JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Confiança
O vereador da casa do povo de Penha, Felipe Schmitdt (PSD), demonstra que na política ainda se cumpre acordos. Ele renunciou ao mandato de presidente do legislativo de Penha. Felipe é candidatíssimo ao paço...
Qualquer diretor de empresa se cerca de funcionários de confiança, tanto no administrativo, como no planejamento e no financeiro. Então, não há porque no serviço público ser diferente.
A nossa amada city peixeira tem servidores efetivos de grande competência, que chegam a treinar barnabés de outras cidades. A grande maioria é apaixonada pelo que faz e por servir à população.
Muitos chegam a ocupar cargos de confiança. Os cargos de confiança são necessários (lógico que não é pra atulhar de comissionados!), para o andamento correto do governo, para evitar problemas e manter tudo funcionando.
Gabando
O vereador e dublê de padeiro, Rafa da Padaria (PR), de uns tempos pra cá, tá todo assanhado, com sonhos de padaria aos montes...
Sério?
Rafa anda babando o deputado federal e presidente estadual do PR, Jorginho Melo, chamando de pai, digo, afirmando que quem abonou sua ficha foi eleito pela revista Veja como o deputado mais atuante do Congresso Nacional. Sério, Esperidião Amin (PP)? E o turco careca nunca mais foi visto por estas bandas...
Queimando
O vereador do cabelo lambido anda todo gabo por conta da especulação do seu nome como pré-candidato ao paço peixeiro.
Afinco
O vereador licenciado e atual secretário de Saúde, o topetudo Osvaldo Gern (PP), tem trabalhado silenciosamente na sua pasta, numa batalha constante de aprimorar o atendimento e a estrutura da Saúde. Demonstração de empenho tem sido o combate ao mosquito Aedes Aegypti e às doenças transmitidas pelo pestilento: Dengue, Zika e Chikungunya.
Divórcio.
Na ex-capital do Jet Sky, o prefeito mais viajão da Amfri, Leonel Martins (PSDB), está cada vez mais se isolando no paço municipal. Tudo porque os partidos que tinham dado sustentação a sua vitória, na última eleição, estão caindo fora.
Afundando
Depois de perder o PDT e o PT, agora é a vez do PSD que estaria saindo da sua administração. Sem habilidade política, Leonel não estaria conseguindo manter a base para tentar a reeleição. Faz algum tempo que a relação entre PSDB e PSD vem estremecendo.
Aproximação
O atual presidente pedessista, Ângelo Marcute, vem buscando aproximação com outros partidos. Algumas bocas de tarrafa alardeiam que o partido já sente que a administração de Leonel é fraquinha e que a canoa estaria furada. E antes de começar a afundar, os correligionários estariam pulando fora.
Desmantelando
Quem aceitaria o PSD em Piçarras? Com o seu líder maior, o ex-vereador quase cassado Serginho Maia, preso na penitenciária da Canhanduba, em Itajaí, a sigla estaria definhando. Trocou de presidente três vezes no último ano, sofreu intervenção, média de um secretário de obras indicado a cada seis meses e filiados se afastando são algumas das tretas.
Não apita
O vice-prefeito piçarrano, Flávio Tironi (PSD), poderia dar um jeito na agremiação. Mas Tironi, que segundo a raça de bocudos da orla (oh, raça desgramenta de infelizes!) tem fama de arrogante, não apitaria mais nada dentro do partido. Ai, ai, ai que dor!
Porque você não passa lá?
Um morador do canto Norte da Maravilha do Atlântico enviou mensagem para este articulista pançudo, pedindo que solicite atenção aos barnabés da prefa para os decks do Pontal. O leitor afirma que o local está abandonado desde quando o Periquito assumiu a prefeitura. Faz tempo...
Mordido
A pessoa relatou que na Praia do Coco um jovem foi picado por uma cobra e socorrido no hotelão chiquetoso, Infinity Blue, já quase indo desta pra outra...
Previsão
O ex-facebuqueiro e ex-secretário de Planejamento, Auri Pavoni, está mesmo com as asas de fora para tentar um voo solo. O homi que derrubou a Rainha anda sem Rei e fazendo às vezes de pré-candidato com os brizolistas do PDT.
Beleza
Primeiramente, Auri chegou a declarar ao porreta DIARINHO nosso de todos os dias, que teria que limpar o seu nome para cair numa possível disputa eleitoral. Deve estar tudo certo, mas o Auri ainda não explicou o episódio da Estrada da Rainha, que até hoje está caído do lado público, enquanto o privado tá uma belezura só...
Postal
E a ação proposta pelo promotor Rosan da Rocha para que o governo arrumasse o lado público da Estrada da Rainha, um dos cartões postais da city praiana, no prazo de seis meses? O local, que segundo a administração seria uma via dupla, virou estacionamento de helicóptero e de carros de luxo.
Despacho
Levou oito meses pra sair um canetaço da dona justa, que pediu um novo estudo e encaminhou a ação novamente ao MP. Neste vai e volta, já faz dois anos que tramita uma ação popular completamente parada. Será que a dona justa não passa pela estrada?
Dor
A Fatma, que realiza os relatórios sobre as condições de balneabilidade das praias catarinenses, e chegou a ser acusada de estar afundando o turismo na privada, agora colocou duas entidades governamentais em xeque. A prefa da Capital Manezinha sonha em romper o contrato com a Casan, semelhante ao que o prefeito cocudo, Napoleão Bernardes (PSDB), fez com a concessionária de transporte coletivo na galega Blumenau.
Pena
É uma pena que atitudes como esta são tomadas somente em ano eleitoral, tentando confundir o eleitor sobre os verdadeiros culpados. Na Maravilha do Atlântico, após quase cinco anos, a prefa também rompeu o contrato com a empresa Helpcon.
Ninguém sabe
A Helpcon é aquela envolvida nas falcatruas da finada passarela da Barra. A prefa aplicou multa de três milhões de reais, cerca de 10% do valor da obra e declarou a empresa inidônea. Só não falaram quanto ainda vai ser gasto para finalizar a obra e qual o prazo para a abertura da passarela...
Comemorando
O governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), ainda se vangloria de ter sido eleito o segundo melhor governador do país, mas também com a situação que está esse nosso Brasilzão, isso não chega a ser um dado comemorativo.
Perdeu
A Santa & Bela perdeu quase 60 mil postos de trabalho em 2015, queda de 2,88%, oitavo pior resultado entre todos os estados brasileiros. Desde 2003, o Estado não apresentava desempenho tão alto. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgados na semana passada.
Vagas na prisão
Serão abertas 1,2 mil vagas em duas penitenciárias até o começo de fevereiro em SC. Na próxima terça-feira, um ato oficial abre o Complexo Penitenciário do Médio Vale do Itajaí, com 600 vagas, mais 600 no Oeste em Chapecó. Ou seja, tem mais novas vagas nos presídios do que novas vagas de empregos.
Média
Aumentam as vagas dos presídios e diminuem a quantidade de empregos, que formula interessante pra quem pretende desenvolver o estado acima da média nacional... Mas que medida é essa? Quer dizer que tem mais bandido do que trabalhador? Corrijam-me se estiver errado.
