JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Encontro
O tradicional encontro de final de ano PP, que acabou não ocorrendo em dezembro último, acontece no sábado que vem, na antiga sede recreativa da Frigovale. As camisas estariam sendo disputadas, ao valor de 20 reais, na sede da sigla. Os mais afoitos dizem que vai ter uma raça que vai dar as caras pra não perder a boquinha no governo. Além de comes & bebes, vai ter política.
Duelo silencioso
Os linguarudos de plantão lascam que dentro do PP os grupos do narigudo secretário de Obras, Tarcísio Zanelatto, e o do topetudo secretário de Saúde, Osvaldo Gern, duelam em silêncio. Gern não esconde seu desejo de ser candidato a prefeito ou vice, de qualquer jeito ou maneira.
Cola e copia...
O vereador engomadinho, Clayton Batschauer (PR, por enquanto), na ânsia de apresentar projetos, entrou na onda do copia e cola. Batschauer tá propondo que as emissoras de rádio AM e FM peixeiras sejam obrigadas a rodar 10% de músicas gravadas por músicos e bandas de Itajaí e da região da Amfri. Uma grande bobagem! Vereador não tem essa prerrogativa de ditar o que emissoras devem tocar...
Obrigar
O projeto enfatiza que a veiculação tem que ser no horário comercial e repetida durante a madruga. A penalidade é a de que as emissoras que não cumprirem a lei (se aprovada), não recebem verba da prefa. O projeto teria sido copiado de Curitiba, pois esqueceram de tirar: proibição de publicidade pública da PMC na rádio que não cumprir a lei. E contemplando os poetas e músicos curitibanos ou os que aqui residem.
Alteração
Após o anúncio da debandada de excelências excelentíssimas da Comissão de Ética da piramidal casa do povo, a mesa diretora deve apreciar, nos próximos dias, uma alteração no regimento interno do parlamento, especificamente por conta da comissão que, se for aprovada, só pode ter vereadores titulares de mandato eletivo. Suplente não pode mais. Hummm...
Em Cambú
Na terra da pedrada e tiro ao vereador, Camboriú já começa as apostas pra vereadores que devem renovar a casa do povo nas próximas eleições. De fora os nomes mais cotados e cogitados são: Márcio Pereira (PSC), Claudinei Loos (PMDB), Zé Branco (PSDB), Adriano Gervásio (PSDB) e Inalda do Carmo (radio Menina), que deverá vir pelo DEM.
Bolsa
A casa do povo da Maravilha deve voltar a apreciar, nesta terça-feira, o projeto de criação da Bolsa Família Periquito. De autoria da prefa, a proposta prevê a substituição do finado Leite e Pão Amigo, benefício que teve início com o ex-prefeito atucanado Leonel Pavan, mas foi suspenso, devido a denúncias de irregularidades a.
Assistencialismo
Há mais de ano sem qualquer tipo de assistência, agora o prefeito Pirica quer aprovar O Programa de Alimentação Inclusiva, projeto que foi ao plenário na última sessão de 2015 e que só não foi votado, pelo pedido de vistas da vereadora Mariza Zanoni (PT). Deve voltar para votação justamente em ano eleitoral. Estranho né?
15
A proposta é tão partidária que até os valores de repasse são marcados com o número do partido do prefeito psitacídeo. Pela proposta, cada criança vai receber R$ 15 por semana, em um cartão de crédito que pode ser utilizado pelos pais em qualquer estabelecimento, da maneira que acharem melhor.
Exclusão
Dá até pra comprar uma caixa de cerveja da marca emocionalmente gelada para comemorar mais um auxílio paternalista e eleitoreiro. Porque ao invés de 15 reais por semana, já não colocaram logo o valor de 60 reais por mês, para cada criança? O benefício será concedido para famílias de baixa renda e vulnerabilidade temporária, assistidas pela secretaria de Exclusão Social, como diria o galo da Barra e dublê de secretário, Medeirinho.
Fixo e variável
No benefício fixo, a família receberá um valor mensal com base entre 10% e 20% do salário mínimo, conforme o número de pessoas. No benefício variável, o valor é calculado por número de crianças na família, sendo R$ 15 por criança. Destinado à compra de pães, leites, iogurte e similares.
Votação
A votação do projeto Bolsa Periquito, vem bem em um momento que a casa do povo da Maravilha, tá lá em baixo, desacreditada devido à cassação do vereador Elton Garcia (PMDB), prevists para quinta-feira, em sessão extra, a partir das 17 horas.
Tendência
A tendência é que saia mesmo a cassação do dublê de ex-secretário e vereador, Elton Garcia. A intenção é moralizar a casa, mas não adianta ficar aprovando projeto de cunho eleitoral e achar que a imagem da casa de bom moço vai persistir. A câmara ainda discute a redução de cadeiras no parlamento, tudo com finalidade de fazer agora o que não fez em quatro anos. Em ano eleitoral, acontece de tudo...
Instante
Tão se tornando frequentes os encontros das siglas de oposição de BC. O grupo voltou a se reunir na última sexta-feira, com a participação: PSDB com Júnior Pavan; PSD com Ary Souza; PSB com Fabrício Oliveira e PR, com Carlos Humberto. O encontro foi na panificadora do amigo tucano, Laércio de Souza, na Vila Real, onde se reúnem governo e oposição, mas nunca no mesmo instante.
Convocação
O suplente de vereador da Maravilha, Ary Souza (PSD), foi convocado para participar como julgador na sessão da câmara de vereadores de quinta-feira, sobre o pedido de cassação do Elton Garcia. Apesar de lamentável é um momento histórico e nunca vivido em BC, por isso, é importante a participação popular para que se faça justiça, convocou o povo em suas redes sociais.
Tucanos
A executiva estadual do PSDB realizou a sua primeira reunião ordinária do ano nesta segunda-feira, na sede do partido, na Capital Manezinha, para discutir o prosseguimento da mobilização tucana em todo o estado e o planejamento para as eleições municipais de 2016, além da reorganização partidária e outros blábláblás emplumados.
