JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Campanha da ACII
Ganha as páginas da imprensa local a campanha capitaneada pela Associação Comercial e Industrial de Itajaí para projeto de iniciativa popular propondo a redução do número de cadeiras na piramidal casa do povo.
A pré-candidata a vereadora, Daniela Barbeta (PDT), visitou o socadinho escriba, no final da tarde de ontem
Nas ruas
A ACII, através de seu presidente Eclésio, diz que vai cair nas ruas para convencer o povão. O argumento é a insatisfação de aproximadamente 90% da população em relação ao legislativo, índice que apareceu em uma pesquisa da Univali. Mas que pesquisa é essa? É preciso transparência.
Representatividade
As opiniões são bem divididas quanto a questão, principalmente quando o assunto é representatividade da comunidade.
Elite política?
Os mais afoitos reclamam que a tal campanha visa formar uma elite política na cidade, pois bem ou mal, hoje, na piramidal casa do povo estão representados: etnias, gêneros, religiões, deficientes, entidades de classe, estudantes, trabalhadores e até empresários.
Onde estavam?
Se o representante não está correspondendo, existe o voto para mudar. Dizem ainda que isso é tentar justificar com hipocrisia uma falha na participação política das entidades empresariais, que nunca fizeram força para se verem representadas no legislativo. Outros ainda lascam onde estavam as entidades, ano passado, na sequência de escândalos de corrupção?
Duodécimo
Os mais matemáticos questionam a eficiência da proposta, já que a mesma não prevê a redução dos 6% denominado duodécimo que é o percentual da receita líquida transferida ao legislativo. Uma redução do número de representantes sem a devida alteração da constituição do duodécimo seria diminuir a participação popular.
Comissionados
Também não há na proposta para a redução de cargos comissionados já estabelecidos em lei para o atendimento dos trabalhos. Sendo assim, com a redução, os cargos comissionados seriam redistribuídos entre as excelências excelentíssimas iluminadas e os custos permaneceriam nas alturas... Agora é aguardar os debates que se desdobrarão. O articulista pançudo acredita que 21 não é o ideal. Talvez 15 ou 17.
Pra lá de Bagdá
Esta semana, pelo menos em duas oportunidades, foi visto em público um vereador da região, visivelmente embriagado, em plena atividade parlamentar. Por essa e outras que acabam emplacando determinados conceitos sociais quanto a representatividade política negativa.
Por toda Santa Catarina
O coordenador regional do PMDB, vereador Roberto Bem Claro Júnior, da Maravilha do Atlântico, em contato com a coluna, afirma que o Manda-Brasa terá candidato a prefeito em todos os municípios da região. Ontem, Robertinho, estava do outro lado da vala, onde foi conversar com o vereador Lino Bento. Aliás, o PMDB d terá chapa pura com Lino e o ex-prefeito, Aderbal Ramos Cabral, o Debinha Malvadeza.
Pesquisa
Bem Claro afirma que a ordem dos nomes na chapa, entre Lino e Deba, será decidida através de pesquisa. Pontua, também, que na Penha o candidato é o secretário regional, Aquiles Schneider. E em Balneário Camboriú afirma que a sigla terá candidato e está esperando que o atual secretário de Planejamento, o ex-entisicado Fábio Flor, deixe o PP e pule para o PMDB.
Frustrado
O homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), voltou frustrado de Brasília esta semana. O alcaide ave bateu asas para Capital Federal para tentar reaver as parcelas atrasadas do Governo Federal para a tão sonhada construção do Centro de Eventos da Maravilha.
