JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nos píncaros da lua!
Na série de pesquisas do IPS Univali de 2015, a última de Itajaí foi em novembro. E o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP) continua na boa, surfando. Sua aprovação, desde 2014, é superior a 44%. Em 2014 Jandir tinha 44,40% e em Nov/15 manteve 44,18%.
Surfando na aprovação
Não dá nem pra dizer que variou dentro do tal erro amostral que os sabichões em pesquisas anunciam. O mundo cai, gente presa, dificuldades econômicas e o Jandir na boa. Isso é que é estabilidade e carisma! Ou nasceu virado pra lua!
Tá difícil
E neste mesmo levantamento de novembro de 2015 o IPS Univali apontou que a presidente e estudante de crise política e econômica, Dilma Rousseff anda abaixo do fundo do poço. Bateu todos os recordes de Reprovação: 77,32% dos eleitores peixeiros. Um desastre! E isso vai bater na porta das eleições e dos vermelhinhos. Deus ajude!!
Ritmo
Aliás, depois do retorno do narigudo secretário de Obras, Tarcísio Zanelatto ao batente, o compasso do trabalho tem sido mais intenso, inclusive, com o alcaide JB pra lá e pra cá. A obra do Centro Integrado de Saúde (CIS) no antigo Vassourão adquiriu novo ritmo com a presença, praticamente todos os dias de JB e Zanelatto no local.
Força
Uma verdadeira força tarefa se instalou na city peixeira, onde 3.736 imóveis foram vistoriados pelos 235 agentes comunitários e agentes de endemias que iniciaram, na última terça-feira, as atividades de campo conjuntas para a prevenção e combate aos focos do pestilento mosquito Aedes aegypti em oito bairros de Itajaí. Os agentes estão nos bairros, os mosquitos também.
Recusa
Preocupado com o número de baiucas fechadas, o secretário da Saúde, topetudo Oswaldo Gern, esclarece que os agentes estão identificados e pede que o os moradores abram as portas. No primeiro dia, foram 1.568 casas, revistando focos. Os agentes registraram a recusa dos moradores para a entrada em 53 imóveis. Com isso, o número final de imóveis percorridos pelas equipes no primeiro dia de ação chegou a 5.357.
Meta
O objetivo é que a cidade possa cumprir com a meta de completar o primeiro ciclo de vistoria a todos os 57 mil imóveis até 12 de fevereiro, data estipulada no Plano Estadual de Intensificação das Ações de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti.
Sala de Situação
O local escolhido para receber a Sala de Situação de Itajaí é a Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e as reuniões do grupo ocorrem sempre que necessário, reunindo as secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Obras e Comunicação, além da Coordenadoria de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Tropa de Choque
A sala de situação foi instalada na semana passada na prefa peixeira, onde o objetivo é formar em conjunto, estratégias para o combate do mosquito Aedes aegypti, que além da dengue, transmite as doenças febre chikungunya e febre do zika vírus. Na Maravilha do Atlântico, o alcaide Periquito, anunciou até o uso de avião de roxca pra combater a praga, digo, o mosquito.
Zica
E com esse calorão que tem dado, além de deixar preocupado sobre uma série de intoxicações alimentares que vem ocorrendo em larga escala na city peixeira e na Maravilha, onde faltam remédios para dor de barriga, também é preocupante a proliferação de outros bichos, como ratos, baratas, aranhas, cobras, pernilongos e escorpiões.
Cancelado
O lixo acumulado e entulhos nos terrenos sem a devida limpeza, são os principais criadouros para alguns bichos peçonhentos e que podem colocar em risco a saúde pública. O governo da Santa, Calorenta & Bela Catarina está tão preocupado com Itajaí que acompanha a par e passo cada ato, até o carnaval já é de caça, digo, foi cancelado.
Fecharam
Uma pá de famílias estava indo no entorno de Centro de Eventos de Itajaí, dar umas pedaladas. No último fim de semana, os bons da boca da prefa peixeira mandaram fechar o local. O guarda da empresa Minister (que tem uma porrada de contratos com o município), questionado que área é pública, lascou que não era não. Espero que os áulicos da prefa tenham boas explicações. É pracabá!
Rota
O vereador Moacir Schmidt (PSDB), autor de uma lei que jamais foi cumprida na Maravilha, de permanência dos ônibus em horários de pico na área central da city praiana mais procurada no Sul do mundo, em seguida, nova lei foi proposta com rotas alternativas para os busões de turismo, se alguém souber uma dessas rotas me indiquem o caminho.
Ansiedade
Agora o vereador tucano, voltou a propor uma lei, para que os ônibus de escala municipal, possam parar fora de seu itinerário, digo, ponto. Acontece que o Moacir deve estar ansioso pela volta do recesso parlamentar que não acaba nunca para nós mortais e os trabalhadores não tem a mesma chance.
Naufrágio
Sugiro ao coronel, digo, ao vereador, que ponha logo para andar aquela tal comissão de cassação, na qual Moacir preside e de andamento no processo do vereador Elton Garcia (PMDB), que conforme este articulista já arriscou dizer neste mesmo espaço, que vai dar em pizza, porque os colegas de parlamento, tão com medo do strike que a cassação do Elton pode trazer na base governista, inclusive naufragando de vez até o processo de sucessão.
Tchan
Se o Moacir quiser mesmo demonstrar trabalho é bem fácil, é só tirar da gaveta o processo do Elton que esteve preso praticamente 15 dias, mas parece que no parlamento ninguém leu a notícia, ou ainda aguardam o comunicado da justiça para se manifestarem... Espera sentado quem tem expectativa de um trabalho sério desta comissão, que como diz a música, pau que nasce torto nunca se endireita... É o Tchan, adoro!
Perdido
Quem se apagou no cargo foi o diretor da Emasa da Maravilha, Marcelo Achutti (PP), que recebeu das mãos do alcaide Periquito, a missão de não deixar a peteca cair, ops, a água faltar. Acontece que quando foi líder do governo na casa do povo, Achutti estava em todas as notícias.
Sisqueceram...
Agora parece até que sisqueceram do homi, só eu mesmo pra lembrar e ainda ter curiosidade pra saber por onde anda o diretor da Emasa, nem na rádio teria sido mais ouvido. Avisem o Marcelo que a temporada já está acabando, agora ele pode aparecer e voltar pras redes sociais.
Esquenta
Quem voltou a esquentar a vaga de pré-candidato do governo na Maravilha, é o finado político Auri Pavoni, que ainda não sei por qual sigla vai emplacar sua candidatura, mas vai enfrentar a ira do manda brasa, que bate o pé por candidato próprio e o Pavoni embarcar agora, seria com clara intensão de sentar na janela, o que deixaria os emedebistas ainda mais cabreiros.
Peso
Quem também está cabreiro por não ver a sua candidatura decolar, por falta de um nome de pe$o que pudesse compor a majoritária, é o baixinho progressista Fábio Flor. Fábio remou contra maré, chegou a sugerir a integração dos terminais de transporte coletivo, entre Itajaí, Balneário e Camboriú, mas o projeto, assim como sua candidatura, estão morrendo na praia...
