JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Ajustes
Deve ser votada esta semana no Congresso a PEC que abre a janela para a troca de partidos sem risco de perda de mandato. Se for votada no dia 18, os infiéis e os insatisfeitos terão 30 dias para pular a cerca, o que antecipa em 15 dias a definição de quem vai para onde. Resta saber se esta PEC 182/07 é extensiva aos vereadores. Então é esperar pra ver.
O socadinho escriba almoçou com o vice-presidente estadual do PSB, suplente de deputado federal e pré-candidato a prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira
Provisórios
Outro ajuste que aguarda melhor esclarecimento é o da obrigatoriedade dos diretórios municipais serem constituídos através de convenções municipais para poder lançar candidato a prefeito em coligações. Na nossa região a maioria dos diretórios é dirigida por comissões provisórias e, mantida essa forma, só será permitido lançar candidato a prefeito em chapa pura, o que é praticamente inviável.
Definições
Esses ajustes têm que ficar claros para os partidos poderem saber qual será o quadro nas eleições. A definição sai no dia 18 de março ou em 2 de abril. Dizem as línguas mais informadas que tem candidato a vereador peixeiro, por exemplo, esperando essas definições para pular o barril e embolsar uma boa grana. A operação, entretanto, estaria sendo monitorada de perto e pode dar encrenca. Hummmm.
Volta dos que já foram
Corre também que das excelências excelentíssimas que já mudaram de sigla, pelo menos, dois estariam insatisfeitos no novo ninho. A minha musa BBB, Anna Carolina, que foi para o PSDB deixando o mandato em risco, e o ex-pepista Dedé da Murta, que também virou tucano, só que cheio de razão e enumerando vários motivos para dar o salto de galho.
Na fila
Dedé já disse que não corre mais a cargo no legislativo. Se isso é verdade, deveria ter buscado outra sigla, uma vez que no PSDB entrou na fila de candidatáveis, que é liderada pelo sem fraturas Deodato Casas, o preferido pelos tucanos.
Buraco mais embaixo...
Já os que dizem que a bocuda, brabona e bonitona, Anna Carolina, estaria insatisfeita no ninho tucano apontam como motivo o fato da BBB estar acostumada a mandar e desmandar em sua antiga sigla (PRB). Já no PSDB o buraco é mais embaixo. Aiiii!
Sugestão
Os bocudos encaixam Anna e Dedé na categoria de políticos que não têm lugar em partido nenhum já que suas ambições (ou pretensões?) são tão grandes, alguns dizem até que desmedidas. Talvez seja o caso de encaixá-los no PEB, Partido Egocentrista Brasileiro, ainda sem diretório por essas bandas. Ou no PSA, Partido dos Se Achão. Arreda bocudos, seus infelizes!
Cláudio Bersí
Cláudio Bersi de Souza, que já foi colunista do nosso DIARINHO de todos os dias, completa 81 anos nesta quarta-feira (17). Cláudio, na sua profícua vida, é escritor, historiador e colunista de jornais. É autor de vários livros. Recentemente, publicou o interessante livro: 2020 Itajaí 200 anos. Vida longa!
Brizolista
A Daniela Bittencourt, filha da Alice Barbeta do projeto Brasil Esperança, que andava sendo assediada por trocentas siglas peixeiras pra disputar uma vaga na piramidal casa do povo, escutou o canto da sereia do presidente do PDT de Itajaí, Marcelo Saldré, ops, Sodré e, assina a fichinha na manhã de hoje.
Pra ficar
Na semana que passou, este socadinho bateu um papo com o vice-presidente estadual do PSB, suplente de deputado federal e pré-candidato a prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira. Durante o papo, Fabricio revelou que desde o dia 1º de fevereiro, quando saiu da câmara, está se dedicando a conversar com os moradores e lideranças da Maravilha.
