JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
A conta chegou
Entre exonerações e nomeações, a fatura da votação dos cargos comissionados bateu na porta do gabinete do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). A vereadora Neusa Giraldi (PMDB), purexemplo, está com a boca sempre bem maquiada nas zorelhas, pois emplacou uma diretoria na secretaria da criançada.
Fura olho
O engomadinho Clayton Batschauer (PR) furou o zoio do ex-companheiro, o barbudão Douglas Cristino (PSD), e beliscou outra diretoria na FAMAI. O ex-vereador, Zé Alvercino (PP), também encaixa seus ex-assessores, na moral, em busca de tempo e sobrevivência até sua sonhada absolvição.
Quem perde
Com essa dança das cadeiras, quem tem sentido a foice com o fio mais amolado é o PDT de Marcelo Saldré, ops, Sodré, que em uma tacada só perdeu duas diretorias. O que explicaria a ausência de Sodré na festa do PP do último fim de semana, não?
Salto
Amarelos indignados lascam que o ex-deputado federal, Paulinho Bornhausen, chegou chegando à city peixeira. Reclamam que ele ignorou o PP e quem visita à casa dos outros deve tirar o salto alto na porta.
Dever de casa
Os mais observadores lascam que Jandir acordou quando viu Paulinho dando pernada, desrespeitando o partido do prefeito. O alcaide, então, resolveu correr atrás do prejuízo e tentar juntar os cacos da sigla, distribuindo convites, entre eles, aos vereadores Neusa Giraldi e Afonso Arruda.
Vela pra dois?
Acontece que Neusa mal se acertou e já terá que explicar as duas velas que anda acendendo. De um lado ela acerta com o governo sua ida para o PP, mas na piramidal casa do povo ela nomeia em seu gabinete a filha da conhecida peemedebista Bete Bittencourt, que agora coordena o projeto morastônico.
Não quer largar
Outras fontes belicosas dão conta que Neusa, quando se entregou nos braços do PP, não tinha esperança do bigodudo Laudelino Lamim (PMDB) romper com o grupo do Volnei, mas agora vislumbra a presidência do partido e uma cadeirona na SDR de Itajaí para o maridão Pedro Giraldi. Só que não quer largar a tetona do Jandir.
Alerta vermelho
Com essa confusão toda que Jandir armou nas últimas semanas, o que antes era terra firme virou terremoto p nos bastidores. Deve ser por isso que Paulinho Bornhausen evitava o PP e o prefeito na articulação eleitoral.
Forças...
Parecia igual a letra de música: tranquilo e favorável, mas forças preteridas começam a se encontrar e há movimentos que vem ganhando força. Aumenta o descontentamento, desfazendo o trabalhão que Paulinho teve de articular as forças políticas da city papa-siri.
Levante
Obviamente que este movimento está provocando ensaios de levantes, antes tímidos, diante da apatia que havia se instalado na classe política governista.
Assanhando...
Pré-candidaturas como as de Décio Lima (PT), Nikolas Reis (PDT), Deodato Casas (PSDB), Volnei Morastoni (PMDB) e Osvaldo Mafra (SD), entre outras, podem sair do isolamento. Isso torna a disputa mais acirrada e motivadora do ponto de vista de alianças, tanto partidária como populares.
Desarquivado
Os vereadores da piramidal casa do povo desarquivaram o processo na Comissão de Ética, contra o ex-vereador Zé Alvercino, na sessão da noite de ontem. Juristas sabichões sinalizaram que, a medida, que é politica, não tem amparo legal, porque Zé não é mais parlamentar. O presidente do legislativo, Luiz Carlos Pissetti (PSB) vai acionar o aparato jurídico do legislativo pra ver se pode ou não phode.
Prosa
O presidente do PCdoB de Itajaí, Marcelo Werner, garante que o candidato a prefeito da sigla é o apresentador Sandro Garcia. Marcelo diz que é pré-candidato a vereador. Werner estava contente. A deputada federal, Ângela Albino, conseguiu emplacar emenda de R$ 300 mil pra Saúde. E o deputado estadual, César Valduga, vai emplacar emenda pra que sejam instaladas sete câmeras de monitoramento na antiga estrada de Brusque.
Candidatos
Já o escritor e historiador, Magru Floriano, revela que está indo para o recém-fundado Rede e que teria sido sondado pra ser candidato ao paço da Vila Operária, em chapa pura, com o ex-candidato a prefeito de Itajaí, em 2004, Silvino Kanzer Neto.
Só 12!
A Associação Comercial de Itajaí (ACII) e o desassossegado vereador Luiz Carlos Pissetti (PSB) vão trabalhar em conjunto no projeto de iniciativa popular visando a redução de 21 para 12 excelências excelentíssimas. Será uma campanha massiva pra colher assinaturas por toda Itajaí. O articulista sempre foi contrário passar de 12 para 21 vereadores.
O socadinho escriba, almoçou, ontem, com o empresário Vendelino Raimondi, que vem sendo assediado por uma pá de siglas peixeiras pra ser candidato a vereador
