JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Geleia geral
Março começa com o caldeirão fervendo e a mistura de ingredientes é grande. Chega a meus ouvidos a informação de que Jorginho Mello, o todo poderoso do PR, anuncia que seu partido está fechado com o PSDB de Deodato Casas. O compromisso foi selado na sexta-feira, na Vila Operária. Será a gênese da dobradinha Deodato Casas e Maurílio Moraes? Os republicanos assanhados dizem que sim. Hummmm.
O socadinho escriba almoçou no finde com o vereador e presidente da piramidal casa do povo, Luiz Carlos Pissetti (PSB). Pi7 é pré-candidato a vereador e afirma que vai participar de um projeto que vai levar Itajaí para o futuro. Hummmm...
Os vereadores Maurílio Moraes e Dulce Amaral receberam a bença do presidente estadual do PR, deputado federal Jorginho Mello. O vereador Rafa da Padaria, que já assinou a fichinha do PR, comandou o evento. A cúpula local do PSDB, chefiada pelo sem fraturas, Deodato Casas, prestigiou o encontro
Intervencionismo peemedebista
O outrora democrático PMDB ganha, a cada dia, mais ares de intervencionismo na Santa & Bela. Depois do atropelo que empurrou goela abaixo o barbudinho Volnei Morastoni no manda brasa peixeiro, os ventos ditatoriais agora sopram pros lados de Brusque. Consta que o ex-prefeito enrolado em processos, Ciro Roza, estaria sendo imposto ao PMDB da cidade vizinha no mesmo estilo brucutu, a la Mauro Mariani. Que coisa meu povo!
Goela dos Fritz
Ciro Roza é ex-prefeito, ex-deputado, está enrolado no judiciário, dizem que é ficha-suja, e anda louco por uma boquinha nas tetas da viúva da capital da marrecolândia. Diz que, caso se confirme a ida dele para o partido, haverá uma debandada geral. Será? Arreda bocudos!
Todo mundo louco
Enquanto isso, bocas agoniadas do PP de Itajaí continuam anunciando que o partido estará na majoritária no próximo pleito. A fome é grande na manutenção dos estimados cargos que o partido se apoderou nos últimos anos. A mesma fome marca o PDT peixeiro, que usa o nome do ex-menino de ouro do PT, Nikolas Reis, como moeda de troca por espaço numa possível dobradinha com Volnei ou Décio Lima. Pelo menos é o que gralham aves de médio escalão.
As dúvidas
Perguntas que não querem calar: Décio vai ou não vai para o PDT? Uma dobradinha entre ele e Volnei estaria sendo articulada, longe da ex-casa dos dois, o Partido dos Trabalhadores? Se não, o PSDB poderia estar com o PT em Itajaí, como sugeriram reuniões ocorridas semanas atrás? Paulinho Bornhausen é candidato ou não? Se for, quem seria seu vice? Hein?
A voz da experiência
Nesse burburinho de geleia geral, de caldeirão fervendo, vozes experientes dizem que tudo, por enquanto, não passa de fogo de palha. Que as coligações e candidaturas estão ligadas a cenários mais amplos, que levam em conta a região e o mapa eleitoral catarinense. Até mesmo o cenário nacional influencia, e muito, o que pode acontecer por aqui. Então, minha gente, paciência e caldo de galinha. E num é?
Achei o galego
Quem andava meio sumido do meio político nos últimos anos era o galego Paulo Mannes, o tesoureiro do DEM. Quando o avistei e quis saber dele o que pensa sobre Itajaí daqui para frente, ele abriu duas possibilidades: Se o egoísmo, a mesquinharia e a vaidade dos políticos locais não falarem mais alto, certamente tomará um rumo em que toda a população ficará orgulhosa. Caso contrário, vamos retroceder e muito, trazendo grandes decepções.
Inovação
Mas, Mannes, no seu entender qual o melhor alinhamento para a população de Itajaí sair ganhando? Sem dúvidas, a união representada pelos progressistas e pela social democracia. A inovação será necessária e penso que a ideia do reencontro e, de unir todos os partidos oriundos do antigo PFL e siglas irmãs, em torno do grande líder Paulo Bornhausen, disse, dando aquela baita puxada.
E vereador?
Já participei e ajudei em vários processos políticos, mas desta vez não. Posso ajudar de outra forma. É tempo de inovar, dar oportunidade para novas lideranças. Da minha parte, gostaria de indicar o atual presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Itajaí (ASPMI), o professor Ivo Olâmpio Vicente, uma pessoa competente, muito bem vista e respeitada entre os servidores. Falou o Mannes.
Guerra surda
Não convidem pra mesma mesa os ex-companheiros do DEM, e agora pré-candidatos a prefeito na Maravilha do Atlântico, o facebuqueiro Auri Pavoni (PDT) e Carlos Humberto Merzner Silva (PR). Tudo por conta da luta medonha para chegar aos altos da Dinamarca.
Condenado?
Nas rodas políticas da Maravilha, os linguarudos de plantão espalham que para se defender das perguntas sobre a estrada da Rainha, Auri estaria lascando que o único condenado até agora é o Carlos Humberto Silva, e que ele ainda está se defendendo. Já o ex-amigo tem uma multa de 5 milhões no lombo e a proibição de construir na Estrada da Rainha. Amigos, amigos, política à parte...
Presidente e vice
O mais engraçado nesta história toda é que Carlos Humberto e Auri eram o presidente e o vice do Sindicato da Construção Civil em 2013, quando aconteceRAM os rolos da estrada da Rainha. Auri era secretário de Planejamento e o pai do Carlos Humberto era secretário de Turismo. Ambos construiriam arranha-céus naquela área. Depois não querem que o povão fique de saco cheio com a política e políticos.
Vai, vai
Quem deve embarcar na canoa do PR, na Maravilha do Atlântico, depois da chegada do deputado estadual, Mauricio Eskudlark que deixou o PSD, é o vereador Pedro Francez, que também larga o PSD pra se acomodar entre os republicanos. O PR tá crescendo em toda região. Foto no face JC Diarinho.
No muro
Os politiqueiros de plantão da ex capital do Jet Sky andam de olho bem aberto com algumas autoridades da city. Principalmente, pra cima do presidente trapalhão da Câmara de Piçarras, vereador Antônio Nico Beduschi (PT). O parlamentar andaria se assanhando para disputar a majoritária. Diriam os dirigentes porra locas piçarranos que Nico seria o seu melhor nome. Porém, para a turma da politicagem, ele estaria é com os dois pés em cima do muro.
Baba ovo
Acontece que o PT de Nico Beduschi fala nos bastidores em candidatura própria. Mas que estaria mais para puxa do atual alcaide, Leonel Viajão Martins (PSDB), do que para candidato de oposição. Quem acompanha as falas do vereador percebe somente elogios. Quando se atreve a falar que algo na administração não está bem, logo volta atrás e diz que está legal. É o tal do tá ruim, mas tá bom. Há também quem diga que tudo não passa de cena dos vermelhinhos e que o PT já estaria agarradinho com o PSDB.