Escutando
Nesses poucos dias de andanças, Fabrício disse que se surpreendeu com a quantidade de pessoas descontentes com o atual governo. Os moradores estão cansados de tanto desmando e desleixo. Eles querem uma gestão competente, sem corrupção, lascou Fabrício.
Vergonhoso
Fabricio afirmou ainda que é inaceitável termos uma passarela que já custou 30 milhões, atrasada e inacabada. A obra, que já dura quatro anos, foi motivo de prisão de secretários e pelo maior escândalo de corrupção da cidade.
Planos
Fabrício disse que Balneário precisa de uma gestão de pessoas que realmente queiram o melhor para a cidade, onde as decisões sejam tomadas por um conselho, ouvindo a comunidade para que erros como este da passarela jamais sejam repetidos.
Escutar
A travessia para Barra é algo muito importante, mas deveria ter sido discutida com a comunidade de lá, pra saber qual era a necessidade. Será que não seria melhor uma ponte? Onde passam carros e motos também? Ou uma que só passam pedestres e ciclistas?, questiona.
A teta pode secar
A sessão dos vereadores de Piçarras promete ser agitada na próxima terça. Entre as polêmicas está o repasse de dindim para entidades sem fins lucrativos. A torneira poderá secar para duas instituições, lascam excelências excelentíssimas.
Mexer
O prefeito piçarrano e mais viajão da região, Leonel Martins, quer dar à Associação dos Municípios (Amfri) R$ 480 mil e à Associação de Turismo (Assetur) R$ 12,5 mil. As excelentíssimas prometem mexer nessa dinheirama que sai pelo ralo.
Cabreirinhos
Os vereadores querem saber quais os serviços prestados por estas instituições ao Balneário Piçarras. Na avaliação dos parlamentares estas Ongs nada contribuem para o município.
Trampolim?
Tem vereador debulhando nos bastidores que a Assetur teria servido mesmo como trampolim para a ex-presidente, Susan Corrêa, se alçar à secretaria de Turismo. Nestes anos todos de fundação, teriam apenas feito dois festivais gastronômicos há alguns anos e nada mais. E os associados se mandaram.
Duplicidade
Já a situação da Associação dos Municípios seria pior. Elevados montantes repassados por Leonel e pouca contrapartida. Os vereadores chegam a denunciar que em 2015 caíram na bobagem de aprovar o envio de dois repasses para realizar o mesmo projeto. Caso se confirme o corte da grana pingada para a entidade, Piçarras se igualaria a cidade de Balneário Camboriú, que não mantém mais relações com a Amfri.
Se achando
Dizem os linguarudos de plantão dos altos da Dinamarca que o secretário da Fazenda da Maravilha, Beto Castilho, está se achando. Ele faz de tudo para puxar a sacaria do alcaide Periquito, principalmente nas redes sociais, onde qualquer postagem que aponte os problemas do governo ele chama as pessoas que criticaram de viúvas.
Facebuqueiro
Estaria nascendo um novo secretário Facebuqueiro na prefa? Será que ele quer ocupar o lugar deixado por Auri Pavoni? Acredito que esse não seja o melhor caminho para mostrar trabalho.
Pronunciamento
O suplente de vereador da Maravilha e dublê de locutor do caminhão do peixe, Luiz Maraschin (PR), postou neste final de semana nas suas redes sociais, vídeo do seu pronunciamento na casa do povo, em 03/02/2015, referente o caso Operação Trato Feito, envolvendo o vereador papador de salário de assessor, Elton Garcia (PMDB).
Vergonha
A sua permanência aqui me incomoda, tenho mais de 20 anos de vida pública e nunca ninguém me chamou de ladrão e fico constrangido aqui nesta casa de ter que conviver com a exploração de um processo permanente e constante dos veículos de comunicação, dizendo que é uma vergonha para os vereadores desta casa, finalizou Maraschin, lembrando também que foi o responsável pelo pedido de abertura da inservível comissão de ética na casa legislativa.
