores e deixar aquela situação de abandono. Isso fora os pobres animais ao Deus dará, abandonados e maltratados no zoo. Cadê as Ongs de proteção à bicharada?
Omissão
Ainda indignado com a forma que se pretende uma city ser consolidada como turística, recepcionar os nativos e quem vem de fora, num canteiro de obras, sem divisões adequadas é no mínimo uma safadeza e um desrespeito, também do Estado.
Mendigo
O governador, Raimundo Colombo (PSD), divulga aquilo como a maior obra, mas deixa o desleixo com o equipamento turístico visível e exposto como um exemplo, onde a Capital Catarinense do Turismo, ainda mendiga um local próprio para realização de eventos, enquanto casas noturnas de Camboriú estão entre as mais badaladas deste mundão de meu Deus.
Lotação
Este escrevinhador pançudo recebeu e-mail com denúncia de superlotação e infraestrutura deficiente na casa de Passagem. Acho que o diretor Paulo, que conheceu de perto a dureza do chão nas ruas, vai olhar tal situação de perto.
Vulnerável
A coluna deste socadinho escriba tá aberta pra manifestação da casa de passagem que abriga os moradores de rua em situação de risco. Se quiser, pode também informar o valor das passagens e o número de atendimentos prestados em 2015, afinal, todos sabemos da importância deste sreviço.
Papagaio de pirata...
O baixinho Fábio Flor (PP), secretário de Planejamento de BC, anda fazendo às vezes de vice-prefeito. O papel de cicerone que cabia ao véinho Cláudio Dalvesco (PR) está sendo ocupado pelo menino maluquinho e pré-candidato dos progressistas na Maravilha. Dizem que em cada sorriso é uma foto e que até batizado de caturrita, o homi tem prestigiado.
Pé junto
Nomes fortes do PMDB da Maravilha juram que o candidato não será de outra sigla, que não dos manda-brasas. Em conversa na capital Manezinha, no final do ano passado, ficou acertado que o partido não abre mão de candidatura própria. Querem continuar grudados na principal cadeira dos altos da Dinamarca.
Acerto
O acerto teria sido feito com as excelências excelentíssimas do PMDB. O homem pássaro, prefeito Edson Periquito, não teria participado do encontro. O alcaide psitacídeo ainda manteve seu tio Plínio, o pai da Sabrina, gestora da Saúde da Maravilha, na presidência do diretório, mesmo contra o gosto de alguns militantes e do próprio presidente estadual da sigla, deputado Mauro Mariani. Eitcha!
