Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Pulando o tambor


Nos corredores da piramidal casa do povo, o buxixo tá grande sobre o ‘pula-pula’ de nossas amadas excelências excelentíssimas. Os olheiros da coluna já passaram até lista com as principais mudanças. Dedé da Murta fica no PSDB. O presidente da câmara, Luiz Carlos Pissetti, vai para o PSB, deixando o esquálido DEM. Thiago Morastoni deixa o PT e vai para o PMDB, como divulgado. Vanderlei Dalmolin não sabe se vai para o PSB, PMDB ou se fica no PP. Clayton Batschauer carca do PR para o PSD. Os vereadores Afonso Arruda e Neusa Giraldi saem do PMDB em direção ao PP. Já a Dulce Amaral e Maurilio Moraes zarpam do PSD para o PR. A vereadora galega Anna Carolina pode virar a maior puladora de cerca do ano. Acabou de sair do PRB para o PSDB e, agora, deve desembarcar no PR. Tá tudo embolado!

O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, recebeu da executiva do PP e da bancada do partido na câmara, duas placas em homenagem aos dois mandatos como deputado estadual e pelos quatro como prefeito de Itajaí

PPrestigiado

O almoço do Partido Progressista, no sábado, no Campo do Melo, foi prestigiado. Rolou, inclusive, entrega de placa pelas excelências excelentíssimas ao ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, pelos 16 anos como alcaide de Itajaí. O presidente estadual do PSB, Paulinho Bornhausen, deu um rasante.

Num foram

O que causou surpresa foram as ausências do presidente dos seguidores brizolistas, Marcelo Saldré, ops, Sodré e a dama de ferro dos dissidentes do PMDB, Eliane Rebello (hummmmmm...). O presidente estadual do PP, o turco-careca, Esperidião Amin, por compromissos assumidos antes, também não deu as caras. Quem o representou foi o deputado estadual, José Milton Scheffer, o Zé Milton.

Programa de índio

Muito boa a entrevista da jornalista Franciele Marcon com o deputado carioca Índio da Costa, no DIARINHO do finde. Índio é pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro e defende a mudança do modelo de gestão das prefas por uma gestão mais profissional e desburocratizada.

Ficha limpa

O deputado carioca se diz membro da nova geração de políticos que busca eficiência administrativa e o fim das candidaturas suspeitas. Foi relator da Lei da Ficha Limpa, que proíbe político condenado por colegiado de se candidatar por oito anos. Na época da aprovação da lei contou com o apoio do então deputado Paulinho Bornhausen, que era líder do DEM, e de quem é amigo.

Cortando o mal pela raiz

De lá pra cá, a Lei de Ficha limpa, segundo Índio, impediu a candidatura de 16 mil políticos pelo Brasil afora que tinham a ficha mais suja do que pau de galinheiro. A sensação hoje é de que aqui se faz, aqui se paga. Doa a quem doer.

Passado nebuloso

Porque se um candidato que tem pendências com a dona justa se elege, ele traz seus problemas para a administração pública, que não tem nada a ver com isso. Aí, acabam usando a estrutura pública para resolver suas pendengas pessoais. Por isso que tem político que não pode ficar sem mandato. O que é uma pouca de uma vergonha. Ou não?

Plebiscito

No entendimento de alguns sabichões, a eleição desse ano vai passar por uma moralização. Vai ser a eleição do enfrentamento entre a velha política e a velha forma de administrar contra a nova política e os novos conceitos administrativos públicos. O eleitorado vai ter a chance de escolher entre a visão de futuro e o cheiro de mofo.

Roupa nova

Enquanto isso, janela aberta, políticos que até então sempre usaram determinadas cores partidárias para se eleger, buscam mudar o guarda roupa. O troca-troca vai ser grande. É hora do eleitor atento prestar ainda mais atenção para identificar os lobos em pele de carneiro que estão chegando. Bééééé!

Pornopolítica

A pauta da semana foi tomada pelas declarações da jornalista Miriam Dutra sobre um relacionamento extraconjugal que manteve com o ex-presidente Fernando Henrique, e que resultaram, segundo ela, em um filho, DNA falsificado e dois abortos. Vida pessoal? Só até quando ela declara que foi sustentada por uma empresa ligada ao governo FHC e que sua irmã, até hoje, é funcionária fantasma do senado, no gabinete do Serra.

