JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Lei do transtorno
Tempos atrás, uma divergência interna entre os procuradores da prefa peixeira fez com que uma ação fosse impetrada através do Ministério Público para que fossem extintos cargos comissionados na estrutura da procuradoria. Acontece que o entendimento se ampliou, e praticamente todos os cargos de confiança foram dizimados, restando apenas os bagrões do primeiro escalão.
Não tem como
Além de essa decisão impor uma pequena fortuna em gastos com rescisões contratuais, a máquina pública, em termos de comando, ou chefia, ficaria perigosamente parada, por conta da necessidade que há de afinidades políticas para aplicação das políticas públicas, executadas pelo chefe maior do poder executivo, o prefeito.
Administrando
Como o ex-homem dos galináceos Jandir Bellini (PP) não é homem de se entregar, promoveu um levantamento interno e articulou do ponto de vista jurídico e também político a aprovação de projeto de Lei reestabelecendo a estrutura de confiança dos cargos para evitar essa montoeira de gastos gigantes, bem como, não causar prejú ao povão que precisa da máquina azeitada e funcionando.
Extraordinária
No próximo dia 27, no plenário da piramidal casa do povo, as 10 da matina, o projeto de Lei para que tudo volte a ser como dantes no cartel de Abrantes, e os cofres públicos não sofram um duro golpe, deve ser apreciado e votado pelas nossas 21 excelências.
Nas mãos
A responsabilidade está nas mãos dos nossos heróis legislativos, os vereadores. É fato que JB sempre manteve uma larga maioria na casa do povo, porém, em ano eleitoral, a coisa pode virar palanque.
Baita irresponsabilidade
Uma coisa é divergir politicamente, outra coisa seria inviabilizar o poder executivo de trampar e prestar os serviços essenciais à população com zelo e comando político legitimamente outorgado.
Mesmo assim
Mesmo assim, tem vereador dando discurso incoerente e inconsequente, se eximindo de qualquer responsabilidade e querendo mais é ver o circo pegar fogo. Tudo tem limite, até nos debates e disputas, mas uma ruptura com a governabilidade neste momento seria vista com maus olhos pela população.
Confirmado
Conforme antecipado aqui na coluna, no último mês de 2015, o projeto de vingança intervencionista do manda brasa peixeiro fez mais uma vítima. A professora Isabel Belizário foi exonerada dos quadros da SDR (Secretaria do Desenvolvimento Regional de Itajaí), gerência regional de Educação, nesta quarta-feira, para a nomeação de Ken Ichi Becherer, que vem da Maravilha do Atlântico.
Três a zero...
Esta é a terceira exoneração de peixeiros na SDR para que os cargos fossem ocupados por estrangeiros.
Será que será?
Itajaí perdendo de três a zero e com três gols contra feitos pelo barbudinho Volnei Morastoni e seu time de interventores. Eitcha! Será que se o homi vencer a prefeitura, vai descer estrangeiro de tudo que é lado, como em 2005?
Carnaval
Para o Carnaval da Maravilha, estão previstos três shows nacionais, que segundo a secretaria de Turismo, vão custar mais de um milhão e meio de reais. Há a possibilidade de algum abençoado, ops, patrocinador, ajudar a bancar a conta, mas isso é apenas uma expectativa.
Si defendendo
Recebi e-mail do vereador Nilson Probst (PMDB) informando que este socadinho escriba estava equivocado em sua coluna do dia 19 de janeiro de 2016, a respeito do recebimento de salários de forma indevida.
Base legal
O vereador informa que em 2013 protocolou pedido de aposentadoria por tempo de serviço e com base na lei complementar nº 470/2009, que no seu artigo terceiro diz que o servidor tem o direito de afastar-se do exercício do seu trabalho após 60 dias se não houver despacho da secretaria de segurança a respeito, e sendo assim, alega o vereador que nunca recebeu salário indevido.
Mas e daí?
Após bizolhar o documento, este articulista ficou coçando o cucuruto, pois lá consta que Nilson entrou com o pedido de aposentadoria na data de 03/09/13, e conforme a lei por ele citada, em 60 dias, ou seja, 03/11/13, poderia ir pra casa e ficar recebendo seu dindim tranquilamente sem trabalhar.
E antes?
Ocorre que mesmo que seja esta a legislação correta, não justa, mas correta, como ficaria o período anterior a 01/01/13? Ou seja, se o próprio vereador informa que nunca trabalhou na delega de Itajaí, como recebeu estes valores?
Demora
Como phode a secretaria de (In) Segurança Pública demorar quase dois anos e três meses e ainda não ter deferido a aposentadoria do policial Vampiro, ops, do policial Nilson? Será que é só para o Nilson ou tem mais policias nessa lista de espera? Não deu tempo?
Satélite
Não precisa dos satélites da Nasa pra identificar a mancha no Rio Perequê, mas a Fatma não assume qualquer responsabilidade e o município parece varrer a merdança pra debaixo do tapete. A madre superiora, diria que é flórida!
Fatura
Um dia a fatura pelo passivo ambiental chega e quem vai pagar são as futuras gerações. Triste, mas real! A multa de 1 milhão para CONASA (águas de Itapema) foi pelo rompimento que vazou esgoto na rua 205, mas na city toda, parece que ninguém está fiscalizando, ou fazem vistas grossas, se não o Perequê não estaria dessa forma, como sempre... E, num é?