Mistura perigosa

Quando os garanhões da República saem por aí afinando o bigolim, misturam público com privado e isso acaba no privê. Tudo é sexo, dinheiro e poder. O problema é que na hora do dinheiro sobra para os cofres públicos.

Daria uma biblioteca

Se fosse mexer nas sombras do poder o número de divórcios e escândalos seria interminável. Tem muito político que banca amante em empregos públicos, com altos salários, para não precisarem pagar pensões do próprio bolso de filhos ocultos...

Se a moda pega

Com todo esse escândalo, muitos políticos da região perderam o sono em pleno ano eleitoral por conta de passados que jamais conseguirão apagar. Mesmo que, tal qual FHC não admitam, registros são registros e muitos “bacuris” barrigudinhos podem surgir este ano nos noticiários. Mães solteiras, porém muito bem empregadas e acolhidas nas sombras do poder. Ou mesmo financiadas por esquemas escusos. Vergonheira, meu pai eterno!

Aguardada

Uma das entrevistas mais aguardadas do ano está marcada para esta segunda-feira. Logo cedo, o vereador cassado Elton Garcia (PMDB) deve falar com o Elias Silveira, na rádio Menina.

Puxa

Os linguarudos de plantão aguardam ansiosamente pra ver se Elton vai se defender como mula, dando coice pra todo lado, ou se vai num tom mais cuidadoso e ameno. Nenhum puxa do governo arriscou uma defesa ao colega de parlamento.

Café

Se o Elton falar tudo que sabe, pode ruir o governo da Maravilha. Apropriação de salário de assessor, motivo pelo qual Elton foi cassado, é uma das acusações mais leves do MP contra o ex-secretário de Obras de BC. Como diria um amigo meu: “café pequeno”.

Fonte

O Gaeco pode voltar a agir, a qualquer momento, e ainda esta semana. Afirmam os especialistas que a cassação do Elton foi a motivação para que a peça que tramita na justiça, denominada “Trato Feito”, onde mais de 45 pessoas foram indiciadas por corrupção e improbidade, volte a se mexer.

Herança

Me contaram que o novo advogado de Elton, que vai tentar o retorno triunfal dele à casa do povo, cobrou peso de ouro. Quem será que está bancando essa conta, que é bem mais cara que dividir o salário? O advogado do plenário disse que a manobra dos vereadores seria com intuito de herdarem os mais de 1600 votos do Elton...

Cadeira

O vereador Amilton Bianchet, o Mito, reassumiu sua cadeira no Legislativo em Cambu. A cerimônia de posse aconteceu na semana passada, no gabinete da presidência da casa do povo. O retorno de Mito já sinaliza um dos possíveis candidatos da base governista.

Promessa

A prefeita loirosa de Camboriú, Luiza Coppi (PSDB), me prometeu que logo após o carnaval o bloco do sucessor estaria na rua. Na oportunidade em que conversei com a prefeita, no início do ano, Luzia afirmou que tinha meia dúzia de nomes fortes, mas que o principal seria ungido por pesquisa interna.

Doação

O vereador Fabrício Lazzari (PP), de Itapema, quer que o poder público fique proibido de contratar empresas que tenham “efetuado doação em dinheiro, ou bem estimável em dinheiro, para partido político ou campanha eleitoral a cargo eletivo.” A medida do vereador de Itapema vale tanto para o Poder Executivo (Prefeitura), quanto o Poder Legislativo (Câmara). A proibição vai ter validade de quatro anos, “contatos a partir da data da doação”.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Custou caro

Show de Bola

Custou caro

Minister tá devendo, e não é pouco

JotaCê

Minister tá devendo, e não é pouco

Direito na mão

Os erros silenciosos do CNIS e o impacto que ninguém imagina na aposentadoria

O dia nasce do mar

Clique diário

O dia nasce do mar

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC

Coluna Acontece SC

Os efeitos do acordo UE-Mercosul em SC




Blogs

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Espaço Saúde

Picos de glicose: o desequilíbrio invisível que adoece mesmo quem “não tem diabetes”

Mel

Blog do JC

Mel

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

VersoLuz

Falha Poética nº 2 — quando a mente vai e o corpo fica

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.